Entenda a importância do planejamento financeiro em tempos de pandemia

Entenda a importância do planejamento financeiro em tempos de pandemia

2020 foi um dos anos mais difíceis da história contemporânea. Como consequência da crise do coronavírus, que abalou o mundo inteiro, além de vivermos a possibilidade de ficarmos doentes ou mesmo de perder entes queridos, o Brasil passou por muitos apertos financeiros. A moeda foi desvalorizada, a alimentação ficou mais cara e muitas pessoas voltaram à linha da pobreza.

Infelizmente esse é um acontecimento que nunca conseguiríamos imaginar. Nem os economistas e analistas financeiros poderiam prever uma crise tão grande como essa e que impactou diretamente diversos setores da economia e da indústria. E foi uma forma de nos mostrar como é importante nos prepararmos para imprevistos durante a vida toda.

Para atravessar esse momento difícil, que ainda não chegou ao final, organizamos algumas dicas de como seguir um planejamento financeiro mesmo em tempos de crise. Confira a seguir:

Compreenda a fragilidade do cenário atual

Tendo mais noção do que está acontecendo no mercado é mais fácil de prever quais os próximos passos. Uma das formas de fazer isso é prestar atenção aos indicadores como a bolsa de valores, retorno de investimentos, capital de giro, custos fixos e variações do seu salário e dos seus gastos.

Economia é a palavra da vez

Já estando no meio da crise, o ideal é fazer um fundo para novas emergências. Sabemos que o momento atual está difícil, mas é importante poupar para caso aconteça maiores imprevistos.

Controle financeiro

Se você gastar o mesmo que você ganha, vai ficar impossível economizar. Então o ideal é ser específico e determinar uma quantidade certa. Especialistas falam que o certo é você economizar 20% dos seus ganhos para investir em objetivos futuros. Então, faça as contas e descubra quanto você consegue abrir mão todos os meses até alcançar seu objetivo.

Outra dica: faça uma planilha com seus gastos mensais e descubra qual a sua sobra todo mês. Se você tem um valor fixo para economizar por mês, uma ótima sugestão é já descontar aquele dinheiro e fingir que ele não existe, até você atingir uma meta.

Tempo é dinheiro

Estipule o tempo que você está disposto a guardar dinheiro. Se você tem mais tempo para poupar você pode poupar uma quantidade menor por mês. Então, quando você for pensar nas parcelas que pretende se desprender todo mês, use esse racional e seja realista. Caso seu objetivo esteja fora da sua realidade, existe uma grande chance de você desistir no meio do percurso. Uma boa forma de você não desistir é pensando em uma quantia razoável todo mês, que não faça falta.

Outra saída é ir crescendo o seu patrimônio aos poucos e investir para atingir seus objetivos maiores. Por exemplo, primeiro você adquire uma moto via consórcio e depois uma carta de crédito para comprar um carro.

E o que eu faço com as minhas dívidas?

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro bateu novo recorde em abril de 2020, alcançando 66,6% da população* (Fonte Valor Econômico). Então se você está nessa lista, tenha foco para liquidar as suas dívidas para começar a economizar dinheiro depois. O ideal para quitar as dívidas mais rápido é se esforçar para pagar ou à vista ou em poucas parcelas para pagar menos juros.

E não esqueça: cheque especial e cartão de crédito atrasados são dois dos fatores que mais endividam as pessoas. Fuja o máximo que puder para não correr risco de ficar gastando dinheiro à toa.

A impulsividade precisa ser controlada

Não existe forma de guardar dinheiro sem parar de gastar um pouco. Preste atenção em quais são as compras que você tem feito por impulso e sem necessidade. E, principalmente, nos seus gastos fixos. Nesse caso, um controle financeiro também pode te ajudar muito para entender como gastar na medida certa. Comece a anotar quais são seus gastos para saber o que você está gastando que não deveria. Existem vários aplicativos que também podem te ajudar com isso.

Pense em um consórcio

Não se esqueça da possibilidade de fazer um consórcio, você começa a poupar e, a qualquer momento, pode ser sorteado, o que faz com que os seus grandes sonhos estejam cada vez mais perto. Gostou das nossas dicas? Para ficar mais perto de realizar seus sonhos conte com a Embracon.

Faça uma simulação em nosso site e descubra como é fácil tirar os sonhos do papel!
Simulação Consórcio
chat Eva