Como economizar nas compras da black friday

Como economizar nas compras da black friday

Um dos dias mais esperados do ano para clientes e varejistas é a black friday. Muitas pessoas saem com a intenção de comprar novos telefones celulares, livros, videogames, laptops, fazer upgrade em PCs e até mesmo fazer compras de Natal com antecedência para a família e amigos próximos nesse dia.  

As empresas aproveitam a oportunidade para vender mais produtos em lojas físicas e online, fidelizar clientes e conquistar novos compradores.

Mas você precisa perceber que pode comprar o que precisa com o melhor preço sem cair em armadilha. Ter mais disciplina é necessária nesta ocasião, pois as promoções podem ser tentadoras e você pode acabar gastando mais do que o esperado.

Para ajudá-lo a manter seu dinheiro seguro, mesmo nesta época do ano, você precisa se organizar para fazer as melhores compras da black friday sem cair em golpes, problemas ou pior, gastar mais do que você pode. Vamos conhecer mais sobre este evento.

O que é a Black Friday e como surgiu?

A black friday é um dia em que as lojas e marcas reduzem os preços (ou fingem reduzir os preços) em um ou mais dias e levam à loucura qualquer consumidor que queira comprar produtos mais baratos.

A black friday sempre segue o “Dia de Ação de Graças”, o qual ocorre nos Estados Unidos. O Dia de Ação de Graças é considerado um feriado para expressar gratidão, comer e se reunir com a família. Relembra a data de 1621 a qual marcou o evento em que os nativos americanos se juntaram aos colonos britânicos para jantar para comemorar a colheita deste ano.

No Brasil comemorar o Dia de Ação de Graças não tem sentido porque simboliza a colonização da América do Norte pelo Reino Unido, mas a black friday está definitivamente de acordo com o gosto brasileiro. Desde que a primeira black friday foi realizada no Brasil, em 2010, o número de lojas que optaram pela moda só aumentou.

Nos Estados Unidos, também é comum que o Dia de Ação de Graças e as próximas datas sejam marcadas por partidas de futebol. Na década de 1960, a polícia da Filadélfia usou o termo black friday para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Há um clássico do futebol americano universitário no sábado - a Academia do Exército dos EUA. Na sexta-feira, a cidade ainda estava lotada e as pessoas dirigiam de todo o país - o trânsito ficou caótico e a polícia não descansou na sexta-feira.

Quem se aproveitou do caos foram os empresários. Eles usam esportes para promover vendas e atrair clientes.  

Além disso, existem coincidências linguísticas. Naquela época, o comerciante registrava manualmente os ganhos e perdas da loja. A tinta vermelha é usada para danos, a preta é para lucro. A sexta-feira após o Dia de Ação de Graças começou a ser vista como uma oportunidade para os lojistas venderem mais mercadorias e “ficarem pretos” - sim, isso equivale a “azul” em português. Essa associação pode ajudar o nome a se tornar popular.

O Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos também ajuda a moldar a imagem dos consumidores. A data é famosa pelos desfiles realizados nas ruas do país, geralmente patrocinados por grandes marcas. Essa tradição começou no final do século 19 e continua até hoje.

As paradas geralmente incluem alguma menção ao Natal, como a chegada do Papai Noel. Este é um evento que marca oficialmente o início das compras de fim de ano.

Qual o dia do evento da Black Friday?

A data da black friday é sempre o dia seguinte à quarta quinta-feira de novembro. Em 2021, a Black Friday será realizada em 26 de novembro.

Seguindo algumas dicas e prestando atenção nos preços, você encontra preços realmente bons e economiza na black friday. Quando falamos da black friday, é importante se atentar aos valores propostos por ela para não cair em fraudes que possam acontecer nesse dia, com um desconto tão grande é melhor duvidar às vezes.

Metade do dobro  

Em 2020, o Reclame Aqui registrou 9.160 reclamações, antes 8.800 em 2019. A reclamação campeã é a de propaganda enganosa, respondendo por 27,01%, ou seja, descontos falsamente altos, vira um velho embuste "meio duplo".

Você já ouviu falar? Funciona assim: na quinta-feira, a TV que você quer comprar custa 1.999 reais. Na sexta-feira, na black friday está por 3.500 reais, mas dá para comprar por 2.000 reais - um grande desconto, certo?

Por isso é importante se planejar antes de iniciar as compras, quanto mais cedo você se organizar, maiores serão suas chances de conseguir um desconto real.

Então, deixe-nos mostrar algumas dicas para a black friday deste ano para tornar seus bolsos mais abundantes.

Dicas para economizar e se preparar para as compras de Black Friday

É hora de aproveitar o dia especial da black friday. Lojas de vários ramos, incluindo o setor de serviços, vêm realizando promoções imperdíveis para os consumidores, o que tem causado uma onda de entusiasmo e crescimento nas vendas.

Esta sexta-feira promete aquecer os negócios de todo o país a partir da meia-noite, mas antes de ir às compras é preciso estar atento a uma série de detalhes que podem ter impacto na hora de conseguir um bom desconto.

Você também deve ter cuidado para não cair em nenhuma armadilha, pois esse tipo de "grande liquidação" ocasionalmente acontece. As situações mais comuns incluem descontos que não são tão baixos quanto parecem, atrasos na entrega de produtos e até mesmo pessoas mal-intencionadas usam a data para realizar crimes cibernéticos por meio de sites falsos ou roubar dados do consumidor.

Não se esqueça que os órgãos de defesa do consumidor (Procon) dos Estados brasileiros estão se preparando para notificar e apoiar ações especiais dos cidadãos durante a black friday.

1 - Black Friday além da sexta-feira

A maioria das empresas mantém as melhores ofertas da black friday na sexta-feira. No entanto, não pense que a promoção se limita a esse dia. De acordo com a pesquisa, na versão anterior, apenas pouco mais da metade (52%) ocorria no mesmo dia, enquanto 25% ocorriam na semana anterior ao evento, e 23% ocorriam no sábado e na próxima segunda-feira até o evento.

Algumas lojas realizam várias promoções durante a semana da Black Friday (chamada Black Week). A Cyber ​​Monday citada acima, evento que oferece muitos descontos, principalmente projetos técnicos, também é uma tradição.

Portanto, a dica é: fique ligado durante toda a semana que antecede a Black Friday, e aguarde até a segunda-feira após o evento! Fique ligado, ok?!

2 - Melhor horário para comprar

Fuja da hora do rush e compre com paz de espírito. Como discutimos antes, mesmo que haja promoções ao longo da semana, as melhores ofertas da Black Friday geralmente aparecem no dia, começando à meia-noite. A maioria desses descontos duram 24 horas por dia. No entanto, às vezes o tráfego de acesso é alto, portanto, podem aparecer filas virtuais.

Para evitar essas rotas, o melhor conselho é evitar os horários de pico, ou seja, quinta a sexta (entre 23h e 1h), na  sexta (entre 23h e 2h) e semanalmente após as 18h na sexta-feira . Portanto, evite esses horários para que você possa visitar esses sites e fazer compras sem problemas.

3 - Escolha das lojas

Ao fazer uma compra, devemos sempre estudar o site especializado em reclamações para garantir que outras pessoas não tenham problemas com a loja. Também devemos estar sempre atentos, pois os preços não podem ser muito mais baixos do que os de outras lojas. Este não é apenas um lembrete útil para a Black Friday, mas também um lembrete útil para toda a vida.

Não tem como não, embora Black Friday pareça ser o melhor negócio, você precisa conhecer completamente a loja antes de comprar. Um método simples e eficaz é a busca no Serasa, nas redes sociais e em sites especializados no atendimento de reclamações (como o Reclame Aqui).

Outra forma de verificar é consultar o site oficial da Black Friday. Nele, além de outras informações interessantes, você encontrará uma lista das lojas participantes com mais segurança no final da compra, pois elas têm um compromisso com o organizador.

4 - Compare preços

Considere o cenário da Black Friday, onde várias lojas bombardeiam você e milhares de consumidores com uma atração irresistível. É um grande desafio saber se o item comprado realmente tem o melhor valor e as condições de pagamento mais interessantes. Então, se você usar sites de comparação de preços e cupons de desconto, pode ajudar a rastrear as melhores ofertas na Black Friday.

5 - Olhe para o frete

Um método muito comum para os vendedores tentarem enganar os consumidores é oferecer bons descontos nos produtos, mas compensar esse valor no custo do frete.

Portanto, se o livro que antes custava 55 reais com frete grátis aparecer repentinamente na Black Friday, o custo do frete é de 39 reais + 18 reais do custo do livro, cuidado com a loja. Alguém quer mentir para você!

6 - Verifique a segurança do site

Ao fazer compras na Black Friday, a segurança não pode ser classificada em segundo lugar. Portanto, sempre que você inserir suas informações pessoais e de cartão em algum lugar, certifique-se de que o site atenda a alguns requisitos básicos de segurança.

O primeiro truque para garantir um ambiente seguro é procurar o símbolo do cadeado na barra de endereço no canto superior esquerdo. Isso significa que suas informações permanecerão privadas e não há risco de vazamento de dados.

Outra forma de verificar se o site é seguro é verificar se o endereço HTTP possui a letra S, conforme mostrado a seguir: HTTPS://nomedosite.com.br

Para mais segurança, atualize seu programa antivírus e crie uma senha exclusiva para o site - não use senhas repetidas para acessar seu e-mail, redes sociais, etc.

7 - Prefira pagar com cartão de crédito

Os cartões de crédito podem ser um grande aliado para protegê-lo contra fraudes da Black Friday.

Se o site que você deseja comprar aceita apenas pagamentos com cartão de banco, fique de olhos abertos! Isso pode ser uma armadilha. Esta é uma forma muito comum de fraude: você paga a conta, o site desaparece e seus produtos e dinheiro se foram. Portanto, vale a pena usar um cartão de crédito para evitar dores de cabeça!  

8 - Observe o tempo de entrega

Como você está planejando a Black Friday, por exemplo, pode usar descontos para comprar presentes de aniversário para alguém ou fazer compras de Natal com antecedência. Portanto, lembre-se de verificar se o produto chegará a tempo!

Com o aumento das vendas, os correios e os estabelecimentos comerciais ficaram sobrecarregados e muitas lojas estenderam o prazo de entrega. Ao calcular os prazos, preste atenção também à diferença entre dias úteis e dias corridos.

9 - Preste atenção às condições de substituição e garantia

A liberação geralmente traz mudanças nas políticas de devolução e troca de muitas lojas. Portanto, leia atentamente os termos e condições, tire suas dúvidas através dos serviços da loja e certifique-se de que sua compra esteja protegida antes de comprar, mesmo que o produto esteja com defeito.

Os preços da Black Friday podem ser irresistíveis, mas dedique um tempo para entender as políticas de troca e garantia para se proteger de qualquer futuro imprevisto.

10 - Denunciar os mentirosos

Encontrou pessoas espertinhas que desejam fraudar dados e produtos em aplicativos e sites? Você recebeu um e-mail suspeito? Não pense duas vezes, informe imediatamente ao Procon de sua cidade. Faça capturas de tela ou armazene fotos e encaminhe-as às agências de proteção ao consumidor.

Afinal, você não se engana, mas pode ajudar outras pessoas a fazer isso e contribuir para uma Black Friday melhor para todos.

11 - Controle seus impulsos

Agora que você tem várias ferramentas à disposição para aproveitar os melhores preços na Black Friday, não podemos perder uma parte muito importante: como não ir às compras e acabar com uma ressaca moral no dia seguinte - ou, pior, eventualmente, haverá dívidas que você não poderá pagar.

Para evitar problemas, pergunte-se duas perguntas básicas e responda-as da forma mais honesta possível:

"A compra está de acordo com meu orçamento?": Essa pergunta deve ser a primeira. Se você hesitar, é provável que se encontre ansiando por algo que pode nem ser tão importante em sua vida no futuro. A propósito, há um gancho para o segundo problema: "Qual é a urgência deste produto na minha vida?": Se você pode colocá-lo de lado temporariamente, significa que você pode passar esta Black Friday sem gastar dinheiro. Se sobrar dinheiro, por que não pensar em transformá-lo em investimento?

Descubra quem você é na Black Friday

Para fazer compras com consciência e não se endividar, é importante entender seu comportamento em datas como a Black Friday.

É por isso que listamos quatro tipos de personalidades de compras abaixo para você ver com quais personalidades de compras você mais concorda. Além disso, mostraremos como usar as promoções e ao mesmo tempo proteger o seu dinheiro, e como usar essas promoções atraentes nesta época do ano sem cair em nenhuma armadilha.

Ansioso e impulsivo

“Se tem desconto, tem que aproveitar!”. Acha que sim? Uma pessoa ansiosa e impulsiva corre o risco de comprar produtos e serviços de que não necessita, apenas para evitar perder promoções.

Na Black Friday, a situação tende a piorar. Quando os amigos celebram a economia de compra, a concentração se torna difícil e a tensão aumenta.

Respire! Você não pode aproveitar tudo, pode? Liste os itens de que você mais precisa e comece a pesquisar imediatamente!

Resumindo avalie se "Estou realmente gostando de todas as promoções ou estou perdendo uma grande oportunidade de economia?"

Detetive e analítico

Não é fácil enganá-lo na Black Friday - felizmente não!

Você está acostumado a verificar a segurança dos sites, verificando se eles oferecem os preços mais baixos e se são confiáveis ​​na hora de vender e entregar produtos.

A paciência é sua maior aliada nessa busca e geralmente compensa, afinal, você raramente é enganado ou comprado algo mais caro em outro lugar.

É por isso que você costuma ser uma fonte de inspiração para amigos e familiares, não apenas na Black Friday, mas durante todo o ano.

Portanto: "É realmente mais barato nesta loja ou posso encontrar melhores descontos da concorrência?"

Organizado e experiente

Você já sabe exatamente o que quer comprar e entende que a Black Friday é uma ótima oportunidade de compras com desconto, por isso espera pacientemente pela data ao longo do ano.

Você quer mudar a TV? O telefone começou a sinalizar que está prestes a quebrar? Ou você está procurando substituir seus calçados esportivos?

Estes são os planos de compra que você tem há vários meses. Ao rastrear o preço do objeto que deseja, você pode identificar rapidamente se a promoção é genuína.

Com todos esses níveis de organização e experiência de checkout nas lojas participantes na Black Friday, você dificilmente gastará dinheiro em vão. "Existe um bom desconto no produto que desejo?"

Conservador e crítico

Você é muito conservador em relação a grandes promoções e suspeita que essa seja apenas outra maneira de as grandes empresas ganharem dinheiro.

Portanto, não importa se a Black Friday ocorre. Gastar dinheiro não tem sentido para você!

Normalmente, seus amigos o chamam de "mão em touro" e dizem que você perdeu uma grande oportunidade de ganhar dinheiro. Mas para você, a melhor forma de economizar é não gastar dinheiro!

Quando todos estão gastando dinheiro, você se concentra em mais e melhores investimentos. É por isso que você gasta tempo pesquisando novos tipos de investimentos.

O famoso ditado do momento: "Se posso investir, por que devo gastar dinheiro?"

Tendências para a Black Friday em 2021

Dinheiro de volta

Começamos com o Cashback, que foi um fator de diferenciação que muitos clientes procuraram no ano passado, e pode se tornar um importante gatilho psicológico para decisões de compra em 2021.

O termo cashback significa “dinheiro de volta”, ou seja, os clientes compram os produtos e recebem parte do valor, que é usado para gastar na mesma loja ou com parceiros.

Quando o cashback é utilizado para novas compras no mesmo e-commerce, essa estratégia torna-se uma excelente forma de atrair novos compradores e fidelizar clientes, que voltam à loja com bônus acumulados para fazer novos pedidos. Em outras palavras, o dinheiro de volta aumenta o valor da vida da pessoa que compra em uma loja.

O dinheiro de volta não é exclusivo dos grandes varejistas. As empresas que possuem lojas virtuais podem adotar essa estratégia, desde que atentem para os seguintes pontos:

  • O valor devolvido ao consumidor deve ser calculado com base na sua margem de lucro. Para saber como fazer este cálculo, basta acessar este link;
  • É importante que a oferta tenha uma data de validade para garantir que os compradores retornem à sua loja;
  • Para conceder bônus, uma plataforma de pagamento que suporte dinheiro de volta deve ser usada.

Frete Grátis

Frete grátis é outra tendência que aumenta significativamente as vendas durante o período da promoção. Embora isso pareça ser algo que apenas os gigantes do e-commerce podem oferecer, é muito mais simples do que a estratégia anterior e até mesmo as pequenas empresas podem colocá-la em prática.

Mas como posso fornecer serviços gratuitos aos meus clientes sem afetar minha receita? Uma boa forma de fornecer frete grátis é promover as vendas com base no preço médio do tíquete de sua loja, ou seja, quanto seus clientes costumam gastar com seu negócio.

Suponha que o preço médio do tíquete de sua loja seja 200 reais. Dessa forma você pode disponibilizar frete grátis em carrinhos de compras com valor mínimo de 350 reais.

Para que essa estratégia não afete suas margens de lucro, forneça frete grátis apenas para áreas próximas ao estoque real de sua loja.

Pix

Pix é um método de pagamento instantâneo ou transferência bancária, funcionando 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados. Você já pode usar o Pix para fazer depósitos em uma velocidade super rápida, mas já pensou em aceitá-lo como forma de pagamento na loja? Não? ! Então, confira os motivos que fizeram do Pix um dos principais meios de pagamento usados ​​pelos consumidores na Black Friday de 2021:

  • Mais conveniente: muitas pessoas não usam cartões de crédito por diferentes motivos. Com Pix, a compensação é feita diretamente em sua conta bancária, e você pode vender para novos públicos.
  • Os vendedores online têm tarifas mais baixas: o Pix não oferece tarifas para pessoas físicas, o que é muito conveniente para quem vende seus produtos diretamente nas redes sociais de forma informal.
  • Para quem abriu uma loja virtual ou cooperou com uma plataforma de e-commerce, o Pix possui uma forma de recibo, cuja taxa é bem menor do que outras práticas de transferência bancária.
  • Evita abandonar carrinhos de compras: o abandono de carrinhos de compras é um dos principais culpados do e-commerce. O Pix se compromete a combater esse indicador porque o pagamento é instantâneo, evitando que o cliente reavalie o momento da compra, assim como paga com boleto bancário, por exemplo.
  • Maior velocidade de entrega do produto: a confirmação do pagamento é concluída em poucos segundos, e o processo de aprovação do pagamento e envio do pedido é mais rápido. É simples assim!

Cupom de desconto

Cupons de desconto antigos são sempre uma boa maneira de promover as vendas na Black Friday.

Mas tenha cuidado! Em muitos casos, o uso de estratégias agressivas com descontos em toda a loja pode não produzir os resultados desejados e ainda prejudicar sua receita.

Portanto, a abordagem ideal é desenvolver um plano de descontos projetado especificamente para o seu negócio. Por exemplo, use cupons de desconto apenas em categorias de produtos cujo valor seja superior ao preço médio do ingresso.

Está pensando em aproveitar a black friday de 2021? Aproveite também as melhores condições do consórcio, que também é uma excelente alternativa para adquirir bens e serviços fugindo do alto custo que eles possuem se comparados através de financiamentos. Como o consórcio você pode adquirir casas, apartamentos, terrenos, carros, motos, fazer festas de formatura, realizar a viagem dos sonhos e muito mais. Não perca a chance!  

Simulação
chat Eva