Compras de Natal: como gastar pouco e presentear toda a família?

Compras de Natal: como gastar pouco e presentear toda a família?

Quando dezembro se aproxima, todas as lojas e shopping centers se preparam para receber um grande volume de pessoas interessadas em presentear as pessoas de toda a família. Afinal, trata-se do melhor período para o comércio: seja por conta da decoração de Natal, com a compra massiva de presentes ou até mesmo pelas muitas promoções que surgem no período.

Por mais que você queira presentear o maior número de pessoas que conhece, nem sempre isso é possível. Embora alguns brasileiros tenham o 13º salário para ajudar com as compras, presentes podem ser caros, principalmente quando você deixa tudo para a última hora.

Com planejamento e organização, é possível dar presentes para as pessoas que você mais gosta, sem ter que gastar tanto. Confira nossas dicas abaixo.

Monte uma lista de quem vai ganhar presente

Neste primeiro momento, não é preciso pensar em quanto você vai gastar. Simplesmente nomear as pessoas que estarão na sua lista de presenteados ajuda a ter uma visão do quanto pretende gastar com presentes.

Você pode usar uma planilha ou um simples caderninho para isso. Após nomear as pessoas, coloque quais seriam os presentes que você daria para as pessoas. Pode pensar em mais de uma opção para cada presenteado.

Fique à vontade para rever a lista de pessoas e de presentes. Não significa que você terá que dar presente para todo mundo. Encare mais como uma lista de ‘intenções’, para que você avance para a próxima etapa: pesquisa de preços.

Pesquise bem os presentes

A melhor forma de garantir que mais pessoas que você conhece ganhem um presente seu é ter um planejamento. Ou seja, não espere até dezembro para saber o que precisa comprar para seus amigos e familiares.

Caso já tenha a lista montada, fique de olho nas promoções que surgem até o fim do ano. Alguns sites permitem que você se cadastre para saber se o preço daquele item que você deseja vai diminuir. Com o crescimento do comércio eletrônico ao longo de 2020, por conta da pandemia de COVID-19, muitas ofertas devem surgir pela internet, portanto, fique atento.

Uma boa época para ir atrás de presentes é durante a Black Friday, que acontece na última semana de novembro. Se você já tiver uma ideia de quais presentes pretende dar, pode aproveitar este momento importante do varejo com diversas ofertas para garantir presentes para algumas pessoas da sua lista.

Aliás, quando você tem um ‘preparo’, não corre o risco de gastar tudo de uma vez no final do ano com a compra de presentes.

Seja objetivo e resista às tentações

Objetividade é bem importante em um momento como o Natal. Se você quer comprar presentes para as pessoas, saia com este objetivo. Não caia na tentação de gastar a mais com coisas para você, principalmente se você não precisar.

Uma boa técnica para isso é ir para algum local físico - como um shopping ou alguma loja - já pensando em comprar os presentes para uma ou mais pessoas. Evite sair diversas vezes para ir aos locais. O risco de você comprar mais coisas, seja para você ou para dar de presente, pode ser maior e, assim, você acaba comprometendo seu orçamento mensal.

Evite compras por impulso

Se você sentir a necessidade comprar algo para você, não deixe de colocar na sua lista.

Porém, evite qualquer tipo de compra por impulso. Em épocas como Natal e fim de ano, é comum que as pessoas se empolguem, principalmente quando vão a locais como shopping centers.

Uma boa estratégia a ser adotada é definir a média de valor que pretende gastar com os presentes. Caso você utilize o cartão de crédito, tenha bastante cuidado: a possibilidade de parcelar em diversas vezes gera a falsa sensação de que se pode comprar mais do que deveria. Se este for o seu método de pagamento, defina o máximo que poderia pagar. O recomendado é parcelar em poucas vezes, para não estender demais uma dívida que possa comprometer seu orçamento mensal ao longo do ano seguinte.

Não dependa apenas do shopping para comprar

Como dissemos, o comércio eletrônico permite que você compre sem sair de casa. Se preferir comprar pela internet, compre o máximo de presentes em um local. Assim, você não precisa pagar o valor de frete sempre que proceder com uma compra.

Mas, se gosta de visitar locais para a compra de presentes, também pode considerar outros tipos de loja. Confira algumas opções.

Atacado

O atacado é uma ótima opção para quem procura comprar diversos presentes semelhantes uns aos outros. Digamos que você queira presentear funcionários do seu trabalho ou os professores do seu filho. Ao considerar uma lembrancinha que atenda a todos, compre em grandes volumes. Você pode ter um bom desconto, principalmente se pagar à vista e em dinheiro.

Sebos

Livros sempre são ótimos presentes. Um bom lugar para encontrar bons títulos é em sebos. Com uma boa pesquisa, você pode encontrar o livro que deseja e em bom estado de conservação.

Nos últimos anos, o vinil também tem atraído muitos consumidores. Em sebos, é possível comprar LPs em bom estado de conservação e com ótimos preços, para agradar aquele tio que mantém a sua vitrola intacta ou o sobrinho que tem se interessado pela volta dos vinis.

Brechós

Mais e mais pessoas têm se interessado pelo consumo consciente, ou seja, em promover um ciclo de compra e venda com o mínimo de desperdício, passando para frente o que está em boa qualidade.

Nessa tendência de compra de segunda mão - que deve sobrar ao longo dos próximos 5 anos, segundo pesquisa da GlobalData - os brechós têm ampliado cada vez mais a oferta de itens de vestuário, decoração, entre outros.

Portanto, considere a visita em brechós para a compra de um ou mais presentes das pessoas da sua lista.

E você, já montou a sua lista de presentes de Natal para a família? Caso queira mais dicas de finanças pessoais, acompanhe os artigos do nosso blog.

No nosso blog você também vai aprender tudo sobre consórcio e seus benefícios. Pensando em fazer um consórcio? Faça uma simulação com a gente.
Simulação Consórcio