Compre seu veículo com consórcio

Compre seu veículo com consórcio

O sonho de muitas pessoas é comprar um carro ou motocicleta. Mas poucas pessoas têm esse dinheiro para se adquirir e muitas vezes não conseguem empréstimos. No entanto, existe outro tipo de crédito que pode ajudá-lo a realizar esse sonho  O consórcio de veículos pode fornecer uma solução.

O que é um consórcio de veículos?

É uma espécie de crédito, onde as pessoas se unem para pagar uma parceladamente as mercadorias. Funciona de forma diferente do financiamento normal, pois no financiamento normal, você toma dinheiro emprestado e depois paga com juros.

Em um consórcio, você basicamente paga à administradora antes de comprar o veículo e tem o dinheiro para realizar a compra à vista, com a chamada carta de crédito. Você também pode ser contemplado por meio de sorteios e lances e receber os itens com antecedência. Neste caso, você continua a pagar após a contemplação até o final do grupo.

Como funciona o consórcio de veículos?

Comprar um veículo por meio do consórcio funciona como um acordo em grupo. Você e outras pessoas querem comprar um veículo, pagam as prestações mensais para estabelecer uma espécie de poupança conjunta (fundo comum).

Haverá um sorteio todo mês, e uma pessoa do grupo será selecionada para receber a carta de crédito. Ou seja, ela recebe o dinheiro para fazer a compra. Se não quiser esperar até que o consórcio termine para receber o dinheiro, você pode fazer um lance, como em um leilão. Quem der o valor mais alto fica com a carta de crédito. Mas lembre-se, seja no sorteio ou no lance, nenhuma administradora tem como garantir quando você será contemplado.

Quais são as vantagens?

Sem juros

De todas as vantagens de comprar veículo com consórcio, talvez esta seja a mais destacada. Pode até parecer inacreditável, mas é correto: não há cobrança de juros dessa forma. Por que não cobrar juros? Em um consórcio, as pessoas se reúnem para levantar recursos para a compra de uma determinada compra. Dessa forma, com o valor que pagam a cada mês, é formado um fundo mútuo, que é o valor utilizado para a contemplação.  

Um exemplo, em um empréstimo normal, são cobrados juros porque você recebeu antecipadamente uma quantia em dinheiro do banco. Para fazer esse empréstimo, ele cobra juros. Sem cobrar juros, no consórcio você sabe quanto vai pagar desde o início. No empréstimo perderá dinheiro, pois os juros tendem a dobrar.

Poder de compra imediato

Quando você compra um determinado produto à vista, sabe que o poder de negociação é maior. Essa também é uma das vantagens de comprar veículo com o consórcio.  

Por exemplo, a carta de crédito recebida pelos membros do consórcio equivale a um vale-compras e dá direito ao pagamento à vista do veículo desejado. Portanto, na hora de comprar, você tem maior poder de negociação para solicitar descontos.

É importante lembrar que  o valor da carta de crédito é sempre revisado, se você for contemplado no final do plano, não vai perder poder de compra.

Você pode planejar a compra com calma

Contudo, além das vantagens do consórcio de automóveis, é importante falar sobre planejamento. Além de planejar a quantidade de parcelas, você pode pesquisar com tranquilidade qual marca e modelo você mais gosta e o que melhor atende às suas necessidades. Portanto, ao receber a carta de crédito, a compra ficará mais segura, pois você estudará cada detalhe do novo carro.

Já pensou em fazer um consórcio de automóveis? Visite o site da Embracon e saiba mais sobre a modalidade!

Simulação