Guia da contemplação de consórcio

Guia da contemplação de consórcio

A partir do momento que uma pessoa decide adquirir um bem ou serviço por meio do consórcio, é importante se programar muito bem, pois se trata de uma compra a longo prazo. Sendo assim, você precisará considerar que a contemplação pode ser feita entre o primeiro e o último mês do plano do contrato, sendo impossível determinar quando isso acontecerá.

Quais são os tipos de consórcio?

Consórcio de imóveis

Por meio do consórcio imobiliário, é possível adquirir uma casa ou apartamento, adquirir um imóvel comercial ou adquirir terrenos, sem juros e totalmente parcelado.

Além do sorteio, você também pode oferecer lances e até usar o seu FGTS para aumentar suas chances de ganhar. Com isso, você pode conquistar seu próprio imóvel com parcelas que cabem no seu no bolso e em até 240 meses.

Consórcio de automóveis

Você pode comprar um carro novo ou usado sem pagar juros, usufruir de um plano de até 100 meses e formar um consórcio a um preço muito favorável.

Consórcio de Veículos Pesados

Com este consórcio, é possível adquirir ou atualizar sua frota de ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e tratores. Isso é realizado conforme planejado e requer até 100 meses de tempo de pagamento.

Consórcio de Moto

Você consegue comprar a sua tão desejada moto sem juros, sem entrada, com parcelas que cabem no seu bolso e em até 70 meses.

Consórcio de Serviços

Faça viagens, festas, procedimentos estéticos, decoração e muito mais com o consórcio de serviços, sem juros e sem entrada.

Como participar de um consórcio?

O primeiro passo é encontrar uma administradora de consórcio autorizado pelo Banco Central do Brasil. Após esta verificação, deve-se analisar se possui um plano para os bens ou serviços que deseja adquirir.

Esses planos precisam estar alinhados com seu plano financeiro para a vida do consórcio. Lembre-se de estudar todas as cláusulas do contrato de cola. É justamente a partir disso que formalmente entra um grupo e estabelece as obrigações de todas as partes.

O contrato deve ser claro, o texto deve ser claro e a cláusula de restrição de direitos deve ser exibida com destaque. Ao assinar, é importante que seja necessária uma cópia.  

Por fim, ao escolher um bom gestor, analisar o plano do consórcio, a forma de integração e aderir ao contrato, agora você pode participar e dar início ao seu grande sonho.

Lei dos consórcios

A Lei 11.795 de 2008 regulamenta todo o sistema de consórcios e trata do modelo de autofinanciamento. A lei dos consórcios é complementada por outros atos normativos editados pelo Banco Central do Brasil.

Administradora de consórcio

O gestor de consórcio ou administradora de consórcio é a entidade jurídica que presta serviços com o objetivo social principal de administrar o grupo de consórcio. A Embracon está entre as administradoras de consórcio mais procuradas do país, tanto por ser a maior geograficamente quanto em índices de confiabilidade. Se você pensa em firmar um consórcio, sem dúvidas a Embracon poderá atender aos seus critérios com excelência. Visite a página da empresa e conheça mais.

Carta de crédito

A carta de crédito é o documento financeiro recebido pelos membros do consórcio durante a contemplação, permitindo-lhes adquirir bens ou assinar um contrato de prestação de serviços pelo valor especificado no momento da assinatura do contrato com o consórcio.  

Como é feita a contemplação

Sorteio

Todos os participantes do consórcio têm a mesma oportunidade de prêmios, desde que não tenha nenhuma parcela em atraso. Portanto, uma das formas que pode ser considerada é por meio do sorteio mensal durante uma assembleia, feita pela Loteria Federal.

Lances

O participante que desejar agilizar o recebimento da carta de crédito pode tentar ofertar um lance.

O lance geralmente funciona como um leilão, com o lance mais alto vencendo. No entanto, você só precisa pagar o valor.

Dicas para a hora da contemplação do consórcio

Faça um bom trabalho de planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um bom aliado para que os participantes possam ingressar no consórcio com mais rapidez, pois por meio da organização o parcelamento pode ser pago antes do previsto.  

Portanto, o ideal é criar uma planilha para controlar as despesas e conseguir economizar em diferentes departamentos, como economizar o valor em poupança ou fundos de investimento. Depois de coletar dinheiro suficiente para fazer um lance, você pode receber recompensas antecipadamente.

Manter a cota atualizada

Os participantes que pagam suas taxas regularmente mantêm a saúde financeira de todo o grupo. Além disso, para participar das reuniões mensais, as parcelas devem ser pagas em dia.  

Em caso de circunstâncias imprevistas, o ideal é que os consorciados entrem em contato com a administradora e busquem negociar suas dívidas para que não tenham que atrasar a consideração.

Use o lance embutido

Neste modelo, parte do valor do plano do contrato pode ser usado para formar o valor oferecido no lance. Portanto, se vencer, o percentual do lance embutido é deduzido do valor a ser vencido, mas se não for levado em consideração, não há alteração na carta de crédito.

Utilize o FGTS no consórcio de imóveis

Em um consórcio imobiliário, um fundo de garantia pode ser usado para ofertar um lance. No entanto, é necessário cumprir as normas da Caixa Econômica Federal sobre o assunto, que podem ser encontradas no manual do FGTS.

Vantagens do consórcio

Graças ao consórcio, adquirir um imóvel ou veículo próprio deixou de ser um sonho.  

Realizar um consórcio não é apenas uma forma de obter casas, carros, caminhões, máquinas agrícolas, serviços, etc.  

Com esse tipo de investimento, você pode economizar dinheiro e planejar melhor o futuro. Compreenda as melhores vantagens do consórcio.

Custo baixo

O consórcio não exige entrada. Aliás, muitas pessoas não buscam poupança e investimento porque acham que é necessário ter um orçamento inicial muito alto.  

Sem juros, apenas taxas de administração. No entanto, o resultado líquido do custo efetivo de aquisição dos bens pelo consórcio é muito inferior ao de outras formas de crédito.

Baixo risco

Em comparação com outras opções de investimento, como títulos do governo e bolsas de valores, o risco de um consórcio é muito baixo porque o valor é atribuído apenas ao saldo de caixa dos grupos membros do consórcio.  

Ajuda no planejamento financeiro

Muitas pessoas acham difícil cortar despesas adicionais e fazer um planejamento financeiro adequado. Com o consórcio, o certo é que você pode planejar seu orçamento, acompanhar o parcelamento e ter a oportunidade de receber a recompensa.

Redução da burocracia  

Com modelos de pagamento mais confortáveis ​​e análises mais flexíveis, o consórcio tem maior flexibilidade e menos burocracia, o que facilita muito o processo de aquisição de ativos.

Parcelamento integral

Tão importante quanto os prazos e sem juros é a vantagem do parcelamento integral. Fique atento, pois na hora de escolher o consórcio, o valor dos bens será integralmente dividido pelo valor da parcela que você concordar em pagar.  

Maior poder de compra

Para garantir que suas cartas de crédito tenham o último poder aquisitivo, uma administradora do consórcio fez ajustes nas parcelas mensais durante o período do plano do consórcio.

Uso de crédito flexível  

Uma característica muito importante do consórcio é a flexibilidade de uso do crédito ao considerado. Desta forma, desde que respeitada a categoria do produto selecionado, podem ser selecionados o local, a hora e o conteúdo da compra.

Enfim, para quem sonha em economizar dinheiro e comprar coisas boas e está procurando a maneira mais fácil de fazer isso, o Consórcio Embracon é sem dúvida uma boa opção. Faça sua simulação direto no site da empresa e aproveite a chance de realizar seu sonho sem juros.

Simulação