Dicas na hora de comprar um caminhão

Dicas na hora de comprar um caminhão

Quando se pensa na compra de um automóvel, é preciso analisar muitos fatores: se é novo, usado, marca, consumo, mecânica. Vale o mesmo raciocínio na hora de avaliar a compra de um caminhão - com atenção, claro, a detalhes específicos da categoria.

Também é preciso analisar conforto, facilidade na direção, recursos adicionais, entre outros aspectos.

Confira o nosso guia para você tomar uma boa decisão na hora de comprar seu caminhão.

Faça uma pesquisa

Essa etapa é bem importante antes de considerar a compra de qualquer veículo. Mas, em relação ao caminhão, é preciso avaliar o leque de opções, para que ele realmente atenda às suas necessidades.

Antes de tudo, é preciso saber: para que você quer comprar um novo caminhão? Para transportar cargas pesadas em longas distâncias ou simplesmente para fazer trajetos curtos, carregando uma coisa ou outra?

A eficiência no transporte de carga pode ser um fator essencial nos dois casos, mas é preciso identificar outros pontos a ser priorizados: o conforto, por exemplo, pode ter um peso maior do que velocidade máxima para quem transporta cargas pesadas; para quem transita na cidade, muito provavelmente a economia de combustível tenha maior importância.

Avalie os diferentes modelos de caminhão

No processo de pesquisa, entender as características do caminhão que deseja comprar pode ajudar bastante na decisão de compra.

Os modelos geralmente atendem a uma necessidade, como:

  • Se o caminhão é para uso urbano ou rodoviário;
  • Função da carroceria: para isso, atenção à carga que será transportada, como baú, refrigeração, caçamba ou até mesmo guincho;
  • Percurso que será utilizado com o caminhão, como tipos de estradas, tempo de viagem etc, para saber a potência exigida para os diferentes trajetos;
  • Distância das viagens, pensando no consumo e no desempenho do caminhão;

Fique atento também aos custos de manutenção de cada tipo de caminhão. Quanto mais você rodar com o seu veículo, maiores serão os gastos. Portanto, avalie a disponibilidade de peças do modelo que for analisar.

Outro fator que os motoristas têm avaliado cada vez mais é a tecnologia do veículo. Alguns modelos possuem sistemas de bordo inteligentes, que avisam o motorista quando algum sistema estiver falho, evitando maiores gastos com manutenção, por exemplo. Modelos com câmbio automatizado também ajudam bastante os motoristas que passam longas horas transportando mercadorias.

Veja as condições do caminhão

Muitos motoristas procuram modelos seminovos, com o objetivo de gastar um valor inferior na compra por um modelo mais robusto, por exemplo.

Nesse caso, é importante se atentar às condições do veículo: verificar o alinhamento entre os painéis da lataria, ver se existe sinais de vazamento embaixo do chassi ou nos lados internos de cada pneu (já aproveite para ver se os pneus estão desgastados, uma vez que pneu de caminhão custa caro).

Itens como líquido de arrefecimento e filtro de ar não podem aparentar sujeira, para não representar um risco nas estradas.

Enquanto estiver analisando o modelo, peça a chave de ignição e confira o barulho do motor: se houver algum tipo de pancada, talvez seja necessário levar à mecânica. Teste também o freio de estacionamento, para acompanhar sua firmeza, e veja se, com a aceleração, há excesso de fumaça no escape.

Se achar melhor, chame um conhecido que trabalhe com caminhões na hora da avaliação. Com a análise desses pontos, dá pra ter uma ideia se compensa ou não efetuar a compra.

Compartimento de carga: como avaliar

Se você vai comprar um caminhão, provavelmente tem um motivo para isso. Não adianta comprar um modelo de caminhão pequeno, quando sua necessidade é transportar um alto volume de carga a cada trajeto.

Considere as dimensões do espaço da carroceria e calcule qual seria o modelo de caminhão ideal para aproveitar da melhor forma possível a carga que você vai transportar. Dependendo do tamanho da carga, será necessário considerar um caminhão com maior potência e estabilidade.

Como posso comprar meu caminhão?

Assim como a compra de um carro, você tem opções semelhantes para a compra de um caminhão.

Pelo financiamento, por exemplo, você precisa dar um bom valor de entrada e pagar por um alto valor de juros nas mensalidades. Quanto menor a entrada, maior o valor dos juros.

Mas, se quiser fazer um bom negócio para a compra de um caminhão, é preciso considerar o consórcio.

Pela categoria de pesados, é possível comprar um modelo novo ou seminovo sem precisar dar entrada ou pagar por juros nas parcelas.

Fazer um consórcio de caminhão é bem fácil: primeiramente, é preciso selecionar uma administradora de consórcio de qualidade e confiança, que tenha autorização do Banco Central do Brasil para operar.

Ao selecionar a administradora, é hora de partir para a simulação. Identifique o valor necessário para a compra do modelo que você procura e insira como total da carta de crédito. Depois disso, basta selecionar a quantidade de mensalidades em que pagaria este valor. Leve em consideração seus rendimentos mensais, afinal, o valor da parcela não pode ultrapassar 30% do que você ganha por mês.

Ao concordar com os termos, é preciso fechar o contrato com um especialista de consórcio, que vai tirar todas as dúvidas da modalidade. Após assinatura, você entra em um grupo de consórcio e pode participar dos sorteios mensais.

Enquanto estiver pagando pelo consórcio, você pode ser contemplado por meio dos sorteios, que acontecem mensalmente, ou com um lance, que é um valor a mais que você oferta com o objetivo de ser contemplado com antecedência.  

Ao ser contemplado, você tem acesso à carta de crédito, que dá poder de compra à vista ao modelo de caminhão que deseja. Aproveite para fazer uma boa negociação com o proprietário.

Não há nenhuma burocracia, nem exigência de entrada ou pagamento de juros pelo consórcio. Ou seja: você pode começar o quanto antes a investir no modelo que deseja.  

Faça uma simulação de consórcio de caminhão e aproveite as vantagens de uma modalidade que realiza sonhos de milhares de pessoas há mais de 30 anos.

Simulação Consórcio
chat Eva