Passo a passo para fazer um consórcio de veículos

Passo a passo para fazer um consórcio de veículos

Atualmente, o consórcio é uma das opções mais viáveis ​​para quem deseja comprar ou trocar veículos. No entanto, ainda podem haver algumas dúvidas sobre o funcionamento do consórcio de veículos.  

Você pode não saber, mas um consórcio de automóveis pode ser um método de pagamento ideal para atender aos seus desejos pessoais e necessidades financeiras. Para garantir isso, é importante entender as vantagens e os princípios de funcionamento desse modelo. Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o consórcio de veículos.

O que é o consórcio de veículos ?

O consórcio de veículos é uma forma de economia, e para muitas pessoas, torna possível o sonho de comprar um automóvel. Este consórcio é formado como os demais, um grupo de pessoas interessadas em comprar um veículo que se reúnem e pagam mensalmente por determinado período de sua escolha.  

Faz parte da chamada economia colaborativa, onde os consumidores se unem e se organizam para obter produtos e serviços com mais facilidade.

Você pode usá-lo para comprar carros novos, seminovos e usados ​​e encontrar diferentes planos de pagamento com base no valor da carta de crédito, no valor da prestação e no valor da mensalidade.

Como a contemplação acontece?

A contemplação significa que um membro do consórcio obterá uma carta de crédito para poder comprar um carro. É realizado de duas formas: sorteio ou lances.

O sorteio

O sorteio é a essência do consórcio e é realizado de acordo com as disposições do contrato. De um modo geral, isso acontece uma vez por mês.

Deve-se notar que em caso de quebra de contrato, os participantes perderão o direito de participar da assembleia. Você também deve verificar quais são as outras regras, que variam de grupo para grupo.

Quem não quiser esperar o sorteio pode dar lances para tentar antecipar a carta de crédito. Nesse caso, é necessário comunicar o valor previsto no lance ao administrador antes da reunião.

Os lances

Quem não quiser esperar o sorteio pode dar lances para tentar antecipar a carta de crédito. Nesse caso, é necessário comunicar o valor previsto no lance ao administrador antes da reunião.

Quais são os benefícios do consórcio de veículos?

  • É um investimento, principalmente para quem tem dificuldade em economizar dinheiro. Todos os meses você precisa pagar uma taxa que só pode ser usada para comprar um carro;
  • Não há juros. Geralmente, apenas uma determinada porcentagem da taxa de administração e da taxa do fundo de reserva é cobrada sobre o valor do consórcio, todas diluídas no período total do grupo;
  • É possível investir em valores diversos e fazer contribuições mensais de acordo com o orçamento. Você pode escolher o valor do consórcio que mais se adapta às suas necessidades;
  • Esta é uma boa escolha para quem tem planos de médio a longo prazo. Ideal para quem não tem pressa em ter carro ou planeja mudar de carro regularmente;
  • Após cuidadosa consideração, você pode optar por comprar carros novos ou usados, nacionais ou importados, e em qualquer lugar do país.  

Existe algum tipo de taxa no consórcio de veículos?

Como em todos os demais consórcios, no consórcio de veículos possuem algumas taxas que devem ser estipuladas em contrato. São elas:  

Taxa de administração

A maioria das pessoas compara a taxa de administração com os juros cobrados pelo método de empréstimo. Mas são coisas completamente diferentes. Para entender a diferença, basta olhar como cada um é calculado.

No financiamento, o custo é calculado por meio de uma fórmula de juros compostos, sendo sempre calculado com base no valor remanescente após o pagamento do mês. Ou seja, para cada período de pagamento, o cálculo é feito com base no valor restante devido, e o valor final pode mudar várias vezes, dependendo do percentual das taxas cobradas a cada mês e do valor que a pessoa paga a cada mês.

Além da complexidade computacional, o financiamento torna o valor final do bem superior ao do consórcio, pagando duas a três vezes o valor de mercado.

Por outro lado, a taxa de administração é muito menor e muito mais simples de calcular, pois inclui apenas a diluição entre as parcelas do consórcio contratado. O impacto no orçamento é bem menor e, devido à consistência do faturamento, permite um melhor planejamento.

Diferentemente das taxas de juros, as taxas de administração são cobradas com cautela, o que é uma forma de manter o consórcio operando normalmente e garantir que os participantes possam obter ativos após considerarem a assinatura do consórcio.

Fundo de reserva

O fundo de reserva, assim como a taxa de administração, é uma taxa de consórcio cobrada em base fixa e diluída entre as parcelas. Sua existência é para garantir ainda mais que os membros do consórcio receberão os bens ou serviços contratados quando forem contemplados em assembleias ou concluírem todos os pagamentos.

Por exemplo, é usado para substituir qualquer valor padrão de um ou mais participantes sem afetar outros membros do grupo. O valor é baixo que, mesmo que somado à taxa de administração, ainda não pode se aproximar da taxa de juros.

No caso de encerramento do consórcio, havendo valor acumulado no fundo de reserva, o valor será devolvido aos consorciados na proporção.

Seguro

O seguro também é uma despesa comum entre consórcios, mas seu encargo depende dos bens ou serviços contratados e seu cálculo depende das condições estabelecidas pela seguradora.

Custos envolvidos na compra de um carro

Não se esqueça de fazer muitas pesquisas antes de escolher o modelo de carro que deseja comprar. Afinal, além do valor do veículo em si, são muitos os detalhes que entram em jogo na hora de escolher o que cabe no seu bolso, como:

  • Seu uso de gasolina ou álcool;
  • Os custos de manutenção envolvidos;
  • Valor de revenda possível;
  • O valor do imposto sobre a propriedade a ser pago.

O que acontece se meu parcelamento atrasar?

Este é um ponto importante para entender como funciona o consórcio. Afinal, uma vez surgidas dificuldades, pode não ser possível quitar as parcelas do consórcio dentro do prazo. O problema é que atrasos de longo prazo nas taxas mensais podem impedi-lo de comprar um carro novo.

Se ainda faltarem muitos pagamentos e você não estiver contemplado, você pode ser excluído do grupo para não afetar seu progresso e, assim, afetar outros membros do consórcio. Se você já é contemplado e deixa de pagar parcelado por qualquer motivo, a administradora pode até solicitar o confisco do veículo. Imagine o inconveniente!

Você já deve ter percebido como é fácil adquirir um veículo através do consórcio. Não perca tempo, faça sua simulação com a Embracon!

Simulação