Entrando em um consórcio de carro

Entrando em um consórcio de carro

O consórcio de automóveis funciona da mesma forma que os consórcios de aquisição de outros bens. Está muito próximo de uma poupança, apenas com contribuições programadas e formação em conjunto com um grupo de pessoas.  

A ideia é reunir interessados ​​no planejamento da aquisição de um carro.

O gerenciamento do grupo, o pagamento e os lances são feitos pelas administradoras de consórcio. Portanto, assim que o Banco Central autorizar a ação, o administrador passará a convocar um grupo interessado em adquirir bens, que podem ser:

É preciso atingir um número mínimo de pessoas nos grupos de consórcio para que o sorteio mensal seja realizado.

Nesse formato, cada integrante contribui com um valor mensal durante toda a duração do consórcio. Esse valor é utilizado para a formação de um fundo comum - reserva que é constituída para garantir seu poder aquisitivo e para os participantes do grupo.

Mensalmente é realizada uma assembleia que reúne todos os participantes do grupo do consórcio. Nas assembleias, pelo menos um dos consorciados será contemplado, por meio de sorteio, para obter uma carta de crédito que corresponda ao valor estabelecido no contrato.

Vantagens de entrar no consórcio de automóveis

Durante o planejamento da compra de um veículo, várias estratégias podem ser lembradas, mas é importante pesquisar muito todas as alternativas, para tomar uma decisão adequada para seu caso.  

O consórcio de carros possui muitas vantagens em relação a outras modalidades, veja as principais vantagens.

Maior custo benefício

Aqueles que valorizam a relação custo-benefício, obviamente, escolherão os consórcios. Comparado com outras formas de obtenção de crédito, o custo é muito menor. Pois no consórcio não há cobrança de juros, os administradores do consórcio cobram apenas uma taxa fixa para administrar o grupo.

Maior flexibilidade

Você sempre encontrará um consórcio de carros que se encaixa no seu orçamento. Essa flexibilidade torna a meta de comprar um carro fácil de atingir.  

Então, ao mostrar suas condições ao administrador, pode fornecer o consórcio que melhor atenda aos seus objetivos. Portanto, não haverá surpresas!  

Você pode planejar suas finanças para escolher as opções que se ajustam ao seu orçamento. Da mesma forma, você pode saber quanto tempo leva para comprar um veículo - se você for sorteado ou vencer um lance, isso pode ser previsto.

Compra à vista

Você receberá uma carta de crédito como valor total do bem. Dessa forma, o recurso permite negociar quaisquer condições.  

Despesas na compra de um carro  

Também é necessário fazer muita pesquisa antes de escolher o modelo do carro que se vai comprar.  

Ao final, além do valor próprio do veículo, são muitos os detalhes que entram na hora do acompanhante aqui que não cabem na sua mala, tais como:

  • Valor do IPVA a ser pago.

Como participar de um consórcio?

Primeiramente, pesquise uma empresa confiável para administrar seu consórcio.  É simples: acesse o site do Banco Central e pesquise a lista das empresas autorizadas a operar nessa área.

É importante fazer a escolha certa para garantir que o dinheiro usado na compra do carro seja administrado corretamente, ou que permitirá que cada membro receba sua propriedade conforme acordado.  

Vale ressaltar que é possível integrar um grupo de consorciados ainda em atividade ou já em formação.

Deseja entrar para um consórcio de automóveis? Confira as condições oferecidas pelo Consórcio Embracon, faça sua simulação.

Simulação