Como economizar em tempos de gasolina tão cara?

Como economizar em tempos de gasolina tão cara?

Antes mesmo de pegar o carro para sair a passeio ou trabalhar, muitas pessoas já começam a pensar: ‘minha nossa, o preço da gasolina está muito caro!’.

Motivos não faltam para esse espanto. Somente no primeiro trimestre de 2021, o preço da gasolina passou por 6 reajustes no total, levando até mesmo à intervenção política no comando da Petrobras, empresa responsável por petróleos e combustíveis no país.  

Até maio deste ano, os reajustes dos preços médios nas refinarias subiram mais de 16%, o que refletiu em um preço mais elevado nos postos de gasolina, atualmente cerca de 35% mais cara que no final do ano passado.

Foi-se o tempo em que se gastava, em média, R$ 2 por litro de gasolina. Claro que a estimativa de preços depende da região em que se mora. Em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, o preço médio da gasolina pode ultrapassar R$ 5.  

Portanto, a economia de combustível torna-se extremamente necessária nos tempos atuais, ainda mais com toda a incerteza da pandemia de Covid-19, que continua impactando empregos em todo o país.

Embora encher o tanque seja necessário para alguns tipos de profissões, como motoristas e caminhoneiros, que têm um trabalho essencial mesmo em tempos de isolamento social, é possível adotar medidas para gastar cada vez menos com combustível.

Confira nossas dicas a seguir para economizar com idas ao posto de gasolina.

Evite levar muito peso

Em um carro de passeio, todo peso pode contar para o consumo de combustível. Isso porque o motor do seu veículo terá que puxar mais força para colocá-lo em movimento. Portanto, dê uma boa olhada no seu veículo antes de sair e tire todos os pesos considerados desnecessários.

Não acelere o carro parado

Pode parecer óbvia, mas essa dica pode ajudar bastante a economizar combustível. Há algumas décadas, era comum os motoristas deixarem o motor ‘esquentando’ antes de começar a rodar com os carros. Isso impactava principalmente os proprietários de veículos que rodavam apenas com álcool.

Tenha sempre o cuidado de ligar o carro e então deixar a marcha correta. Aí, sim, você pode utilizar a aceleração.  

Os carros da atualidade possuem propulsores que contam com injeção eletrônica. Caso tenha um carro flex, a dica é abastecer o tanquinho de partida a frio. Além disso, acelerar com o carro parado pode desgastar as peças da injeção e diminuir a vida útil do seu veículo.

Evite aceleração e freios bruscos

Manter a prudência na hora de dirigir é algo que deve ser ressaltado em qualquer situação, a fim de evitar qualquer tipo de acidente.

Mas, se quiser um argumento ainda mais enfático: evitar aceleração repentina ou algum tipo de freada brusca também ajuda na economia de combustível. Troque sempre as marchas de forma suave e tome cuidado para não colocar o pé demais no acelerador e no freio, a fim de evitar desperdício de gasolina.

Mantenha uma velocidade constante ao dirigir

Ressaltando o argumento anterior, a direção segura pode ajudar na economia do seu tanque. Já percebeu que, quando você vai avaliar a compra de um carro, sempre existe a distinção de consumo nas cidades e nas estradas? O consumo de combustível é maior nas cidades porque você precisa parar o carro mais vezes até chegar ao seu destino.  

Claro que, ao manter a velocidade constante, é preciso levar em consideração a situação do trânsito. Não adianta querer desviar de todos os carros na sua frente de forma desgovernada, senão você pode causar um acidente, bater o seu carro e colocar a vida de outras pessoas em risco.

Uma dica para ter mais velocidade constante com o seu carro é sair em momentos mais tranquilos e evitar as vias mais congestionadas da cidade, principalmente em horários de pico.

Atenção com o ar-condicionado

É muito bom pegar o carro, fechar os vidros e ligar o ar-condicionado, principalmente em dias muito quentes nas grandes cidades.

Porém, o ar-condicionado do seu veículo está ligado diretamente ao consumo de combustível do seu carro. Isso por conta do motor, que é responsável pelo funcionamento do ar dentro do veículo.

Se o seu carro tiver uma cilindrada baixa, a tendência é que consuma ainda mais combustível. Por isso, pense muito bem quando irá utilizar o ar-condicionado, para não gastar dinheiro com combustível.

Respeite a troca de marchas

Se você utiliza um veículo manual, perceba qual é o tempo certo das marchas do seu carro. Evite que force demais a puxada, para não consumir ainda mais combustível do que o necessário. Quando você respeita a troca de marchas, mantém o giro do motor compatível com a marcha, o que exige menos força do seu carro.

Mantenha a manutenção do seu carro em dia

Você sabia que a manutenção previne que seu motor consuma mais combustível? Sem falar que aumenta a vida útil do seu veículo e garante a segurança necessária para que você rode sem problemas. Cheque o seu motor regularmente e fique atento quando precisar trocar filtro de ar, o óleo ou até mesmo a substituição das velas. Com o carro bem cuidado, você também economiza mais no posto de gasolina.

Atenção ao alinhamento, balanceamento e qualidade dos pneus

O desgaste dos pneus pode levar a um consumo maior de combustível. Portanto, fique atento também ao alinhamento e balanceamento correto do seu veículo, caso queira manter a economia de combustível. Além disso, pneus murchos também podem comprometer o desempenho porque afetam diretamente o rendimento do veículo.  

Como deu para perceber, manter o carro sempre em manutenção, ter uma direção segura e atenção a detalhes como pneus e utilização do ar-condicionado podem fazer a diferença na economia de combustível. Adote essas práticas e veja quanto tempo demora para você encher o tanque. Ao colocar no papel o quanto economiza, você irá se acostumar com essas pequenas práticas e, por consequência, será menos impactado com o preço da gasolina.

Quer mais dicas sobre veículos? Confira nosso guia completo de como comprar um seminovo.

Simulação Consórcio