Carro manual ou automático: qual é a melhor opção?

Carro manual ou automático: qual é a melhor opção?

Na hora de comprar um automóvel novo ou seminovo, surgem várias dúvidas — como qual modelo adquirir, de que cor e com que potência. Muitas vezes, também existe dificuldade entre optar por um carro automático ou com câmbio manual, afinal, são várias as opções disponíveis.

Preparamos este post para que você entenda qual é a versão ideal para o seu dia a dia.

Mostraremos as vantagens e desvantagens entre um carro automático e manual e o que deve ser considerado na hora da compra.

Leia mais: O que você precisa saber sobre o consórcio de veículos Embracon.

Quais são as vantagens e desvantagens do carro automático?

Carros automáticos não são nenhuma novidade, porém, devido ao avanço da tecnologia e redução dos custos, eles vêm se tornando cada vez mais populares.

Antes, eles eram conhecidos como lentos e problemáticos, mas, atualmente, já começam a ser mais apreciados, até mesmo pelas pessoas mais conservadoras.

Para que você tenha a certeza de que comprou um veículo que atende a todas as suas necessidades, é preciso levar várias coisas em consideração, inclusive o tipo de câmbio.

Existem algumas vantagens e desvantagens de se escolher um carro automático e conhecê-las é essencial.

Descubra: 7 coisas para levar em consideração ao escolher um carro.

Menor consumo de combustível em câmbios CVT

Nos modelos mais antigos de carros automáticos, o consumo de combustível costumava ser superior às versões manuais. Isso acontecia porque a troca de marchas ocorria em rotações muito altas e, no câmbio manual, é possível antecipar as mudanças. Porém, com o avanço da tecnologia, começou a acontecer exatamente o contrário.

Veículos equipados com câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) tendem a gastar menos combustível, pois a transmissão é mais eficiente e não se utiliza de engrenagens.

Já nos modelos automáticos convencionais, a diferença de consumo vai depender muito de como o veículo é conduzido, mas normalmente carros manuais tendem a ser mais econômicos.

Como funcionam os carros Flex e quais são as suas vantagens?

Mais conforto ao dirigir

Uma das principais vantagens do carro automático em relação ao manual é o conforto ao dirigir, especialmente no trânsito pesado das grandes cidades.

Sem pedal de embreagem, você fica com o pé esquerdo livre e pode manter as duas mãos no volante a todo instante, o que também é mais seguro.

Além disso, não é preciso se preocupar com a rotação do motor ou em soltar a embreagem rápido demais. Basta selecionar o sentido que você quer que o automóvel ande e acelerar — simples e rápido.

Carros automáticos também são muito mais práticos quando for preciso subir uma ladeira, pois você não corre o risco de deixá-lo descer acidentalmente.

Quer trocar de carro? Veja como o consórcio pode te ajudar.

Custo mais alto

Porém, como tudo na vida, existem desvantagens e a principal delas é relacionada ao custo de compra e à manutenção.

Carros automáticos não costumam ser os mais baratos, principalmente se vierem equipados com câmbio CVT — que é a versão mais moderna e eficiente quanto ao consumo de combustível.

Embora a diferença de preço entre carros manuais e automáticos tenha caído ao longo dos anos, ela ainda existe e é um fator na hora da compra. É possível encontrar veículos populares com câmbio automático, mas esse item costuma ser vendido como opcional e dificilmente será um modelo CVT.

Saiba como: Como comprar um carro com R$ 100 por semana.

E os carros manuais, são realmente melhores?

Entre as pessoas mais experientes ao volante e conservadoras, existe um consenso de que carros manuais são melhores que as versões automáticas.

Realmente, existem algumas vantagens, mas isso não quer dizer que eles sempre são a melhor opção ou são superiores. Depende muito de como e onde o veículo é usado. Veja algumas das principais características.

Veja também: 6 lançamentos de carros mais esperados neste ano.

Maior controle da potência

Um dos itens que mais agrada aos motoristas que preferem o câmbio manual é o fato de conseguirem controlar melhor a potência que é transferida às rodas.

Em veículos automáticos, quem decide se é preciso mais torque ou não é um sistema de controle, e não o condutor. Em situações de ultrapassagens em autoestradas isso pode trazer incômodos.Além disso, é possível antecipar o tempo de troca das marchas e, com isso, economizar combustível.

Com o avanço da tecnologia dos câmbios automáticos, ambos os modelos de caixa de transmissão começaram a se equiparar, por isso, essa vantagem tende a desaparecer.

Manutenção mais barata

Outra vantagem que os automóveis com câmbio manual têm é a manutenção mais barata da transmissão, principalmente quando comparados aos carros automáticos CVT.

As caixas de marchas mecânicas são mais simples e têm menos componentes, o que reduz os custos com peças.

Além disso, não é qualquer oficina mecânica que está capacitada para realizar manutenções em transmissões automáticas e, por isso, o custo de mão de obra acaba sendo alto.

Porém, é preciso analisar outro fator muito importante. Apesar de ser mais simples e barato, o câmbio manual quebra com maior frequência.

Menor durabilidade

A durabilidade das transmissões manuais em relação às automáticas costuma ser menor. Os maiores problemas com esse sistema são a falta de perícia ao usar a embreagem e reduções de marcha muito bruscas.

Além de diminuir a vida útil do câmbio, vários outros componentes são prejudicados — como o disco de embreagem e rolamentos.

Embora a manutenção dos câmbios automáticos seja mais cara, ela acontece com menor frequência, afinal, o veículo é projetado para realizar as trocas de marcha no tempo correto, e não reduzi-las bruscamente. Você também não vai escutar aquele barulho horrível de câmbio arranhando por mau uso da embreagem — o que é muito prejudicial às engrenagens do sistema.

Entenda: 13 dúvidas mais frequentes sobre consórcio de carro.

O que considerar na hora de escolher entre carro automático e manual?

Agora que você já conhece quais são as vantagens e desvantagens dos carros automáticos e manuais, está na hora de saber como decidir qual é o modelo de câmbio mais recomendado para o seu dia a dia e que não vai te deixar na mão naqueles momentos mais críticos.

Como funciona e quais são as vantagens da direção elétrica?

Ambiente em que trafega

A principal dica é observar em qual ambiente você costuma trafegar com o carro. Veículos automáticos são indicados para quem costuma pegar o trânsito pesado das cidades e não viaja muito.

Porém, se você costuma andar em estradas, as versões manuais podem ser mais proveitosas.

Como você aprendeu ao longo deste post, os modelos manuais costumam gastar menos combustível quando comparados aos carros automáticos — exceto quando equipados com câmbio CVT — e, na estrada, essa diferença tende a aumentar.

Além disso, transmissões mecânicas permitem melhor controle da potência em ultrapassagens.

Faça uma simulação de Consórcio de Automóveis.

Custos de compra e manutenção

Se você optar por um carro automático, não se esqueça de fazer um bom planejamento financeiro. Lembre-se que tanto o seu valor de compra quanto a manutenção são mais caros. Se você não se planejar bem, pode descontrolar o seu orçamento, principalmente se optar por um modelo com câmbio CVT.

Veja se é possível reservar um valor mensal para despesas com manutenção. Uma boa forma de fazer isso e comprar um carro automático sem comprometer o seu orçamento é por meio de consórcios, mesmo que seja um modelo usado.

O consórcio não tem juros e o valor das parcelas é bem menor quando comparado aos financiamentos tradicionais. Assim, você consegue poupar dinheiro para os imprevistos.

Escolher entre um carro automático ou manual não é uma tarefa tão complicada agora que você já sabe quais são as principais vantagens e desvantagens de cada modelo. Pesquise bem sobre o automóvel de sua preferência, procure por modelos de diversas marcas e não deixe de fazer o test drive.

Leia mais: Financiamento ou consórcio de carro? Saiba qual é a melhor opção!

Gostou das informações e elas foram úteis na sua escolha do carro ideal? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos como este!

Consórcio de Automóveis
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva