Afinal, existe consórcio de carros importados?

Afinal, existe consórcio de carros importados?

Sabe aqueles veículos arrojados, com um design esportivo ou motor mais potente, mas que você não pode comprar no Brasil? Sim, os carros importados chamam a atenção de muitas pessoas, mas nem sempre são acessíveis, principalmente por serem mais caros que a média.

Porém, isso não significa que você deva desistir do seu. Basta procurar um consórcio de carros importados e fechar negócio.

Então, sim, existe essa opção, mas ela vem com uma série de diferenças e especificidades. Afinal, ir até a concessionária mais próxima e assinar um contrato nunca é a mesma coisa que pedir a entrega de um veículo vindo de outro país. Existe uma logística bem mais complicada envolvida.

Para que você saiba como conseguir o seu carro importado, esclarecemos como funciona o processo e tirar algumas dúvidas a respeito. Acompanhe.

Leia também: Quer trocar de carro? Veja como o consórcio pode te ajudar

Como funciona o consórcio?

Como você já deve ter ouvido falar, um consórcio é um modelo de financiamento que acontece quando um grupo de pessoas, cada uma querendo comprar um bem de alto valor, se une para que todos os integrantes consigam o que querem.

Por exemplo: você e mais 19 pessoas parcelam os carros novos que desejam comprar, todos com o mesmo valor e em 20 vezes. Se todos pagarem a primeira parcela, o total arrecadado será suficiente para comprar apenas um dos veículos.

Então, uma das pessoas é sorteada e recebe o bem antes dos outros, mas continua pagando as mensalidades até o fim.

Claro que ninguém espera deixar o dinheiro na mão de qualquer um nesse meio tempo. Para isso, é contratada uma empresa que administra todos esses recursos. Ela cuida do sorteio, do repasse para a fabricante, pagamento das despesas, segurança de todos os envolvidos, etc.

Saiba mais: 6 lançamentos de carros mais esperados neste ano

Quais são as restrições para carros importados?

O que explicamos acima é o esquema básico para qualquer financiamento coletivo, mas o consórcio de carros importados costuma ser um pouco mais complicado — mas não tanto.

Primeiramente, não é todo tipo de administradora que oferece esse tipo de serviço. O processo de importação é um pouco demorado e caro, então só o preço da burocracia já exclui as empresas menores desse ramo.

Felizmente, existem várias administradoras de maior porte e experiência que têm um contato mais próximo com os fabricantes estrangeiros.

Dessa forma, elas podem solicitar o veículo com mais facilidade e fazer com que o processo ocorra sem tantos atrasos ou custos extras.

Tenha em mente que a administradora pode definir uma lista de modelos com as quais ela trabalha, então procure uma que forneça o carro que você procura.

Descubra: 7 coisas para levar em consideração ao escolher um carro

Prós e contras do consórcio de carros importados

Agora que você entende melhor como esse tipo de consórcio funciona, é hora de ver algumas das vantagens e desvantagens envolvidas. Temos dois prós e dois contras aqui, o que já deve ser o suficiente para que você tome uma boa decisão. Veja logo abaixo.

Método de compra mais econômico

Seja para importados ou para carros fabricados no Brasil, o consórcio ainda é o método mais indicado para conseguir comprar um veículo novo, ou até mesmo um carro seminovo.

Como a fabricante recebe o valor integral pela compra do produto, não há incidência de taxas de juros pelo valor do bem. O único custo extra é a administração da conta.

Em alguns casos, a administradora tem uma parceria direta com a fabricante, então eles conseguem acordos melhores para as vendas por consórcio. Isso significa um preço mais razoável para os participantes e, claro, menos burocracia na hora de receber o seu carro importado.

Importância de verificar a procedência

Um dos principais erros ao fazer um consórcio de carros importados é assinar contratos com qualquer administradora sem antes verificar o histórico da empresa. Pagar sem saber da qualidade do serviço é ruim até para comprar um bolo no mercado. Que dirá para comprar um veículo importado de altíssimo valor!

Com relação ao carro e à fabricante, você já deve conhecer o modelo que deseja e suas especificações técnicas. Caso não saiba, é melhor dedicar algum tempo para essa pesquisa.

E sobre a administradora do consórcio, verifique o histórico de clientes satisfeitos, o registro do CNPJ e, acima de tudo, se ela é uma autorizada ou parceira da marca. Se a fabricante que você busca tem a empresa escolhida em sua lista de parceiras a segurança é maior.

Possibilidade de conseguir o seu carro importado antes

Outra coisa que mencionamos mais cedo é que, com alguma sorte, você pode receber o seu carro importado por meio do consórcio bem antes de terminar de pagar - talvez até no primeiro mês do parcelamento!

Isso acontece por que, a cada período, a administradora sorteia um dos participantes para receber o bem pelo qual estão pagando antes do fim do prazo.

Além disso, você também tem uma forma de aumentar um pouco mais suas chances de ganhar nesse sorteio. Você pode se planejar para pagar cada parcela religiosamente, uma vez por mês, ou aproveitar um dinheiro extra na conta para pagar algumas parcelas antes do prazo. Quanto mais delas você tiver quitadas, maiores são as chances de que você seja sorteado.

Tempo de espera inconsistente

Sim, você pode receber o seu tão desejado carro importado antes de terminar de pagar, mas também não há nenhuma garantia de que você vai ter tanta sorte.

Talvez seu veículo chegue no mês que vem, ou no final do prazo máximo. Você pode acelerar o processo ofertando lances - mas precisa acompanhar o histórico das assembleias do seu grupo, para garantir uma oferta efetiva.

Como regra, não fique muito ansioso para conseguir seu carro importado por meio de um consórcio. Por mais que o preço seja mais em conta e as condições de pagamento favoráveis, você precisa lidar com uma espera mais demorada.

A única forma de conseguir o veículo rápido e pelo melhor preço seria pagar tudo à vista você mesmo.

Agora que você entende melhor como funciona o consórcio de carros importados pode decidir se esse é o método ideal para trazer seu novo veículo para o Brasil. Se quiser continuar acompanhando nossas melhores dicas, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Consórcio de Automóveis
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.