Como se preparar para um consórcio?

Como se preparar para um consórcio?

Se você pretende comprar carros, casas, motocicletas ou outros bens ou serviços, e o parcelamento pode ser colocado no bolso, o consórcio é a sua melhor escolha.  

O consórcio é um método de compra baseado em pessoas, tendo o grupo como alvo, e que tem por objetivo a formação de um depósito comum para a obtenção de bens ou serviços.

Conheça melhor o funcionamento do consórcio

Administradora

A administradora do consórcio é uma empresa que presta serviços focados na gestão de diversos grupos.  

De acordo com a Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, a administradora de consórcio é uma pessoa jurídica que presta serviços com ações na forma de administrar a sociedade principal do grupo consorciado.

Ou seja, é o gestor dos negócios do grupo, zelando pela realização dos seus interesses e direitos. Dessa forma, a administradora organiza todo o processo, arrecada os recursos necessários e organiza reuniões mensais para emissão da carta de crédito.

Contrato

É um documento firmado entre uma administradora do consórcio e os consorciados, sendo que os consorciados aderem formalmente ao consórcio por meio deste documento.  

Expressa as condições de operação do grupo de consórcio e os direitos e obrigações das partes contratantes de forma clara e inequívoca. Atente-se aos detalhes do contrato.

Plano

Cada plano tem uma duração, valor mensal e mercadoria necessária. Por exemplo, você pode aderir a um plano de compra de um carro ou imóvel. Alguns planos podem durar até 240 meses. Escolha um plano que caiba no seu orçamento.

Grupo

Um grupo de consórcio é, na verdade, um grupo composto por membros do consórcio, e o número e a duração das suas ações são determinados antecipadamente no contrato.  

Este grupo pode referir-se a bens móveis, imóveis ou serviços. O grupo é constituído no dia da primeira assembleia geral mensal de consorciados.  

Contemplação

A contemplação é atribuir o crédito aos consorciados para a obtenção de bens ou serviços.  

Formas de contemplação

Sorteio

No Consórcio Embracon as assembleias são feitas via aproveitamento dos prêmios da Loteria Federal.  

O benefício dos sorteios é que cada participante pode participar em condições de igualdade com os demais, isto é, as chances são as mesmas para todos. O único requisito que é exigido para participar dos sorteios é que a pessoa esteja com os seus pagamentos em dia.

Lances

É a oferta de um valor, que pode ser parcial ou integral, para antecipar a conquista do bem.

Carta de crédito

A carta de crédito corresponde ao valor do plano escolhido pelos consorciados no momento da celebração do contrato. Usando esta carta, os membros do consórcio podem decidir o que querem comprar dentro da categoria do contrato.  

As vantagens do consórcio  

Poder de compra em dinheiro

A carta de crédito que você recebe quando é contemplado é equivalente a comprar bens ou serviços em dinheiro. Dessa forma, ao comprar, você ainda tem poder de barganha para obter preços preferenciais e melhores.

Parcelamento integral da mercadoria

Em um consórcio, o valor da mercadoria ou serviço é totalmente dividido no valor da mensalidade prevista no contrato entre os consorciados e a administradora.

Atualização valor do ativo

O valor do ativo é reajustado de acordo com o contrato. Esse movimento garante o poder aquisitivo dos consorciados.

Baixo custo

Embora existam as taxas de administração, seguro e fundo de reserva, o consórcio não tem juros e não é necessário pagamento de entrada. Isso torna o consórcio um investimento mais rentável se comparado a outras formas de crédito disponíveis no mercado.

Dicas para preparação

Para quem pretende adquirir alguma coisa a médio e longo prazo, o consórcio é a melhor opção de compra.  

Acompanhe algumas dicas de preparação para aderir a um consórcio com segurança e de forma que não afete a sua renda, o levando ao cancelamento:

Investigue todas as suas despesas primeiro

Liste todas as suas despesas fixas, como aluguel, luz, água, educação, telefone, internet, supermercado, alimentação, combustível e outras variáveis.  

Não se esqueça de incluir também dívidas, como parcelamento e cartão rotativo. Por meio dessa pesquisa, você saberá quanto pode investir.

Abra uma conta para suas economias  

Pode ser uma conta de poupança, fundo de investimento ou outra aplicação financeira. Nesse ponto, a lucratividade não é o fator principal.  

Para quem começa a economizar dinheiro, o mais importante é escolher uma opção que ofereça as seguintes opções: rentabilidade segura e garantida; liquidez, o investimento pode ser resgatado a qualquer momento.  

Pague todas as suas dívidas

A dívida pressiona o orçamento e a receita que pode manter o equilíbrio financeiro não é suficiente para cobrir as despesas mensais.  

Além disso, ao ser contemplado no consórcio, seja por sorteio ou lance, você precisa ter um nome limpo para receber a carta de crédito.  

Ao fazer compras, use dinheiro ou cartão de débito

É muito tentador fazer compras (necessárias) sem restrições de custos específicos. Portanto, leve sempre a quantia certa de dinheiro que planeja gastar no supermercado ou loja.

É fácil se perder parcelando com um cartão de crédito e você não poder pagar a conta completa no final do mês.

Deixe todos os membros da família saberem  

É inútil iniciar a economizar e não deixar que todos que moram com você participem dessa mudança.  

Pessoas casadas devem discutir este assunto com seus cônjuges e filhos (se aplicável). Todos precisam estar cientes desse novo momento e trabalhar juntos individualmente para ter sucesso.

Desenvolva hábitos novos e mais economia  

Aproveite para participar de mais atividades gratuitas em sua cidade, dê um passeio e até mesmo assista a um filme em casa. Além de mais momentos especiais em família ou sozinho, seus bolsos ficarão gratos.

Evite comprar por impulso  

A aquisição planejada é um importante aliado da disciplina financeira. Afinal, ao resistir à tentação de comprar sem pensar, você não correrá o risco de cair em uma promoção falsa que não traz nenhuma vantagem real, nem se arrependerá de comprar algo que era desnecessário ou inútil para você na época.  

Além disso, comprar apenas de forma planejada nos permite fazer uma avaliação importante: isso realmente mudará minha vida? Sempre tente considerar sua compra. Pesquise preços, encontre descontos e compre apenas o que precisa. Acredite em mim: isso pode mudar sua vida financeira!

Agora que você sabe como se preparar para um consórcio, faça sua simulação com a Embracon e aproveite as vantagens.

Simulação