Como se preparar para a aposentadoria com consórcio

Como se preparar para a aposentadoria com consórcio

Realize seus sonhos no curto prazo, cumpra suas obrigações atuais e crie um fundo que proporcionará paz para a economia após a aposentadoria. Esses são alguns dos principais desafios de planejamento financeiro que a maioria das pessoas enfrenta.

Para quem está iniciando a carreira, o planejamento financeiro não é uma tarefa fácil, mas os especialistas sugerem que, seja qual for a estratégia de investimento, a prática de economizar dinheiro para o futuro deve ser estabelecida o mais rápido possível.

Iniciativas como essa podem ajudá-lo a manter a disciplina financeira ao longo de sua vida e, à medida que o estágio mais maduro se aproxima, você desenvolve o hábito de economizar regularmente para aumentar sua riqueza.

Comprar bens pode ser uma forma de se aposentar com tranquilidade. Por exemplo, alugar o seu imóvel pode ser mais uma opção para criar uma nova fonte de rendimento, podendo até ser proprietário de uma casa de férias para usufruir desta fase que pode ser o ápice da sua vida!

Planejar sua aposentadoria com consórcio é uma forma de investimento favorável que permite aumentar o seu patrimônio de forma segura, sem prejudicar a sua situação financeira.

Planeje sua aposentadoria com consórcio

A situação econômica e social não é fácil para ninguém. Por exemplo, a reforma da aposentadoria é um projeto cujo objetivo é fazer algumas alterações para equilibrar as contas da previdência social. No entanto, essas mudanças afetaram a maioria dos funcionários - especialmente os trabalhadores jovens.

As mudanças previstas na reforma previdenciária incluem o aumento da idade de aposentadoria para homens e mulheres e o aumento do prazo de pagamento. Outras propostas de reforma seguem a mesma linha, que é sempre reduzir os benefícios atualmente proporcionados a quem deseja se aposentar.

Além disso, você deve saber que quanto mais cedo você começar a planejar a aposentadoria - por meio de planejamento e investimento decisivo, que pode acontecer antes do prazo estipulado pela Previdência Social - mais chances você terá de um futuro mais tranquilo e sem preocupações.

Para iniciar seu plano de aposentadoria, você deve primeiro refletir sobre seus objetivos. Pense em algumas questões, como:

  1. Com que idade você planeja se aposentar?

  1. Quanto valor mensal pode lhe garantir uma velhice tranquila?

  1. Por que investir na aposentadoria (quais são suas prioridades)?

Benefícios do plano de aposentadoria com consórcio

Uma maneira de investir com segurança na aposentadoria é escolher um imóvel. Ao comprar um imóvel, você pode construir bens e administrar receitas para que possa viver uma vida mais confortável no desafiador dia a dia dos aposentados. Os investidores bem-sucedidos podem até parar de trabalhar mais cedo do que o esperado e obter independência financeira. Não é incrível?

Lembre-se: um bom investimento é um investimento diversificado. Mesmo para os mais corajosos e que gostam de riscos elevados, construir uma parcela do patrimônio com imóveis pode garantir um percentual seguro da receita.

Mercado dinâmico

Os imóveis oferecem uma variedade de opções à sua escolha. Você pode comprar terrenos e construir casas para vender, ter locais comerciais disponíveis para alugar, comprar propriedades potenciais e esperar o momento certo para vendê-las por um preço mais alto (mas é claro, alugar durante o período de espera) ou alugar casas e apartamentos. Em suma, as possibilidades são muitas.

Além de ser um mercado que oferece múltiplas opções aos investidores, também tem a vantagem de ser um ativo básico que pode manter a rentabilidade mesmo em tempos de crise econômica. Afinal, as pessoas precisam morar em algum lugar. Você pode se adaptar aos tempos econômicos e aumentar ou diminuir o valor de acordo com a demanda.

Apreciação

O mercado imobiliário é um ativo que aumenta de valor com o tempo. Por exemplo, isso é diferente de comprar um carro. Nesse caso, você sabe que será depreciado a cada ano. Se você escolher o local ou empreendimento certo, pode até se surpreender com a valorização do seu imóvel!

A valorização da propriedade ocorre não apenas porque o mercado é dinâmico, mas também por causa de mudanças positivas na vizinhança. Portanto, é muito benéfico investir em locais com potencial de crescimento, como comunidades em desenvolvimento. Acredite em mim: sua propriedade pode até dobrar em alguns anos.

É seguro

Existe outra vantagem importante em investir em imóveis: segurança. Você não correrá os mesmos riscos que aqueles que investem no mercado de ações e podem perder dinheiro da noite para o dia. Pelo contrário, quando você compra um imóvel, obtém um ativo de longo prazo, que pode ser uma fonte de renda ou patrimônio doméstico.

Em outras palavras, você pode não só garantir que não perderá dinheiro, mas também ter espaço disponível quando alguém precisar desse suporte. Além disso, você também pode optar por comprar uma casa de praia ou um local onde possa passar os momentos de lazer com sua família e alugá-lo em outros momentos.

Investir em imóveis tornou-se uma opção para a aposentadoria. Quando atingirmos a idade ideal para propriedade de ações e opções de renda adicional, não haverá dúvida de que esta é a maneira mais saudável de aproveitar este estágio, e os fundos de propriedade são verdadeiros aliados neste momento.

Dicas para planejar o futuro e aposentar com consórcio

Selecionamos dicas que podem ajudá-lo a planejar sua aposentadoria com consórcio:  

  • Estabelecer metas: esta é a primeira etapa em qualquer planejamento financeiro. Aqui, a grande questão a ser respondida é: até onde você quer ir?  

  • Estabelecer um prazo: considere o ano em que você planeja se aposentar e quanto tempo levará para atingir seus objetivos.  

  • Perseverança e disciplina: não desista no meio do caminho, mesmo que demore muito para atingir seus objetivos.

  • Conheça seu orçamento: crie uma planilha para calcular suas receitas e despesas mensais. Este cálculo o ajudará a entender a quantia que você pode reivindicar do sindicato a cada mês.  

  • Calcule quanto você precisa economizar: para manter o padrão de vida após a aposentadoria, você precisa calcular quanto vai gastar. É claro que as despesas com saúde e lazer também devem ser levadas em consideração.

  • Fontes diversificadas de renda: lembre-se de que os especialistas recomendam que a previdência social seja no máximo 20% de sua renda nesta fase. Você pode usar outras fontes de financiamento para complementar essa receita, como aluguel de imóveis obtido por meio de consórcio.

Garanta sua aposentadoria de forma tranquila com o consórcio.  

Simulação