Carro ou moto: qual comprar

Carro ou moto: qual comprar

Quando se fala em paixão nacional, naturalmente o carro surge como primeira opção, principalmente por conta de seus belos modelos e por conta das propagandas nos meios de comunicação, que enfatizam seu conforto e facilidade de dirigir.

Por outro lado, muitas pessoas têm preferência pela compra de uma moto por diversos motivos. Ela permite se locomover mais rapidamente na maioria dos locais, costuma ser mais barata e pode até mesmo servir de renda extra para diversas finalidades.

Por mais que o brasileiro já seja um conhecido fã de carro, o interesse pela compra de moto tem disparado nos últimos anos. Só em 2021, no auge da pandemia de Covid-19, a venda de motos cresceu 27% comparada ao ano anterior, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

É verdade que a moto se tornou uma alternativa diante da possibilidade de enfrentar o transporte público, principalmente em um momento em que as pessoas estavam passando por isolamento social. Além de ser um bem mais barato do que o carro, os custos da moto são menores: você não gasta tanto com combustível e nem com manutenções regulares.

Outro fator que levou ao crescimento da compra de motos é a possibilidade de trabalhar com aplicativos de entrega. Com as pessoas fazendo mais compras de casa, o serviço de entregadores mostrou-se essencial nesse período, crescendo ano após ano.

Para muitas pessoas, comprar um carro é realizar um sonho. O carro dá mais liberdade de locomoção, além de conforto e melhoria de bem-estar como um todo.

Muitas pessoas romantizam esse tipo de compra porque querem desfrutar dos muitos benefícios de se ter um automóvel.

Independentemente da sua fase de vida, a compra de um carro tem tudo para facilitá-la. Quem está prestes a completar a maioridade, por exemplo, quer mais liberdade para sair com os amigos ou até mesmo cumprir a rotina de trabalhar e estudar no mesmo dia. Porém, pessoas já inseridas no mercado de trabalho ou até mesmo bem estabelecidas também podem desfrutar do benefício de ter um carro pela primeira vez: elas podem buscar mais conforto para o dia a dia e realizar uma série de atividades que não poderiam caso dependessem do transporte público ou aplicativos de carona.

Dentro desse cenário, qual seria a melhor compra para você? Para que possa ter uma melhor tomada de decisão, vamos explicar com detalhes as características da compra de um carro ou de uma moto. Confira a seguir.

Por que comprar um carro

Por mais que as pessoas tenham passado mais tempo em casa, devido ao isolamento social, a compra de um carro dá mais liberdade para que elas possam fazer o que desejam: ir ao trabalho, fazer compras ou até mesmo um simples passeio de fim de semana.

Se antes as pessoas se esforçavam em busca da compra de um modelo zero km, atualmente existem tantas opções, que os seminovos têm caído cada vez mais no gosto popular. Para se ter uma ideia, os seminovos ficaram tão atrativos, que tiveram maior aumento de preço do que os carros zero nos últimos anos.

Mas, quando se fala em ter o primeiro carro, é importante levar em consideração algumas particularidades: fatores como dinheiro à disposição e objetivo de uso do automóvel são importantes, mas o gosto pessoal também deve ser analisado. Afinal, um carro não é um bem barato e, se não tivermos o mínimo de apreço por ele, provavelmente a experiência não será muito boa.

A compra de um carro é um dos momentos mais importantes de nossas vidas. Trata-se de um bem de alto valor, portanto, é necessário fazer uma boa escolha e que esteja dentro de suas expectativas.

Muitas pessoas já têm o modelo de carro que deseja na cabeça, mas precisam fazer uma pesquisa mais aprofundada na hora efetiva da compra. É preciso pensar em um modelo que tenha um valor aceitável, de acordo com os seus rendimentos mensais, e até mesmo entender características que se alinham às suas necessidades, como potência, consumo e até reposição de peças.

Se você mora sozinho, por exemplo, vale se perguntar: qual o objetivo de se ter um carro? Sair para viajar com mais frequência? Usá-lo somente para passeio? Trabalhar?

E, se morar com a família, precisa levar em consideração um modelo que atenda a todos, incluindo mais espaço interno ou até um porta-malas maior.

Quem precisa de um carro para trabalhar precisa considerar o consumo - principalmente a relação de quilômetros por litro de combustível. Quanto maior a quilometragem por litro, mais econômico o carro é. Considere modelos flex (que dão a possibilidade de abastecer tanto com etanol, como gasolina) ou até mesmo avalie a opção de kit gás, que pode deixar seu modelo mais econômico.

Mas, se a ideia é ter um modelo para passeio, você pode priorizar outros fatores, como espaçamento interno, acabamento dos materiais (como bancos de couro, por exemplo), painéis multimídia (para quem gosta de ouvir as músicas do seu streaming favorito enquanto dirige), entre outros modelos.

Claro que, quanto mais configurações você exigir em sua avaliação, mais caro será o modelo.

Aproveite as diferentes opções que existem no mercado para identificar o que realmente faz sentido para a sua realidade. Se a ideia é um modelo mais econômico, carros hatch podem atender ao que você precisa. No caso de se ter mais comodidade e conforto, quem sabe um SUV ou um sedã médio?

Após entender as facilidades de cada um deles, você pode considerar os modelos. Vale a pena considerar uma avaliação mais precisa - e nem é preciso sair de casa para fazer isso.

Assista a vídeos de especialistas que realizam test drive, consulte os valores na Tabela Fipe e considere montar uma planilha com as principais configurações de seus modelos favoritos.

Vantagens de comprar um carro

Se você tem uma família já estabelecida, o carro é o melhor para você, porque oferece conforto para passear na cidade ou até mesmo para longas viagens.

Além disso, o carro é uma opção mais segura, já que não deixa o motorista e os passageiros vulneráveis no trânsito.

Faça chuva ou faça sol, sair de carro sempre é uma boa pedida, já que todos podem curtir o passeio no conforto de um bom assento, ar-condicionado (em alguns casos, é verdade) e até mesmo curtindo uma música.

Desvantagens de comprar carro

Por mais que existam muitos modelos econômicos, manter um carro é mais caro que uma moto, por exemplo. Além de gastar mais com combustível, o carro possui valor de seguro mais elevado, sem falar no preço final do veículo.

A efeito de comparação, um automóvel básico custa pelo menos o dobro de uma moto considerada potente e tem um índice de desvalorização ainda maior que as motocicletas.

Por que comprar uma moto

Vamos explicar a seguir por que considerar a compra de uma moto.

Custos com manutenção mais baixos

Um dos principais fatores para a compra da moto é seu baixo custo de manutenção. Antes de tudo, ela possui menos peças e componentes do que um veículo padrão.

Um carro possui embreagem, freios, motor, suspensão, transmissão, vidros, volante, enfim, uma série de itens que precisam ser revisados periodicamente. Sem a manutenção preventiva, um carro pode representar mais gastos do que o previsto.

A moto, claro, também precisa ser bem cuidada para evitar idas ao mecânico. Porém, ela apresenta menos componentes: tem somente duas rodas, menos cilindros no motor do que um veículo (dependendo do modelo da moto, é claro) e é bem mais simples de realizar as manutenções preventivas quando comparadas a um carro.

Mesmo na hora do aperto, quando se torna inevitável a ida ao mecânico, as motos apresentam preços mais baixos de peças. Dessa forma, o condutor tende a gastar menos com qualquer tipo de conserto que precise fazer em sua motocicleta.

Consome menos combustível

Como já dissemos, o interesse pela compra de motos disparou principalmente por conta da alta dos combustíveis. O motivo é bem simples: por ter menos componentes e, consequentemente, menor peso, a moto consome bem menos combustível do que os carros particulares.

Para se ter uma ideia, enquanto os veículos a combustão tendem a fazer cerca de 15 km por litro nas cidades (pelo menos, os modelos mais econômicos), uma moto bem econômica pode fazer até 55 km por litro.

Em uma conta básica, o percurso de 50 km diários em um veículo pode chegar a R$16, enquanto a moto gasta menos que a metade deste valor para o mesmo percurso.

Dependendo do modelo da sua moto, é possível alternar combustível até mesmo para o diesel, gerando uma economia ainda maior em determinadas situações.

Por conta disso, a moto é o melhor meio de transporte para circular nas grandes metrópoles, proporcionando maior economia de combustível.

Mais praticidade e agilidade no dia a dia

Quem costuma circular pelas grandes cidades invariavelmente se depara com algum tipo de trânsito ao longo do trajeto. Quando se tem um carro, não tem muito jeito: por mais que você tente escapar dos engarrafamentos com o uso de aplicativos como o Waze, as chances de ficar parado são imensas.

As motos também estão vulneráveis ao trânsito. Porém, é mais fácil cortar com um veículo de duas rodas, trafegando entre as faixas. Claro que isso exige um bom cuidado e atenção redobrada: alguns carros tendem a se movimentar mais entre uma faixa e outra e podem não prestar atenção com a chegada das motocicletas.

De qualquer forma, a moto consegue se movimentar melhor diante dessas adversidades. Dessa forma, ela consegue economizar mais combustível mesmo diante dos engarrafamentos. E, por ser menor e mais flexível, que demanda menor área para trafegar e até mesmo estacionar, fica muito mais fácil se deslocar no dia a dia com um veículo de duas rodas, gerando economia de um bem preciosíssimo: o seu tempo.

Vantagens e desvantagens de comprar uma moto

Veja a seguir os principais pontos a serem considerados na compra de uma motocicleta.

Vantagens de comprar uma moto

Se você adora viajar sozinho e curtir a vida em ritmo de aventura, certamente a moto é a melhor opção para você.

É possível adquirir uma moto do ano, com 600 cilindradas - que é considerada potente - pagando a metade de um automóvel zero km básico, sem conforto.

Além do baixo custo comparado ao carro, a moto também tem baixo custo de manutenção. Sem falar que, para estacionar, é muito mais simples - não depende da construção de uma garagem, por exemplo.

Você economiza combustível, trafega melhor pelo trânsito (algo extremamente útil em grandes cidades, por exemplo) e conta com uma extensa variedade de modelos, sem ter que pagar muito.

Desvantagens de comprar uma moto

A principal desvantagem de adquirir uma moto é o quesito segurança. Os pilotos ficam mais vulneráveis a acidentes e podem ter sérias complicações no trânsito, mesmo com um simples choque.

Por não ter cobertura, o piloto também fica mais vulnerável em dias de chuva, além de estar mais suscetível à imprudência dos demais motoristas.

Ah, sem falar na limitação de transportar pessoas. Afinal, a garupa só comporta mais um, uma desvantagem para quem deseja sair com família e amigos, por exemplo.

Zero km ou seminovo?

No processo de escolha da sua moto ou seu carro, você precisa determinar se tem preferência por um modelo seminovo (que, geralmente, tem até 5 anos de uso) ou um zero km, que pode ser customizado a partir das opções dadas pelas concessionárias.

A seguir, vamos explicar as vantagens e desvantagens dos modelos zero km e seminovos.

Vantagens do zero km

Se você deseja ter um carro ou uma moto zerada, que não vai dar problemas mecânicos tão cedo, pode contar com o zero km.

Dependendo do modelo que deseja comprar, você tem a autonomia de customizá-lo da forma como desejar, como adicionar bancos de couro, itens opcionais, entre outros. A garantia de fábrica também é outro componente importante: algumas marcas podem dar mais de cinco anos, o que dá uma segurança a mais ao condutor, caso depare com algum defeito de fábrica ou tenha que trocar alguma peça, por exemplo.

Por nunca ter sido rodado, o veículo zero km tem uma vida útil maior. Quando você for pensar na revenda, muito provavelmente conseguirá um bom valor na transação, principalmente se tiver rodado por pouco tempo.

Desvantagens do zero km

As principais desvantagens de um carro ou uma moto zero km têm a ver com preços. Você paga mais caro pelo veículo, que passa por um processo de desvalorização assim que você o tira da concessionária. Para se ter uma ideia, você acaba perdendo mais de 15% do valor só por rodar com o carro ou a motocicleta pela primeira vez.

Além disso, precisa pagar um valor mais elevado de IPVA, que é calculado sobre o valor venal do veículo. Por ser mais caro, o dinheiro dedicado a um zero km pode comprar um seminovo mais luxuoso e com mais itens opcionais.

Vantagens do seminovo

A principal vantagem do seminovo está relacionado ao seu preço: você paga menos por um modelo que pode proporcionar mais conforto do que se comprasse um modelo zero km.

Além disso, os seminovos não desvalorizam tanto quanto um modelo zero km - tanto que sua depreciação é até 10% menor.

Vale lembrar que a moto e o carro possuem uma lógica diferente de depreciação. Um carro, por exemplo, tende a ter maior durabilidade do que a moto.

Outra vantagem é pagar um valor menor de IPVA e de seguro - dependendo do modelo que escolher, é claro.

Desvantagens do seminovo

É preciso tomar alguns cuidados ao optar pela compra de um seminovo. Antes de tudo, pesquise o histórico do carro ou moto que deseja comprar, para saber se possui multas em aberto ou algumas batidas que possam ter comprometido a carroceria do veículo, por exemplo.

Após a compra, visite o seu mecânico de confiança, para saber se tudo está em ordem com o veículo. Se possível, vale a pena fazer essa avaliação até mesmo antes da compra: chame alguém de confiança para olhar o modelo que deseja comprar, para verificar se realmente o preço justifica o estado do modelo.

Pesquise a reputação do local em que vai comprar o seu carro ou a sua moto, para evitar qualquer tipo de experiência frustrante.

Vale lembrar que, em muitos casos, a garantia do veículo pode ter expirado. E, dependendo do estado do veículo, muito provavelmente você terá que ir ao mecânico com maior frequência do que se tivesse comprado um zero km.

Compre seu carro ou moto com o consórcio

Independente do veículo que deseja comprar, o consórcio pode ser um aliado importante nessa conquista.

O primeiro passo para fazer o seu consórcio é ter uma noção do valor do bem que deseja comprar. Para isso, você pode pesquisar a tabela Fipe, para entender o preço do seu carro ou da sua moto.

No consórcio, o valor total do bem serve como parâmetro para determinar a carta de crédito, que equivale ao preço do bem. Na verdade, com o consórcio você investe para ter acesso ao valor da carta de crédito, que vai possibilitar a compra quando você for contemplado.

Após ter um valor de referência, é preciso selecionar uma administradora que possua autorização do Bacen para seu pleno funcionamento - como a Embracon, por exemplo.

Selecione o consórcio de automóveis para, então, dar início ao processo de simulação da compra de um carro. Caso queira investir em uma motocicleta, pode prosseguir com o consórcio de moto.

A primeira informação pedida é o valor da carta de crédito, que equivale ao valor total do carro. Depois disso, basta inserir a quantidade de mensalidades em que deseja dividir. Como retorno, a administradora já informa o valor da parcela de consórcio, com o acréscimo da taxa de administração e do fundo de reserva.

É possível simular o bem quantas vezes achar necessário. Seu objetivo é possibilitar ao interessado verificar um valor de mensalidade que caiba em seu orçamento pessoal.

Durante o processo de simulação, os dados pessoais são pedidos, para que um especialista de consórcio entre em contato e possa formalizar o contrato de adesão.

Avalie as melhores opções antes de fechar o contrato. A administradora tem até 90 dias para inserir o consorciado em um grupo com pessoas que têm interesses semelhantes. Isso significa que, caso opte pela compra de uma moto, estará em um grupo composto, em sua maioria, por interessados na compra de uma motocicleta. E, no caso de um consórcio de carros, o grupo é composto por interessados em um veículo de quatro rodas.

No consórcio, você pode ser contemplado por meio dos sorteios, que acontecem mensalmente, ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que cada consorciado pode tentar. Pelo lance livre, que é a modalidade mais comum, o maior valor ofertado define o contemplado.

Caso você faça uma oferta, mas outro consorciado seja contemplado, não se preocupe: seu valor não é debitado para a administradora, e você pode tentar o lance nos meses seguintes. É uma boa oportunidade para juntar um valor ainda maior e, assim, aumentar suas chances de contemplação.

Independente da forma que for contemplado, é preciso passar por uma análise de crédito feita pela administradora. Além de avaliar seus rendimentos mensais, uma série de documentações é pedida. Siga as recomendações, para não perder o acesso à carta de crédito.

Com a carta de crédito em mãos, você finalmente pode comprar o seu carro - se estiver escolhido consórcio de veículos - ou a sua motocicleta - no caso de consórcio de moto.

É possível utilizar o valor tanto para um modelo zero km, como seminovo.

Viu como é simples investir no seu novo bem? Faça uma simulação na Embracon e economize ao comprar a sua moto ou o seu novo carro.