Melhores lugares para viajar no Brasil

Melhores lugares para viajar no Brasil

O Brasil não tem falta de atrações turísticas. Nosso país possui uma diversidade maravilhosa, paisagens de tirar o fôlego e cidades que existem com as mais diversas qualidades. Alguns destinos se destacam pela boa estrutura, enquanto outros se destacam pelos diversos atrativos e com tantas opções, o país sempre terá um novo destino para explorar e se apaixonar.

Neste artigo, listamos alguns destinos para viajar no Brasil e como fazer isso sem gastar muito. Leia até o final e se surpreenda.

Destinos para viajar no Brasil

A gente sabe que agora não é hora de viajar devido a pandemia, mas é sempre hora de sonhar e pensar na próxima viagem, certo? Assim, quando pudermos explorar novos horizontes, você já saberá para onde viajar no Brasil. Confira algumas opções:

Bonito no Mato Grosso Sul

Perfeito para quem busca contato com a natureza e ter muitas aventuras, Bonito é o lugar ideal. A cidade tem um ritmo de interioridade e dezenas de atividades turísticas, incluindo flutuar em um rio de cristal, caminhadas e banhos em cachoeiras. Tudo é feito de forma ordenada e de forma a proteger o meio ambiente.

Alto Paraíso (Chapada dos Veadeiros) em Goiás

Uma das cidades para se visitar a base da Chapada dos Veadeiros em Goiás é a pequena Alto Paraíso. Pequena e acolhedora, é uma cidade simples, mas tem vários hotéis, casas de aluguel e bons restaurantes. De lá, você pode dirigir até dezenas de cachoeiras incríveis, o cenário é o mais diverso, fazer caminhadas, voar em balões, observar a flora e fauna locais,  fazer trilha, são diversas atrações. Excelente lugar para viajar no Brasil.

Pirenópolis em Goiás

Para os mais intimistas, Pirenópolis é apenas "Piri", uma pequena cidade com ruas de pedra, muito frequentada nos finais de semana, e seu centro histórico com charmosos casarões coloniais. É uma cidade com muitas cachoeiras, para quem quer se manter em boas condições, esta é uma excelente estrutura, com uma variedade de hotéis charmosos à sua escolha. Muita gente que mora em Brasília vem ao Piri quando quer relaxar e aproveitar o ar puro.

Lençóis (Chapada Diamantina) na Bahia

Lençóis é o nome da cidade mais adequada para quem deseja descobrir as belezas da Chapada Diamantina na Bahia. Com suas ruas de pedra e muitas atividades, é um destino ideal para quem busca contato com a natureza e deseja ficar longe dos grandes centros, tem direito a nadar nas refrescantes cachoeiras e caminhar pelas trilhas no final da tarde. Vale lembrar que, aos olhos dos turistas, Lençóis é o campeão dos melhores destinos para viajar no Brasil, o que é uma boa indicação de que Lençóis tem tudo para conquistar o seu coração.

Fernando de Noronha em Pernambuco

A ilha mais adequada do Brasil, é sem dúvida um dos destinos mais bonitos do nosso país, e é muito apropriada para férias e viagens de lua de mel. Com suas praias charmosas e ambiente tranquilo, é um lugar que você pode visitar uma e outra vez, e sua beleza sempre o impressionou. A natureza preservada de Fernando de Noronha, dentro e fora d'água, e a sensação de segurança permanente são qualidades pelas quais o turista vai se apaixonar. A Ilha de Noronha tem praias incríveis como a Baía do Sancho e a Baía dos Porcos, um dos destinos que você não pode deixar de visitar pelo menos uma vez na vida.

João Pessoa na Paraíba

A capital paraibana tem belas praias para caminhadas, piscinas naturais formadas durante a maré baixa e uma comida deliciosa que só o nosso Nordeste pode oferecer. Quem visita o local também pode aproveitar para conhecer outras praias da Paraíba, como Tambaba, ou curtir a importantíssima festa de São João por lá. Mais importante ainda, você não precisa pagar uma taxa alta para conhecer este lugar.

São Miguel do Gostoso no Rio Grande do Norte

São Miguel do Gostoso ainda não é conhecida por muita gente, é uma cidade muito pequena no Rio Grande do Norte. A cidade quase não tem estrutura e não tem sido explorada pelo turismo, mas possui longas praias de areia deserta, o que é uma boa opção para quem quer ficar longe dos grandes centros. Você também pode aproveitar esta viagem para ficar em Natal ou na Praia da Pipa por alguns dias, um pouco mais de emoção pode melhorar sua viagem.

São Miguel dos Milagres em Alagoas

São Miguel dos Milagres é considerada uma das melhores praias do Brasil, perfeita para quem quer desfrutar de paz e tranquilidade à beira-mar. A pequena Milagres com bastante água de coco é um destino pequeno e simples para quem não busca badalação ou grandes estruturas. Para quem quer apenas se divertir na praia, esse é um lugar para curtir com as cores do Mar do Caribe Brasileiro.

Jericoacoara no Ceará

Jericoacoara é um pequeno vilarejo à beira-mar localizado em uma área de dunas, próximo a um lago transparente, muito conhecido entre os brasileiros e até mesmo turistas estrangeiros. É um destino com diversos hotéis e pousadas, excelentes restaurantes e oferece uma boa noite na Duna do Pôr-do-Sol, que é um dos atrativos da vila. Para quem gosta de velejar, este é um ótimo lugar, para quem ainda não velejou, esta pode ser uma boa oportunidade para iniciar este esporte.

Barra Grande no Estado da Bahia

A vila de Barra Grande é um destino popular na Península de Maraú, na Bahia. Entrar neste local não é tão simples, tornando-o num refúgio tranquilo. Com piscinas naturais, pequenos vilarejos e ritmo lento, é o ponto de partida para explorar as praias próximas como a Praia de Taipu de Fora, a Praia de Algodões e a Praia da Ponta do Mutá. Para quem viaja pelo Nordeste em busca de paisagens naturais e belas praias, essa área é perfeita!

Maceió em Alagoas

Os turistas em Maceió, capital do estado de Alagoas, desfrutam de belas praias e de passeios inesquecíveis ao longo de seu litoral. Esta é uma pequena capital com excelentes restaurantes, bons preços de hotel e uma orla agradável, ideal para um passeio noturno. A tarefa mais difícil da cidade é escolher a sua praia preferida, pois Maceió possui muitas praias lindas, incluindo a Praia de Ponta Verde e a Praia de Pajuçara, onde você pode ir de jangada até como piscinas naturais e praias próximas como a Praia do Francês e a Praia do Gunga. Quem quiser ir ainda pode estender o roteiro até Maragogi, que também é atraída por sua piscina natural.

Porto de Galinhas (Ipojuca) em Pernambuco

Porto de Galinhas é a preferida de turistas de todo o país, e um destino ideal para os amantes da sombra das árvores e da água doce. A vila possui um centro bem estruturado, hotéis simples, ou alguns dos melhores resorts do Brasil, é uma vila que atrai pessoas de todas as idades e bolsos. Sol o ano todo, o que não falta, lindas praias e lindas piscinas naturais!

Lençóis Maranhenses no Maranhão

As chuvas dos Lençóis Maranhenses formam dunas de areia e lagos transparentes, o que torna o lugar tão bonito que já foi utilizado como local de filmagens muitas vezes. A região de Lençóis oferece uma paisagem simplesmente única e surpreendente. Este é mais um ótimo lugar para viajar no Brasil para quem busca contato com a natureza e paisagens exóticas. Atins, é localizada na região.

Morro de São Paulo na Bahia

A uma curta distância de Salvador é um destino super popular em nosso Nordeste, onde os carnavais são lotados e proporcionam muita tranquilidade em períodos intempestivos. As praias paradisíacas de Morro de São Paulo são belas, com piscinas naturais por toda parte. Viaje para lá na maré baixa e você ficará muito feliz. Morro de São Paulo fica próximo à Ilha de Boipeba que também não é mesquinho em beleza, proporcionando aos turistas paisagens mais preservadas.

Maragogi em Alagoas

A tranquila e despretensiosa Maragogi tem se tornado gradualmente um dos destinos mais desejados do Nordeste. Seu litoral tornou-se uma região conhecida como Caribe Brasileiro, e suas piscinas naturais são famosas por suas águas límpidas e refrescantes em dias de sol e maré baixa. Essa é uma ótima dica para quem quer sossego ou se hospedar em um lindo resort com tudo incluído (como o Salinas Maragogi) sem se preocupar com mais nada.

Aracaju em Sergipe

A capital sergipana combina o ar de uma cidade do interior com os atrativos de uma cidade grande. Aracaju tem a vantagem de excelentes caminhadas, passeios e praias (geralmente vazias) e belos pores do sol. As delícias da culinária nordestina são os “atrativos” imperdíveis da cidade! Você também pode viajar para a área para visitar o Cânion do Rio São Francisco, na região de Xingó.

Praia do Forte (Mata de São João) na Bahia

A Praia do Forte fica a cerca de 80 milhas de Salvador, Bahia, e é um santuário para quem busca sossego. Este é um local agradável para desfrutar do mar, da paisagem natural, explorar o famoso projeto Tamar e relaxar. Seja curtindo o ambiente tranquilo ou curtindo um de seus resorts de primeira classe, como o Seleção Iberostar Praia do Forte e o Tivoli Ecoresort, a Praia do Forte é sempre uma boa ideia de lugar para viajar no Brasil.

Trancoso na Bahia

Trancoso faz parte da cidade de Porto Seguro, um bairro charmoso, simples e elegante, muito frequentado pelas celebridades hoje em dia. Esse lugar tem lindas praias e um lugar muito tranquilo e quase sem gente. O famoso "Quadrado" do centro é um local onde se reúnem restaurantes e lojinhas na cidade, mas a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros também aparecem nos roteiros dos turistas da região.

Alter do Chão (Santarém) no Pará

Alter do Chão foi eleita um dos melhores destinos de praia do Brasil pelo The Guardian e por isso é conhecida mundialmente. O título é merecido, as praias do Pará são sim dignas das mais magníficas paisagens do País. Vale ressaltar que todas as praias são cercadas do forte verde amazônico e são regadas por muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns. Os melhores destinos do Estado do Pará fornecem para você, com praias de areia branca, refrescantes banhos de rio, florestas e, claro, uma culinária maravilhosa.

Manaus no Amazonas

Visitar Manaus é descobrir uma parte surpreendente da história brasileira que muitas pessoas não conhecem. Com sua rica cultura e paisagens naturais impressionantes, pode ser o ponto de partida para descobrir as belezas da floresta amazônica, descobrir novos sabores e a diversidade do nosso país. Ao visitar a cidade, você não pode deixar de admirar a confluência das águas do Rio Negro e Solimões ou visitar o Teatro Amazonas, símbolo da cultura local.

Ouro Preto em Minas Gerais

A charmosa Ouro Preto vive entre montanhas, ruas de pedra e casarões coloniais. Um destino cheio de história, com igrejas de valor cultural e edifícios magníficos. Ouro Preto fica a apenas 100 quilômetros da capital Belo Horizonte e é uma ótima opção para viagens e imersão na história e na arte brasileira. Esta é uma cidade muito apta para passear, comer bem e sentir a recepção calorosa de Minas Gerais.

Poços de Caldas em Minas Gerais

Minas Gerais leva o nome de sua atração turística mais famosa: suas águas de nascente e vulcânicas têm sido usadas em banhos termais para tratar doenças desde que foram descobertas. Ainda hoje, a cidade conta com hotéis que oferecem banhos em águas famosas a preços justos e boas estruturas. Este é um destino bastante conhecido entre os mineiros e pode surpreendê-lo também.

Visconde de Mauá no Rio de Janeiro

Localizada no Rio de Janeiro e bem próxima a Minas Gerais, Visconde de Mauá possui trilhas, cachoeiras, morros e muita interação com a natureza, sendo um destino para quem deseja estar próximo às áreas verdes. A cidade é pequena, perfeita para quem procura um fim de semana tranquilo, ótimo para aprender sobre a flora e fauna da região e se rejuvenescer antes de retornar às vibrantes atividades diárias.

Paraty no Rio de Janeiro

Paraty é uma cidade que atrai viajantes de diferentes gostos. A cidade possui belas praias e cachoeiras, mas também pontos históricos e comidas deliciosas. Esta é uma cidade com muitos atrativos, muito adequada para caminhadas na área central, e é atraída por casarões coloniais e ruas de pedra. Ao fazer um passeio por esta cidade elegante, você pode reservar um momento para explorar suas praias e cachoeiras e passear pelo Centro Histórico. Os bairros lá são classificados como Patrimônio do IPHAN e recentemente foram classificados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Olympia em São Paulo

Olímpia está localizada na Zona Norte do Estado de São Paulo e é famosa por seus parques aquáticos e fontes termais, ideais para relaxar nas piscinas no inverno. Esta cidade abriga as famosas Thermas dos Laranjais, um dos maiores parques aquáticos da América Latina, adequado para pessoas de todas as idades.

Brotas no Estado de São Paulo

Brotas é famosa pelos esportes radicais, é excelente para os amantes de aventura, sendo também um destino para quem busca diversão e contato com a natureza. A cidade oferece diversas atividades, incluindo visitas a cachoeiras, rafting, arvorismo, tirolesa, canoagem, quadriciclo e muito mais. Para quem gosta de ecoturismo e esportes, esta cidade é um dos melhores destinos turísticos para viajar no Brasil. Se você também gosta de novas emoções e aventuras, vale a pena conhecer Brotas.

Gramado no Rio Grande do Sul

Gramado é um dos melhores destinos do Brasil, esta cidade conta com infraestrutura de primeira classe, uma grande variedade de atrações, comida deliciosa e gente hospitaleira, tornando a experiência desta cidade sempre inesquecível. Este é um lugar para pessoas de todas as idades, elas sempre têm coisas novas para fazer ou descobrir novos ares. Essa é uma cidade que já conquistou o gosto dos brasileiros e vale sempre a pena uma visita.

Gostou da nossa lista? Confira mais algumas dicas antes de viajar no Brasil.

Como viajar no Brasil sem gastar muito?

Viajar é um dos maiores prazeres da vida. Durante a viagem, podemos conhecer novas pessoas e novas culturas, que nos fascinam e aumentam nossa visão do mundo. Depois que voltamos da viagem, fica mais tranquilo e há muitas histórias para contar. O problema é que viajar geralmente é caro, então muitas pessoas abandonam rapidamente esse objetivo. Por isso pensamos no artigo de hoje. Vamos falar sobre 5 dicas para viagens baratas no Brasil. Muitos deles se aplicam a todas as partes do mundo. Confira:

1. Saber escolher uma hospedagem

O preço da hospedagem é sempre um dos maiores custos da viagem. Portanto, é bom saber escolhê-lo com cuidado. Considere a distância entre o seu hotel ou albergue e o lugar que deseja visitar. Quanto mais perto você está, menos gasta com transporte.  

Alguns hotéis e pousadas também oferecem café da manhã, o que também ajuda a economizar dinheiro. Se mesmo o hotel mais barato ainda é muito caro para o seu orçamento, você pode considerar outras soluções, como o couch surfing. Em sites que fornecem esses serviços, você descobrirá que as famílias estão dispostas a emprestar um sofá por uma noite a um preço moderado ou gratuito. Vale a pena tentar.

2. Tente viajar na baixa temporada

O período de entressafra é o período em que o número de pessoas que procuram um destino é pequeno. O fato é que a maioria das pessoas não pode escolher a mudança de data da viagem.  

No entanto, é bom saber que entre novembro e fevereiro e durante o período de férias de julho, os preços da passagem aérea e da hospedagem serão mais caros. Se você puder evitar essas datas, economizará muito.

3. Escolha um destino turístico barato

O Brasil oferece muitos destinos para viagens baratas. Normalmente ficam longe da capital e principal eixo turístico, mas também suportam infraestrutura de primeira classe e imperdíveis. Por exemplo:

  • Se você gosta de praia: Para quem quer curtir a praia, o Nordeste é uma escolha incrível, como você pode ver na lista acima. Existem opções mais baratas. Maragogi, em Alagoas, é um dos destinos mais baratos do país, com belas praias e piscinas naturais formadas por corais. No Rio de Janeiro, outro destino clássico dos amantes da praia, Cabo Frio é uma opção econômica. A cidade possui águas limpas, praias de areia branca e muitos atrativos culturais.  
  • Se você gosta da natureza: Para quem gosta de campo e natureza, no interior do Paraná, Ponta Grossa abriga um Parque Estadual. É repleta de belezas naturais: cavernas, lagoas e esculturas de arenito formadas há muitos anos encantam os visitantes.

4. Comprar passagens aéreas

Passagem aérea e hospedagem são os maiores custos da viagem, então você deve saber como economizar dinheiro. Aqui estão algumas dicas:  

  • Tente viajar durante a semana. As passagens são mais caras às sextas-feiras e feriados.
  • Compre as com antecedência. Quanto mais próxima a data, maior será o preço. Também é importante acompanhar as datas de passagens aéreas em promoção.

5. Cozinhe suas próprias refeições

A alimentação também é uma despesa que afetará muito o orçamento. Se o seu hotel ou pousada tem cozinha, vá ao mercado da cidade, bazar ou mercado público para comprar ingredientes para fazer sua própria comida. Esta é uma das melhores maneiras de economizar dinheiro nesta área. Se sua residência não tem cozinha, outra dica é comprar sanduíches e pratos prontos no supermercado. Este não é o mais recomendado, mas não é necessário ingerir todas as refeições desta forma. E, claro, você pode pedir às associações recomendações mais baratas.

6. Opte por pontos turísticos gratuitos

Muitos pontos turísticos no Brasil são gratuitos. Quer se trate de praias, monumentos ou locais históricos. São muitos destinos, você só precisa conhecer as mais famosas de graça para curtir sua viagem.  

7. Planeje a longo prazo

Este é o maior segredo: planejamento, ainda mais se for feito a longo prazo. Existem muitos investimentos que você pode fazer, como o financiamento ou uma modalidade mais segura que vem crescendo a cada dia: o consórcio de serviços para viagens.

Gostou das nossas dicas?

Simulação