Como escolher uma casa de praia perfeita

Como escolher uma casa de praia perfeita

Ter uma casa na praia significa mais do que apenas relaxar nos finais de semana. Com cada vez mais pessoas trabalhando em esquema home office, uma casa na praia significa também poder passar dias acordando cedinho e com a chance de dar uma corridinha na praia. E por que não uma água de coco na hora do almoço? Ou mesmo passar o mês inteiro de férias aproveitando o seu segundo lar com a sua família.

As vantagens de ter um imóvel na praia não param apenas no lazer. Mas ser proprietário de uma casa ou apartamento na regiões litorâneas do Brasil tem também um ótimo custo-benefício. Isso porque eles estão sempre valorizando.

Se você tem esse desejo, fizemos uma lista de itens que você deve considerar na hora de comprar um imóvel na praia. Confira abaixo:

Quanto custa uma casa na praia?

O primeiro detalhe que você precisa saber para tomar essa decisão é quanto custa. É super importante decidir qual o valor você está disposto a investir para entender qual tipo de imóvel procurar. É essencial também considerar a metragem, a quantidade de cômodos e principalmente a localização da casa na hora de fazer as avaliações.  

Quais os custos extra?

Não se esqueça que uma casa na praia também tem custos envolvidos na aquisição, além dos valores mensais. Quando você for adquirir essa propriedade você precisa pensar em tributos como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), taxas de cartórios, Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) após a entrega das chaves.

Além disso, uma casa na praia também tem custos mensais como condomínio (se for apartamento), limpeza,  o próprio custo da viagem, entre outros.

Qual praia você almeja?

Um fator muito importante na hora de escolher a sua casa de praia é decidir qual a distância você está disposto (a) a viajar. Por isso é importante entender quantas vezes por mês você tem pique para viajar para fazer com que o seu investimento valha a pena.

Algumas famílias têm pique para viajar toda semana, mas aí é uma outra questão: qual distância você acha que vale a pena viajar para este conforto. Se a casa for a uma distância muito grande, ou com muito trânsito durante os finais de semana, vale a pena pensar em estratégias para não deixar de ir (tipo ir um dia mais cedo ou voltar na segunda bem cedinho). E, com certeza, quanto mais perto for o imóvel da sua cidade, mais chances de ir você e sua família também.

Outro ponto que você deve considerar é a distância de estabelecimentos comerciais da sua casa. É sempre bom contar com padarias, supermercados e farmácias por perto.

Qual o seu imóvel ideal?

Na hora de comprar o seu imóvel, avalie qual a sua necessidade real. Essa casa está sendo adquirida apenas para você ou para a sua família? O ideal é você tomar essa decisão analisando o seu cenário atual e onde você pretende estar nos próximos anos. Assim, você conseguirá entender qual espaço o imóvel deve ter, quantos quartos você deseja, se você prefere casa ou apartamento, etc.

Um outro ponto super importante para se pensar é a segurança. Prefira imóveis que tenha algum tipo de equipamento de segurança, como portão e cercas elétricos, alarmes e circuito de câmeras. Casas de veraneio muitas vezes são alvos fáceis para assaltantes já que eles sabem que a casa não está sempre ocupada, então é sempre bom se precaver.

Casa, apartamento ou condomínio?

Cada um dos itens tem a sua vantagem. As casas costumam ser mais espaçosas, os apartamentos mais práticos e os condomínios mais seguros. É importante você analisar qual dos itens é mais importante para você na hora de escolher entre os três.

E não se esqueça que apartamento e condomínio têm custo extra de condomínio, mas você pode contar com serviços e infraestrutura mais completos. Outro item muito procurado em apartamento e condomínio em praia são as piscinas. Todo mundo adora e pode ser uma ótima forma de aproveitar o seu imóvel o máximo possível

Conte com a ajuda de um especialista

Não só na hora de comprar um imóvel na praia, mas se for alugar também, sempre é importante contar com a ajuda de um corretor imobiliário. Esses profissionais estão super acostumados a entender os seus desejos e têm as melhores dicas para que o seu imóvel seja exatamente como você sempre sonhou.

Além disso, ele sabe quais os melhores preços, quais melhores bairros para procurar o imóvel, e sabe analisar se o imóvel tem avarias e problemas como mofo ou infiltrações. Justamente pelos imóveis na praia serem mais suscetíveis a danos, quanto mais você pesquisar com a ajuda de um especialista, melhor.

Ter uma casa na praia é o seu sonho? Então não espere mais, comece a pesquisar e conte com a Embracon para te ajudar a realizar. Faça uma simulação em nosso site e saiba quais melhores opções para você.
Simulação Consórcio Imóvel
chat Eva