10 dicas para organizar uma viagem inesquecível com os filhos pequenos

10 dicas para organizar uma viagem inesquecível com os filhos pequenos

Os planos de todo mundo estão um pouco parados por conta do pandemia do coronavírus. Mas já parou para refletir que esse tempo extra é um ótimo momento para planejar uma viagem de férias com a família? Viajar com os filhos, especialmente os menores, exige alguns cuidados extras, mas é possível organizar todos os detalhes necessários.

Um ponto super positivo é que viajar com os filhos fortalece a convivência familiar, os laços entre pais e filhos, e traz recordações para a vida inteira. Então, esse momento merece ser pensado e planejado com muito carinho.

A primeira preocupação quando se viaja com a família, é escolher um destino que agrade todo mundo. Lugares que estimulem a harmonia familiar e a interação com outras crianças são ótimas pedidas para que os pequenos se divirtam.

Dependendo da idade de cada filho, as crianças podem ficar um pouco inquietas no carro ou no avião, e essa é a hora de pensar em brincadeiras para conectá-las ao prazer de pegar a estrada rumo ao destino onde serão vivenciadas experiências que ficarão marcadas para sempre nas suas vidas.

Preparamos uma lista de recomendações importantes para tornar esse momento de união familiar inesquecível e mais organizado.

Escolha do destino

A escolha do destino vai de acordo também com a idade dos seus filhos.

Bebês requerem mais cuidados, o ideal é pensar em uma cidade em que você possa ter infraestrutura para levá-los. Uma boa dica é pensar no turismo rural. Essa é uma forma de fazer com que as crianças tenham contato com a natureza e aprendam muitas coisas como: de onde vem os alimentos, interagir com os animais, deixar de lado as telas como tablets e telefones, vivenciar experiências novas e aprender como é a vida na natureza. Mas se a ideia for um outro tipo de destino sempre pense nas distrações e memórias que você pode trazer para o seu filho.

Não esqueça dos detalhes

Faça tudo com calma para não esquecer de pequenos detalhes.

Desde separar os documentos, passaportes, até pensar em uma lista detalhada para levar nas malas. Um check list com todos os itens sempre ajuda na hora de não esquecer nada. Praticidade é a palavra.

Opte por malas pequenas

Quem viaja com filhos precisa carregar cadeirinhas, brinquedos e itens de higiene. O excesso de bagagem é uma preocupação que deve ser evitada, desde o começo do planejamento da viagem. Ninguém quer ter o dissabor de precisar revirar as malas nos aeroportos por causa de excesso de bagagem. Para facilitar mais ainda, pense em trocas de roupas por dias. Se todas as peças combinarem entre si as opções ficam mais fáceis. Menos é mais.

Refeições e a hora de dormir

As refeições e a hora de dormir são pontos que merecem atenção em viagens com pequenos. Isso porque quando muda-se a rotina das crianças, elas podem ficar de mau humor e com pouca disposição. Para evitar isso, tente planejar sempre refeições com mais tempo e uma hora de dormir semelhante à que a criança está acostumada. Comidinhas práticas e fáceis, como barrinha de cereal, também devem fazer parte da bolsa para serem consumidas durante o dia.

Trate os imprevistos com leveza

Em todas as situações da vida podemos ser surpreendidos por ocasiões adversas, nessas horas é preciso manter o bom humor e a calma. A viagem deve ser um momento feliz e perder a calma nunca é a resposta. Pense sempre na melhor forma dos pequenos não absorverem essa energia para o problema não ficar bem maior.

A pressa é inimiga da perfeição

Lembre-se disso em todas as ocasiões, desde a hora de preparar a viagem em todos os detalhes, fazer as malas com cuidado e, principalmente, quando for explicar esses detalhes para os seus filhos. Essas memórias vão ficar com as crianças pra sempre, incluindo a preparação da viagem. Fazer com que eles participem desse momento também deixa tudo mais divertido.

Gastos na viagem

Estipule um valor a ser gasto por dia por pessoa

Essa noção de que eles precisam saber gastar o dinheiro nas ocasiões certas, pode até ensiná-los mais sobre economia e planejamento.

Viagem com Pets

Alguns cuidados devem ser tomados, porque cada país tem sua regra de entrada de animais. Portanto, é necessário estar atento às regras e condições sanitárias impostas por cada nação. É essencial que você veja os detalhes e se informe com antecedência, porque o processo de levar um animal de estimação pode demorar meses.

Crie memórias

Mais do que apenas lembranças, cada vez que você viaja com o seu filho, você cria memórias profundas na cabeça dos seus pequenos. Por isso, quanto mais lúdica e divertida você conseguir deixar a viagem, melhor.

Retorno para casa

Pode ser um alívio ou bem traumática tanto para os pequenos quanto para os adultos. Vá com calma nessa fase, eles estão tentando absorver, assim como você, que a rotina vai voltar ao mesmo, e que responsabilidades como escola estão de volta. Explique para os pequenos que isso faz parte da vida e que voltar para casa também é super divertido.

Se você deseja planejar a viagem em família, saiba que a Embracon pode te ajudar! Faça uma simulação no site!
Simulação Consórcio Viagem
Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva