Consórcio é um bom negócio?

Consórcio é um bom negócio?

Se você deseja investir em um bem de alto valor, como um carro ou uma casa, provavelmente deve pesquisar as opções disponíveis. Entre as mais conhecidas estão o pagamento à vista, que exige juntar um alto valor para pagar de uma só vez, e o financiamento, que permite o parcelamento da compra com acréscimo de juros e exigência de valor de entrada.

Muito mais que uma terceira opção de compra, o consórcio se destaca como a melhor modalidade de compra de um bem. Isso porque ele reúne as principais vantagens do financiamento e do pagamento à vista: você pode dividir o valor da sua compra e, ao ser contemplado, pode utilizar a sua carta de crédito com poder de compra à vista, o que permite uma excelente margem de negociação.

Mas, antes de tomar uma decisão desse tipo, vale a pena conhecer como a modalidade funciona.

Você não tem acesso ao bem de forma imediata ao fazer o contrato de um consórcio. Em seu modelo, é necessário participar de um grupo, que reúne consorciados com interesses parecidos com o seu, e contribuir com as mensalidades de forma regular. O valor das mensalidades forma o fundo comum do grupo, que realiza as contemplações mensalmente nas assembleias.

É possível ser contemplado por meio dos sorteios ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que cada um pode tentar. Pelo lance, o maior valor ofertado define o contemplado e quita as últimas mensalidades, sempre da última para a mais recente.

Nenhuma administradora de consórcio pode prometer quando os consorciados serão contemplados: isso pode acontecer tanto nos primeiros meses, quanto nos últimos da sua cota. Mas, ao selecionar uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), como a Embracon, ao se comprometer com as mensalidades, é garantia de que você terá acesso à sua carta de crédito.

Diante de tudo isso, será que o consórcio realmente se apresenta como um bom negócio? A seguir, vamos explicar em quais situações vale a pena investir em um bem por essa modalidade.

Você planeja a sua compra

O consórcio é uma excelente forma de compra a médio e longo prazo. Por mais que você não saiba a data exata em que terá acesso ao bem, você pode planejar a sua compra do começo ao fim ao definir o valor da carta de crédito e a quantidade de mensalidades.

Antes mesmo de fechar o contrato, você pode fazer a simulação de consórcio, que permite saber com antecedência o valor da mensalidade de acordo com a carta de crédito e a quantidade de parcelas. Esse mecanismo é gratuito e pode ser utilizado quantas vezes for necessário dentro do site da administradora.

Com a simulação de consórcio, você tem a possibilidade de planejar a compra de acordo com o seu orçamento mensal.

Você economiza a longo prazo

O consórcio se destaca como a melhor forma de parcelar um bem de alto valor porque permite pagar por um valor a prazo mais justo.

Diferentemente do financiamento, em que o bem pode custar mais que o dobro do valor original, pelo consórcio você tem uma grande economia porque não precisa pagar juros, nem entrada.

E, com a possibilidade de compra à vista, pode economizar bastante na transação e negociar diretamente com o vendedor, mesmo que precise de um valor a mais para completar a compra.

Não paga juros nem entrada

Com o consórcio, você não precisa se preocupar em pagar valor de entrada, como acontece pelo financiamento. Ao assinar o contrato, fica determinado quais são os valores a serem pagos para a quitação de sua cota, sem ter que juntar um alto valor para iniciar o contrato de pagamento.

Além disso, o consórcio não faz cobrança de juros em suas mensalidades. Desde o início, o consorciado já tem ciência das taxas do consórcio, que são:

Liberdade de escolha

Com o consórcio, você pode escolher o que comprar. É possível investir em:

  • Consórcio de veículos: para compra do carro zero km ou seminovo (contanto que tenha até cinco anos de utilização).

  • Consórcio de motos: para a compra da moto que deseja, seja para trabalho, esporte ou passeio.

  • Consórcio de imóveis: para quem deseja realizar o sonho de ter a casa própria ou investir em um apartamento, terreno ou até mesmo um empreendimento comercial.

  • Consórcio de serviços: para viagens, estudos, intercâmbio, cirurgias plásticas, reforma e até mesmo festas (incluindo casamento).

  • Consórcio de veículos pesados: para a compra de caminhões, vans, ônibus ou maquinários agrícolas.

Cada categoria de consórcio tem o seu próprio limite de cartão de crédito e quantidade de parcelas.

Flexibilidade no uso da carta de crédito

Ao ser contemplado, você não precisa ter pressa para adquirir o bem que deseja. É possível manter a sua carta de crédito no fundo comum e pesquisar com calma a sua compra.

Viu como são múltiplas as vantagens de se fazer um consórcio? Entre no site da Embracon e faça uma simulação agora mesmo, para investir na realização dos seus sonhos.