Como investir em curto, médio e longo prazo

Como investir em curto, médio e longo prazo

Pode parecer simples, mas investir depende muito de perfil pessoal. Mesmo assim, é possível dizer como investir em curto, médio e longo prazo. É importante lembrar que não é preciso abdicar de alguns prazeres da vida para que você consiga organizar suas despesas de forma efetiva.Portanto, vamos apresentar algumas dicas para você investir em segurança e, assim, conquistar bens mais duradouros.

Estabeleça seus objetivos

Qual é o seu sonho? Você pretende ter o seu primeiro imóvel? Primeiro carro? Garantir o futuro dos filhos com uma boa reserva?É importante traçar bem o que deseja, para saber de que forma priorizar seus objetivos.Feito isso, determine um prazo.

Como poupar para projetos de curto prazo

São considerados projetos para investir em curto prazo aqueles que você deseja realizar em um período de até 1 ano. Entre os que se encaixam nessa categoria: trocar de carro ou moto, organizar uma festa etc.Claro que esse tipo de planejamento é bem pessoal, já que nem todos dispõem de um mesmo montante de renda.Por isso, é importante definir pequenas quantias mensais para chegar a um desses objetivos. Quanto mais você destinar à reserva, mais rápido consegue chegar lá. Ou seja: quanto mais você investir em seu sonho, mais rápido irá realizá-lo.Mas, lembre-se: não comprometa um percentual muito grande de sua renda, para que isso não atrapalhe seu padrão de vida.Também é possível investir já pensando na aquisição de um novo carro ou moto.Neste caso, você pode optar pelo consórcio. Assim, pode pagar as mensalidades de acordo com a sua renda, fazer uma reserva a mais todos os meses e dar um lance. É o mesmo de você investir em seu sonho um pouquinho a cada mês. Esse é o cominho para ser contemplado.Caso você tenha um automóvel, e queira trocar por um modelo novo ou seminovo, pode usar o benefício exclusivo da Embracon: o "Troca de Chaves", que permite usar o seu veículo como oferta de lance.

Saiba mais sobre Consórcio de Carros.

Como poupar para projetos de médio prazo

Projetos de médio prazo são aqueles que demoram entre 1 a 5 anos para serem atingidos.A aquisição de um automóvel pode se enquadrar nesse quesito. Nesse caso, o consórcio também se apresenta como opção viável.A vantagem é a possibilidade de ser contemplado antes de concluir o pagamento da cota.Além disso, você pode reservar uma quantia a mais do seu orçamento para ofertar um lance mais pra frente. Isso também possibilita obter o veículo num período menor.Dependendo do quanto pretende investir, também pode se organizar para adquirir um novo imóvel no médio prazo, seja ele comercial ou residencial.Assim como o consórcio de veículos, o consórcio de imóveis também dá a possibilidade de ofertar lances.Caso seja seu primeiro imóvel, você pode até mesmo usar o valor do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) como entrada.Além da reserva mensal, você pode aproveitar ganhos eventuais, como participação em lucros, restituição do imposto de renda, entre outros para planejar seus lances. Essa é uma forma mais rápida de obter a quantia necessária e, consequentemente, realizar o seu objetivo.

Como poupar para projetos de longo prazo

Todos os projetos que levam mais de 5 anos para serem conquistados são considerados de longo prazo.Esse tipo de poupança se aplica para a compra de um imóvel, ou até mesmo para investir, por exemplo, na educação de seus filhos.Consórcios de imóveis podem ser parcelados em até 240 meses, sem juros e sem a burocracia de outros tipos de financiamento. Faça uma simulação e veja qual o melhor plano para você.Antes de pensar em fazê-lo, faça uma avaliação de seu perfil. Se você for do tipo que não pode ter dinheiro em reserva, opte por investimentos que possam ser vistos como uma conta mensal, que precisa ser quitada mês a mês.Nesse caso, o consórcio pode ser um bom aliado, porque evita que você pague os altos juros do financiamento.Caso você tenha planejado tudo aquilo que deseja em um grande período de tempo, o consórcio também se apresenta como excelente opção. Tem a vantagem de poder garantir a aquisição antes do que você imaginava, seja pelos sorteios, ou pela possibilidade de dar o lance quando quiser.Com o bom planejamento e, principalmente, quando os resultados começam a aparecer, a satisfação transforma toda a experiência de investir em um ótimo hábito.

Leia mais sobre as vantagens do consórcio.
Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.