As vantagens de usar o simulador de consórcios

As vantagens de usar o simulador de consórcios

Definitivamente não é sem motivos que muitos brasileiros escolhem o sistema de consórcio para ajudá-los a alcançar seus sonhos. A verdade é que esta modalidade traz diversas vantagens para seus usuários, inclusive a possibilidade de prever seus investimentos através do simulador! 

Neste post, vamos explicar como funciona o simulador de consórcios e quais são os maiores benefícios de usar essa ferramenta. Afinal, o simulador de consórcios é uma ferramenta gratuita que te ajuda a conseguir um bem. 

Comprar bens ou serviços de alto valor nem sempre cabe no orçamento. Por isso, procure um simulador de consórcios como alternativa para programar finanças. Dessa forma, a compra será planejada e você poderá ter o produto na data agendada ou até antes sem se endividar. 

Quais são os benefícios de fazer um consórcio? 

Se você está em dúvida se consórcios combinam com o seu perfil e estágio da vida, confira a seguir algumas vantagens dessa modalidade de compra

É um investimento seguro 

Se você tem um perfil de investimento conservador e não gosta nem de pensar no sobe e desce da Bolsa de Valores, participar de um consórcio pode ser uma excelente opção. Isso porque é considerado um investimento de baixo risco.  

Além disso, seu dinheiro não desvaloriza, pois a carta de crédito acompanha o reajuste do bem referencial, garantindo seu poder de compra. 

Não existem cobranças de juros 

Um dos grandes benefícios de participar de um consórcio é que esse modelo não tem juros. O que existe é a cobrança de uma taxa de administração, que geralmente tem um valor bem mais acessível se comparado com outros modelos de aquisição parcelada. 

Essa taxa é o valor que a administradora cobra para gerenciar o grupo de consórcio. Consiste em um percentual fixo sobre a carta de crédito, e é diluída no valor das parcelas pagas mensalmente durante a vigência do plano. 

Promove o seu poder de compra 

Independentemente do tipo de bem que deseja adquirir, o seu poder de compra é garantido nessa modalidade de aquisição. Isso porque, como já mencionado, os reajustes da carta de crédito acompanham as mudanças dos preços dos bens ao longo do tempo. 

Assim, ainda que você seja contemplado somente ao final do plano e o bem desejado esteja mais caro do que quando o consórcio se iniciou — o que é bastante comum —, a carta de crédito tem o seu valor reajustado, permitindo a aquisição pelo valor atual. 

Além disso, ao ser contemplado, você tem acesso à sua carta de crédito no valor total do bem que é objeto do contrato. Assim, a carta de crédito funciona como um pagamento à vista, permitindo que você aproveite todas as vantagens que esse tipo de pagamento oferece, como a possibilidade de barganhar descontos. 

Como pôde perceber, o consórcio apresenta vantagens bem interessantes. Esses são alguns dos motivos que fazem com que seja uma modalidade de compra tão comum no Brasil. 

Vantagens financeiras de se fazer um consórcio 

Seja para realizar um sonho de consumo, adquirindo bens, ou até mesmo para garantir uma situação econômica mais confortável no futuro, o consórcio é uma modalidade financeira que reúne vantagens a consumidores de diversos perfis. 

Organização Financeira 

Para quem tem dificuldade em poupar dinheiro para atingir objetivos, o consórcio é a modalidade ideal! Você é obrigado a pagar as parcelas em dia, caso contrário perderá a chance de ser contemplado.  

E para que seu orçamento não seja prejudicado, é possível escolher um plano que envolva parcelas que cabem no seu bolso, seja para comprar uma casa, um veículo ou um serviço, como aquela viagem dos seus sonhos. 

Vale lembrar que o dinheiro aplicado em um consórcio é um investimento para o futuro. Você não corre o risco de perder essa quantia, e ainda por cima consegue aumentar o seu patrimônio e o de sua família! 

Mais acessível 

Quando comparado a outras modalidades financeiras existentes no mercado, o consórcio destaca-se por ser mais econômico. Além de se ajustar ao seu orçamento – o que significa que você pode decidir a quantidade de parcelas e prazo mais adequados à sua capacidade de pagamento –, ele não envolve taxa de juros

Um investimento seguro 

Outra vantagem que uma pessoa que investe no consórcio pode desfrutar é a tranquilidade garantida pela segurança deste setor da economia. 

Desde 2009, os consumidores brasileiros são protegidos pela Lei do Consórcio, que assegura transparência às operações e acoberta tanto as administradoras quanto seus clientes. O Banco Central do Brasil é o órgão responsável pela fiscalização do setor, conferindo credibilidade às negociações realizadas. 

Como funciona um simulador de consórcios? 

Não tem muito segredo: para usar um simulador de consórcios, você só precisa acessar o site da empresa responsável e procurar pela opção de simulação. Lá, você escolhe o tipo de consórcio que quer fazer (de imóvel, de moto, de automóvel, de terreno ou de serviço) e insere algumas informações pessoais para possibilitar que a administradora faça uma simulação de acordo com seu perfil. 

Após esse preenchimento, basta escolher o meio de simulação (por mensalidades ou pelo valor) e pronto: o site apresentará as possibilidades de valor e o número de pessoas em cada grupo. 

Como é feito o cálculo? 

No consórcio, o interessado deve pagar uma quantia mensal definida em contrato. Para chegar a esse valor, podem ser usados 4 elementos: fundo comum, fundo de reserva, seguro e taxa de administração. 

Fundo de reserva 

O Fundo de Reserva é um valor que garante o funcionamento do grupo de consorciados em determinadas situações já previstas em contrato, como insuficiência de receita nas assembleias de contemplação ou permitir o sorteio de, no mínimo, um crédito por assembleia. 

Este valor é diluído nas parcelas do consórcio e se mantém em níveis adequados ao longo dos meses. É uma garantia para viabilizar todas as contemplações, levando em consideração imprevistos e flutuações de valores dos bens. 

Caso o valor não seja utilizado, é dividido entre todos os participantes após o encerramento contábil do grupo. 

Fundo comum e taxa de administração 

O fundo comum é responsável por juntar renda suficiente para a distribuição das cartas de crédito. Para calculá-lo, basta dividir o preço total do bem pelo número de meses de duração do consórcio. Já a taxa de administração corresponde ao pagamento da administradora pelos serviços prestados com a gestão do grupo, sendo pago mensalmente. 

Como a simulação de consórcio precisa ser feita? 

Na hora de simular um consórcio, você precisará considerar vários aspectos para decidir se vai ou não contratar um plano. Portanto, não é só entrar no site, fazer a simulação e descobrir a parcela mais baixa para adquirir uma cota. Observe abaixo todos os fatores que precisam ser considerados durante a simulação! 

Escolha o valor do crédito ou da parcela 

Verifique se é melhor simular a partir do valor total do crédito ou da parcela mensal ideal para a sua realidade. Vale ressaltar que, após adquirir a sua cota, anualmente esses valores serão atualizados para manter o seu poder de compra. 

Fique atento aos valores da parcela 

Preste atenção no valor das parcelas, pois como comentado anteriormente, assim como o crédito, elas são atualizadas no decorrer do tempo, conforme a inflação e outras variações do mercado. Procure entender quais cobranças estão inseridas no contrato do consórcio, qual o índice de reajuste e se os valores indicados pelo consultor estão registrados no instrumento contratual. 

Conheça suas possibilidades 

Verifique todos os aspectos que podem interferir durante o negócio, o valor das mensalidades e do crédito, a existência de seguro e fundo de reserva e o percentual da taxa administrativa. Questione os consultores para tirar todas as suas dúvidas e compreender as possibilidades. Você precisa saber tudo o que vai influenciar no seu investimento

Simule com empresas confiáveis 

Há uma infinidade de empresas que oferecem consórcio em nosso país, porém, as mais confiáveis são as regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central (BACEN). Desse modo, tenha certeza de que está contratando uma administradora idônea. Analise a reputação dela, procurando conhecer a opinião de outros clientes. 

Não esqueça nenhum detalhe 

Fique atento a todos os detalhes! Faça uma simulação de acordo com a sua realidade financeira para não ter os seus objetivos frustrados. É importante também conhecer as regras e as diretrizes da administradora, que devem estar presentes no contrato depois de avaliar as suas propostas. Leia o documento com calma e, se tiver dúvidas, faça perguntas até entender tudo. 

Quais são as vantagens de simular o consórcio? 

Com a simulação, o interessado no consórcio consegue ter certeza de que está escolhendo um plano que permite que ele quite com tranquilidade as parcelas todos os meses e honre os seus compromissos. Desse modo, ficará mais fácil organizar as finanças. É indispensável simular o consórcio antes de assinar o contrato. 

Administração das questões financeiras 

Simular o consórcio facilita o planejamento do orçamento. Afinal, se você vai comprar um bem ou serviço por meio dessa modalidade, precisará administrar as questões financeiras com eficiência, pois terá a responsabilidade de pagar as parcelas todos os meses. 

Isso evitará que o consorciado desista do negócio após o início dos sorteios e prejudique o andamento do processo. O grupo depende dos participantes para ter sucesso. 

Acessibilidade e comodidade 

O simulador de consórcios identifica de forma clara e precisa o valor das despesas para auxiliar nos seus planos. Trata-se de uma ferramenta que oferece comodidade, já que pode ser facilmente acessada nos sites das administradoras. Basta informar alguns dados e intenções para encontrar os resultados. 

Segurança e transparência 

Um simulador de consórcios também pode mostrar o quanto uma administradora é segura e transparente. Essa ferramenta é oferecida por empresas confiáveis e que têm credibilidade no mercado. A transparência é necessária para que os consorciados não sejam enganados e tenham clareza sobre o número de parcelas e as quantias a serem pagas, por exemplo. 

Faça sua simulação com a Embracon 

As simulações podem ser feitas no nosso site, mas também é possível encontrar um consultor de vendas para realizar simulações para os clientes. 

Enfim, agora você já sabe por que é importante simular o consórcio e como fazer isso! Se está pensando em fechar uma negociação, considere todas as características dessa modalidade. Afinal, ela é totalmente diferente de empréstimos pessoais e financiamentos que entregam o dinheiro imediatamente ao contratante. 

Simule e contrate a carta de crédito da Embracon, uma das maiores administradoras de consórcios do Brasil! Você pode fazer isso pela internet. Não perca mais tempo!