Consórcio Embracon é confiável e democrático!

Consórcio Embracon é confiável e democrático!

O sistema de consórcios continua evoluindo e superando obstáculos, tanto econômicos quanto sociais. Conhecido como “poupança inteligente”, esse tipo de investimento também é um dos mais democráticos e acessíveis de todo o mercado financeiro. 

Pesquisa da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) mostra que 73% dos consorciados participantes são das categorias C e D. A categoria C é a maior com 39%, seguida pela D com 34%, com renda familiar variando de 2 a 10 salários mínimos segundo os padrões divulgados pelo IBGE. 

Para os especialistas, esses números mostram o desenvolvimento da economia e da educação financeira brasileira, onde todas as classes buscam investimentos inteligentes. 

Como funciona um consórcio? 

Um consórcio confiável é uma forma de compra de um investimento. Pessoas físicas ou jurídicas com objetivo de compra comum se reúnem em grupos fechados para adquirir essa mercadoria, que pode ser automóveis, motocicletas, imóveis, serviços, etc. Os participantes pagam parcelas mensais para economizar na compra do ativo. Todas as regras de participação estão especificadas no contrato

Fiscalização dos Consórcios 

O Sistema de Consórcio é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, onde, de acordo com a Lei nº 11.795/2008 declara ser a autoridade competente a normatizar todo o Sistema de Consórcios do Brasil. 

Consórcio é isento de juros? 

Sim, os planos de consórcio são sem juros. Em vez disso, a taxa de administração varia de acordo com a duração do seu plano.  

Relação Administradora x Consorciado 

A administradora é a empresa responsável pela organização e gestão do consórcio, desde a sua constituição até ao seu encerramento. Outras responsabilidades incluem assembleias, atendimento ao cliente e serviço pós-venda. Cada administradora de consórcio confiável deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar legalmente. 

Dicas para comprar seu plano de consórcio 

  • Esclareça todos os pontos e termos do contrato com a administradora sem deixar dúvida; 

  • O contrato deve mostrar o valor do crédito inserido, o prazo do seu plano, seguros e taxas que podem ser exigidas; 

  • Se você precisar de informações mais precisas sobre seu grupo, entre em contato com a administradora. 

Como saber se um consórcio é realmente confiável? 

A construção de um consórcio pode abordar várias situações. Além das razões óbvias para comprar algo, seja um carro ou uma casa, você pode usá-lo como uma forma de economizar dinheiro (e também evitar as taxas de juros muito altas que você enfrentará quando optar por comprar um financiamento). 

Mas antes de aderir a esta modalidade, você deve se atentar a alguns detalhes para usufruir do “serviço” que atende às suas necessidades e expectativas com tranquilidade. 

A adesão a um consórcio é uma decisão muito importante que exige muito planejamento e pesquisa sobre um programa que atenda às necessidades de cada cliente. Não podemos esquecer do mais importante: uma empresa responsável que garante todos os serviços contratados e fornece o suporte que você precisa. 

Pesquise a credibilidade e reputação da administradora de consórcio que você deseja, pois ele será seu parceiro por muito tempo. Na maioria dos casos, a parceria se estende por vários anos e é um sonho tornando realidade. Portanto, é importante ter uma empresa com estabilidade no mercado. 

Consórcio confiável: como identificar? 

Nessa linha, trazemos algumas das seguintes situações que você deve apontar e analisar na hora de contratar um consórcio confiável para conseguir um bom negócio na execução do seu contrato: 

  • Leia minuciosamente o contrato e suas condições; 

  • Tenha cautela ao comprar uma carta de crédito contemplada de outra pessoa. 

Qual é o papel da administradora de consórcio? 

Imagine que você reuniu um grupo de 12 amigos. Em um ano, cada pessoa doará R$ 500,00, que somam R$ 6.000,00 ao final do período e compra uma moto. Todo mês um consorciado é escolhido para ter acesso a carta de crédito. Após 12 meses, todos terão recebido suas motos e estarão felizes e realizados! Agora, considere as seguintes questões. 

  • Quem vai ser responsável por guardar o dinheiro recebido? 

  • O que acontece se um dos amigos desistir do negócio? 

  • Como fazer para que o outro, já com a sua moto, continue pagando sem atraso? 

  • Se a moto aumentar de preço, quem paga a diferença? 

Todas essas coisas são difíceis de organizar, não são? Sabemos que esses são apenas alguns dos problemas pelos quais os administradores de consórcio são responsáveis. 

Seu papel é tão importante que o Banco Central, que regula as atividades no país, é quem decide quais empresas podem ou não operar. Ele avalia isso em relação a vários requisitos. 

No consórcio, há uma reunião mensal. De acordo com a Lei nº 11.795/2008, o consórcio só é constituído após a primeira reunião. Previamente agendado no calendário de cada grupo, o encontro representou grande expectativa para os participantes do consórcio. Seja por sorteio ou lance, é nessa hora que os novos vencedores são conhecidos. 

O objetivo principal da reunião da Assembleia Geral é a contemplação dos membros do consórcio. No entanto, essas reuniões também tratam de outras questões relacionadas ao grupo, como as responsabilidades da administradora. 

As administradoras são responsáveis ​​por fazer tudo legalmente e trazer as melhores soluções para seus consorciados. Se fizermos uma comparação, o papel da administradora é semelhante ao do maestro que conduz uma orquestra, pois ele precisa coordenar a atuação de cada músico para que o resultado seja perfeito. 

Por que uma má escolha prejudica os resultados? 

Com uma responsabilidade tão grande, você já deve ter percebido a importância de escolher uma boa administradora de consórcio confiável, certo? Portanto, tenha cuidado com as falsas promessas. Se o vendedor ou gerente oferece um consórcio para contemplação rápida, isso é um mau sinal. 

Não há garantia de que você receberá sua carta de crédito neste mês ou naquele mês. Qualquer pessoa ou empresa que promete isso mostrou sinais de não ser confiável - não é isso que você quer, certo? Afinal, a transparência é uma característica essencial para uma boa empresa. 

Por que é tão importante escolher bem a administradora de consórcio? 

Como vimos até aqui, sem dúvida existem várias vantagens de entrar em um consórcio. No entanto, para garantir que a experiência seja a melhor possível, a escolha da administradora mostrou-se um fator decisivo. 

Pense nisso: você deixaria grande parte de suas economias para alguém ou instituição que você não conhece? A iniciativa de fonte não confiável também deve se aplicar a empresas candidatas que gerenciam o consórcio que você pretende formar. 

Se você está em dia com o parcelamento, a contrapartida mínima que tem que vir do outro lado é uma boa gestão dos investimentos, não acha? No entanto, nem todas as organizações que trabalham no campo têm a mesma experiência nesta área. 

Como escolher uma boa administradora de consórcios? 

Alguns critérios podem facilitar essa tarefa. Na prática, são sinais de que você pode facilmente perceber e mostrar o quão bem uma empresa está se saindo no mercado e o quanto ela é apaixonada por seus clientes. 

Observe-os com atenção para garantir que você escolha uma boa administradora durante toda a duração do seu consórcio e fique tranquilo. Confira abaixo os mais importantes! 

Pesquise muito 

Além de escolher um administrador de consórcio exemplar, você também deve entender como todo o modelo funciona - do início ao fim.  

A lista completa das empresas conveniadas e informações adicionais sobre elas podem ser encontradas no site da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC)

Avalie a transparência 

Uma empresa transparente explica sempre de forma clara aos seus clientes todos os detalhes das suas operações. Com a administradora de consórcios, essa qualidade pode ser observada na explicação dos termos dos contratos. Portanto, busque aquela que mostrar detalhadamente questões como: 

  • forma de reajuste do consórcio, explicando o índice utilizado; 

  • processo de contemplação, seja ele por sorteio ou lance. 

Quando encontrar o gestor ideal para seu consórcio, pergunte como o grupo planejado vai divulgar, como será o sistema de informação e comunicação e entre na área do cliente.  

Ao contratar, leia o contrato de adesão e certifique-se de que todos os termos estejam claros. Administradoras transparentes mantêm tudo bem documentado e podem responder a todas as suas perguntas. 

Entenda como funciona o reajuste 

Apesar de já termos falado no tópico anterior, o reajuste é, na verdade, um ponto a ser observado, pois pode trazer algumas surpresas para quem não se informou com antecedência. 

Antes de tudo, é necessário entender que é benéfico. O ajuste é a forma de manter o poder de compra de uma carta de crédito. Caso contrário, se depreciar devido à inflação, essa abordagem não é muito adequada para aquisições de médio e longo prazo. 

Como essa prática se repete, é importante verificar as taxas aplicáveis ​​antes de assinar um contrato. Então tem como se planejar para lidar com qualquer aumento no valor das suas parcelas - não há nada pior do que uma despesa inesperada no Contas a Pagar, concorda? 

Ressalta-se que se aplica tanto a quem é considerado quanto a quem não tem, ou seja, se aplica a todos os participantes, pois garante o acesso ao item de referência. 

Os parâmetros variam de acordo com o item a ser obtido, mas as três métricas mais utilizadas são: 

  • IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo); 

  • Tabela Fipe — geralmente usada para quem compra um veículo; 

  • INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) — válido para a aquisição de imóveis. 

Fique longe de promessas verbais e propagandas exageradas 

Como mencionamos, não há como garantir legalmente aos consorciados que a contemplação ocorrerá em um momento específico. No entanto, como a ideia parecia atraente, algumas administradoras acabaram usando o anúncio para sair na frente de seus concorrentes. 

Essa prática não traz nenhum benefício e prejudica a credibilidade do departamento. Se você receber uma oferta desse tipo, rejeite-a imediatamente - isso mostra falta de transparência das administradoras envolvidas. 

Além disso, todas as suas obrigações com relação ao investimento devem estar contidas no contrato. Alguns vendedores podem prometer verbalmente uma assinatura rápida, mas é inútil se não estiver documentada em documentos oficiais. 

Considere a qualidade do atendimento 

Se você não abordou todas as suas preocupações e o serviço parecia incompleto antes da contratação, imagine como seria quando você entrasse no consórcio? Portanto, analise a disponibilidade da empresa. 

Pesquise através de blogs institucionais ou redes sociais e ligue para a central de atendimento com dúvidas. Essa é uma maneira de ver quanto do seu serviço está disponível para seus clientes - você pode precisar manter contato durante toda a vigência do consórcio

Não há nada pior do que precisar de ajuda e não atender suas solicitações com rapidez e eficiência, certo? 

Assim como acontece na relação a outras administradoras, certifique-se de que você terá direito a um suporte solícito e focado em resolver as demandas apresentadas. Uma boa maneira de se informar a respeito é conversando com pessoas que já usaram o serviço ou procurando opiniões pela web. 

Opte por uma administradora experiente 

Basta pensar: como você escolheria um médico ou professor particular para sua família? Além de analisar as condições de pagamento, seria interessante conhecer a experiência do profissional e ver se ele está acostumado com uma atividade, certo? 

No mundo dos administradores, é necessário estabelecer um padrão semelhante para orientar suas decisões. Isso porque algumas empresas, independentemente de sua reputação, não têm trajetórias tão longas. 

Como em qualquer área, a experiência é essencial para lidar com eventuais complicações. Algumas organizações lideram o setor há décadas - isso é um sinal muito positivo do desempenho da empresa de que ela é um bom parceiro para ajudá-lo a investir

Verifique a reputação dos vendedores 

Os responsáveis ​​pelas administradoras de vendas nem sempre são profissionais exemplares. Muitos deles não são representantes oficiais e usam nomes consagrados no mercado para cometer fraudes

Portanto, ao falar com o vendedor, certifique-se de que ele tenha uma autorização clara para fazer negócios em seu nome. Os vendedores que não se esforçam para explicar esses detalhes são motivo de desconfiança. 

Por outro lado, bons profissionais expressam preocupação de que as organizações devam negociar de forma transparente. 

Encontre as taxas mais vantajosas para você 

A taxa de administração é o item mais relevante do modelo e faz parte da parcela do consórcio confiável. Como o nome sugere, trata-se de uma percentagem fixa no contrato justificada pelos serviços associados à gestão do grupo. 

Esse valor é cobrado em função da complexidade do trabalho realizado pelos administradores, pois eles são responsáveis ​​por gerenciar todos os pagamentos, inclusive os vencidos. 

Portanto, procure uma empresa que ofereça um bom custo-benefício. Dessa forma, você paga o valor que achar mais vantajoso e tem a segurança de trabalhar com uma empresa confiável e eficiente. 

Observe a sua credibilidade no mercado 

Não é absurdo que algumas empresas estejam no mercado por tanto tempo. A legislação do consórcio é firme e o Banco Central monitora de perto seu desempenho. 

As administradoras em questão podem ganhar algum espaço, mas é improvável que permaneçam firmes ao longo dos anos. Por isso, priorize os produtos mais conhecidos no mercado. 

Além de visualizar a classificação de cada administrador, você também pode visualizar as mídias sociais com sistemas de classificação, como Facebook e Google. Confira também sites especializados, como o Reclame Aqui, e procure órgãos de defesa do consumidor. Outra boa fonte de aconselhamento é o próprio ranking de reclamações do banco central, que mostra as empresas com os maiores índices de reclamações de clientes. 

Examinar a experiência de outros clientes é importante não só para tomar a decisão certa, mas também para ajustar as expectativas na hora de adquirir um consórcio. Portanto, é muito mais simples entender como o processo funciona e se ele realmente atende às suas necessidades. 

Com a Embracon você tem muitas vantagens, além de estar dentro de todos os requisitos para a aquisição de um consórcio confiável.  

Acesse nosso site e confira

chat Eva