Como fugir das fraudes de consórcio

Como fugir das fraudes de consórcio

Os consórcios são a melhor opção para quem deseja adquirir ativos valiosos sem pagar juros de financiamento muito altos. Nesse modelo, os consorciados entram em grupo, pagam parcelado e aguardam a contemplação. Após a contemplação, ele recebe uma carta de crédito, documento que permite a compra de mercadorias. Todo esse processo é gerenciado pela administradora. 

O mercado de consórcios está muito maduro no Brasil sob a supervisão do Banco Central. No entanto, pessoas mal intencionadas podem explorar esse sistema para golpes e fraudes, o que traz alguns prejuízos para as vítimas. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar os golpes mais comuns e ensinar etapas simples para evitar fraudes de consórcio. Leia para saber mais! 

O que é consórcio 

Um consórcio é uma aquisição colaborativa. Nesse tipo de investimento, diferentes pessoas se reúnem para comprar um item. Pode ser um veículo, uma propriedade, um equipamento agrícola ou até mesmo um serviço, desde programas de pós-graduação até cirurgias ortopédicas. 

A cada mês, os participantes depositam uma quantia em um fundo comum. É dinheiro suficiente para um deles obter uma carta de crédito. Este é o documento que possibilita a compra do item desejado. 

As vantagens desta opção incluem custo reduzido e facilidade de planejamento. Sem juros, você encontra parcelas que cabem no seu orçamento mensal. Assim você pode parcelar sem prejudicar muito sua renda. 

Como funciona um consórcio na prática 

O primeiro passo para ingressar em um grupo de consórcio é encontrar uma administradora. A organização é responsável por coordenar todas as etapas da aquisição colaborativa. Lembre-se: somente as administradoras autorizadas pelo Banco Central podem operar. 

O próximo passo é aderir ao programa. Você deve escolher o consórcio que atende às suas necessidades. Confira a duração do contrato, o número de parcelas e o valor de cada uma. É importante que o preço final esteja dentro das suas possibilidades financeiras. 

Não deixe de participar das assembleias. Nessas reuniões, é realizado um sorteio para entregar uma carta de crédito com o valor integral do contrato a um integrante do grupo. Há também a oportunidade de realizar lances, o que aumenta a chance de contemplação. 

Aqui vai um ponto importante para entender sobre a dinâmica do consórcio: Mesmo quem já foi contemplado deve continuar pagando as parcelas restantes. Afinal, outros colegas contam com o pagamento para comprar seus bens. 

Quando todos recebem a carta de crédito e as parcelas são quitadas, a administradora encerra as atividades do consórcio. Não há mais nenhuma obrigação entre as partes envolvidas. 

Tipos de consórcio 

Hoje, existem diversos tipos de consórcios, desde os mais tradicionais até a compra de carros e imóveis, além daqueles voltados para serviços e viagens: 

Como evitar a fraudes de consórcio 

Faça pesquisas sobre a administradora 

A coleta de informações sobre sua administradora é uma etapa crítica para garantir seu sucesso. Primeiro, confirme se a empresa está autorizada pelo Banco Central a ser associada ao ABAC. A consulta está disponível no site da associação. 

Se os resultados forem positivos, vá em frente e estude a história da organização: anos de tradição no mercado sugerem credibilidade e segurança. 

Por fim, se você quiser testar os serviços, ajuda e suporte que eles podem oferecer, entre em contato diretamente com a administradora por meio de seu canal de comunicação. Empresas sérias têm equipes dedicadas e bem treinadas para orientar os membros do consórcio. 

Selecione um consórcio adequado ao seu perfil 

Existem diferentes tipos de programas de consórcios, cada um atendendo a um público diferente. Por isso, é necessário avaliar suas necessidades e situação financeira para fazer o investimento certo. 

Por exemplo, se o objetivo é comprar um carro, mas o tamanho da família é pequeno e o orçamento é limitado, escolha um modelo mais compacto e econômico. Se você quer ganhar dinheiro com um consórcio, que tal comprar um imóvel por um preço menor e depois alugá-lo? 

O prazo para atingir a meta é outro item que deve ser considerado, pois quanto maior a duração do consórcio, menores tendem a ser as parcelas mensais. Lembre-se: seu tempo de espera contemplativo também depende da sorte, do número de membros do grupo e do seu poder de lance

Manter todas essas variáveis ​​em mente o ajudará a ficar longe de golpes de consórcio. Afinal, suas expectativas se alinharão com a realidade do mercado e você não será enganado por conselhos mágicos. 

Revise os contratos com muito cuidado 

A maioria das fraudes de consórcio poderia ser evitada se todos os detalhes do acordo fossem descritos no contrato

Com isso em mente, leia todos os termos com atenção. Recomendamos atenção especial aos tópicos que tratam do valor das parcelas, taxas cobradas, regras de contraprestação, penalidades e taxas de reajuste projetadas. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar ao seu consultor. 

Para poder avaliar se um contrato é realmente justo, é necessário conhecer seus direitos e obrigações como consorciado. Portanto, é extremamente necessário entender as disposições da Lei do Consórcio

Verificar remetente 

Preste muita atenção ao remetente e verifique se a cotação está vindo do canal correto. Uma boa dica é ficar atento ao endereço do site ou de quem está enviando a mensagem: se a instituição não for mencionada, é um mau sinal. 

Evite sites que não comecem com "https" ou que não tenham um cadeado de segurança na frente do endereço. Essas informações podem ser encontradas na barra de endereços do navegador localizada na parte superior. 

Cuidado Extra com Ofertas de Empréstimo 

Os golpistas podem entrar em contato com você em nome de um banco ou outra instituição financeira que oferece empréstimos com termos diferentes. Para aplicar o golpe, eles precisam fazer um pagamento antecipado (depósito, transferência, etc.) como condição para liberar o crédito. Esta prática é proibida pelo Banco Central

Quando você recebe uma oferta de empréstimo: 

  • Desconfie de ofertas muito favoráveis ​​ou convenientes que não exijam segurança, como fiadores ou avalistas, ou não consulte registros restritivos (como SPC e Serasa); 

  • Nunca faça um adiantamento para um empréstimo, especialmente uma conta pessoal; 

  • Evite contratar empresas desconhecidas. Veja se a instituição que concede o empréstimo, financiamento ou consórcio está autorizada pelo Banco Central a funcionar. 

Cuidado com promoções e prêmios 

Os golpistas se passam por empresas e oferecem prêmios e serviços preenchendo "credenciais" ou formulários nos quais informações confidenciais, como números de cartão de crédito/débito ou senhas bancárias, devem ser inseridas. Para evitar fraudes, manuseie essas mensagens com cuidado. Na dúvida, não forneça nenhuma informação e tente entrar em contato com a empresa indicada na mensagem. 

Dicas para ingressar em um consórcio pela primeira vez 

O consórcio se consolida entre os brasileiros como uma importante forma de planejar a realização de sonhos, permitindo desde a formação de patrimônio até a locação de serviços como cursos no exterior, festas de casamento e até cirurgias. Para quem está pensando em formar um consórcio, a Embracon preparou algumas dicas básicas que você precisa conhecer. 

Só compre de administradora autorizada pelo Banco Central  

Somente uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil, instituição que administra e fiscaliza o sistema de consórcio, pode administrar um grupo de consórcios. Você pode buscar por Administradoras Autorizadas diretamente no site do Banco Central ou no site do ABAC e selecionar a administradora autorizada pelo BC e associado à entidade que representa o departamento. 

Encontre o melhor plano  

Embora muitas regras de consórcio sejam determinadas por lei e regulamento, as administradoras são livres para oferecer o plano que consideram melhor para seus clientes.  

Como resultado, prazos, taxas de administração, valor do crédito, se as reservas e seguros são cobrados ou não, e muitos outros aspectos variam de empresa para empresa. Pesquise para encontrar a melhor opção para suas necessidades. 

Leia atentamente o contrato  

A Embracon sempre aconselha o consumidor a ler atentamente os termos do contrato. Ele contém todos os direitos e obrigações dos membros e administradoras de consórcio. Ao ler o contrato, você conhece todas as regras do seu consórcio

Analise se você pode esperar a contemplação  

A palavra que resume o consórcio é plano. Esse modo é perfeito para quem planeja alcançar o que deseja a médio e longo prazo. Então analise suas necessidades e veja se pode esperar a contemplação por sorteio ou lance. Lembre-se: nas assembleias, todos os participantes concorrem em pé de igualdade e não há como saber quando você vai ganhar. Planeje com antecedência para aproveitar os consórcios. 

Entenda o reajuste das parcelas  

Os créditos no consórcio são corrigidos de acordo com critérios especificados no contrato, mais comumente determinados índices de inflação (como IPCA e IGPM). Isso acontece porque você pode obter os bens ou serviços de que precisa, independentemente da data planejada.  

Exemplo: Você quer um carro por 37.000 reais.  

Digamos que você receba a recompensa após 18 meses e o preço do veículo tenha subido para 40.000. Seu poder de compra será garantido graças às correções de crédito.  

Ainda, é importante compreender que as parcelas continuarão sendo atualizadas (se for o caso) mesmo após a contemplação, pois os participantes que ainda não foram contemplados também precisam realizar os seus objetivos. 

Faça seu consórcio seguro com a Embracon 

Não perca tempo! A Embracon possui mais de 30 anos de experiência de mercado, com diversas cartas entregues para seus consorciados.  

Faça sua simulação conosco e comprove!