Não acredite em promessa de contemplação!

Não acredite em promessa de contemplação!

A contemplação é o momento mais importante de todo o consórcio. Isso porque, diferente de outras modalidades de pagamento, o consórcio funciona como uma espécie de autofinanciamento em que as pessoas formam grupos para serem contempladas por meio do sorteio ou oferta de lance.

Portanto, você não sai com o bem na hora de assinar o contrato, como acontece com o financiamento ou com o pagamento à vista, por exemplo. Porém, não precisa pagar valor de entrada, não paga juros e pode determinar o valor do seu bem por meio da carta de crédito - sem falar na flexibilidade de determinar a quantidade de mensalidades que desejar.

Devido a essa flexibilidade, o consórcio tem atraído cada vez mais pessoas com o interesse de investir em bens de alto valor. Isso porque elas podem conciliar esse tipo de compra com o planejamento financeiro, sem ter que comprometer parte significativa de seus rendimentos mensais.

Mas, por ser uma modalidade complexa, muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é a contemplação. Antes mesmo de explicar por que você não pode acreditar em nenhum tipo de promessa, vamos esclarecer como funciona o processo de ser contemplado.

O que é ser contemplado?

A contemplação é o momento em que finalmente o consorciado tem acesso à sua carta de crédito. Quando você inicia o pagamento de uma cota, está investindo justamente nessa carta, que é o valor que corresponde ao bem.

Ao ser contemplado, portanto, você tem acesso a este valor de forma integral e pode realizar a compra do bem escolhido com poder de compra à vista. Isso dá uma excelente margem de negociação: já pensou ter 10% de desconto na compra de um apartamento, por exemplo? Trata-se de uma economia bem significativa.

Pelo consórcio, você pode ser contemplado de duas formas, sempre por meio das assembleias do seu grupo, que acontecem uma vez por mês:

  • Sorteio: é a forma mais comum de ser contemplada no consórcio. Na Embracon, esse sistema é regido pela Loteria Federal, para garantir isonomia ao longo de todo o processo.  
  • Lance: o lance é um valor a mais que cada consorciado pode ofertar em uma assembleia. Essa oferta é feita na Área de Clientes. Pelo lance livre, o maior valor ofertado define o vencedor. Porém, alguns grupos dão outras possibilidades de fazer a oferta, como o lance fixo e o lance embutido.  

Seja pelo sorteio ou pelo lance, a administradora realiza uma análise de crédito antes de liberar a carta. Após seguir todos os passos, finalmente o consorciado pode utilizar o valor da carta para a compra do bem que selecionou.

Por que nenhuma administradora pode prometer a contemplação

Por regra do Banco Central do Brasil (Bacen), que é a reguladora de todo o sistema de consórcio, nenhuma administradora pode prometer quando o consorciado será contemplado - mesmo que o interessado queira fazer uma proposta de lance, que tem o objetivo de antecipar a aquisição do consórcio.

Pode parecer falta de previsibilidade, mas é justamente esse mecanismo que permitiu ao consórcio se expandir cada vez mais.

Mas, uma coisa é certa: todos os consorciados que pagam por sua cota receberão o seu bem até terminar de pagar a sua cota.

Essa característica reforça a importância de planejar o pagamento do seu consórcio com antecedência. Afinal, quanto menos você comprometer os seus rendimentos mensais com o pagamento da cota, melhor será sua experiência com o consórcio.

Caso se depare com alguma oportunidade de consórcio afirmando que você pode ser contemplado em pouco tempo, desconfie: você pode estar diante de um golpe de consórcio. Nenhuma administradora autorizada pelo Bacen pode fazer esse tipo de promessa.

Na verdade, muitos golpes de consórcio são aplicados com esse apelo: de que é possível ser contemplado em um pequeno espaço de tempo.

Caso receba algum tipo de mensagem pelo WhatsApp ou qualquer oferta pela internet, verifique o CNPJ da administradora no site do Bacen. Por lá, você consegue identificar todas as administradoras que possuem autorização para conduzir todos os processos do consórcio - a Embracon, por exemplo, é uma dessas empresas, com mais de 30 anos de credibilidade.

Somente as administradoras autorizadas podem garantir que os consorciados serão contemplados, seja no início ou no final. Afinal, elas respondem pelo fechamento do contrato, organização dos grupos e gestão do fundo comum, em que são entregues as cartas de crédito mensalmente pelas assembleias.

Caso realmente queira ser contemplado com antecedência, a melhor opção é tentar o lance - que iremos explicar a seguir como funciona.

Como fazer a oferta de lance

Pela Área de Clientes, você pode fazer a sua proposta de lance. O valor mínimo é de 10% da sua carta de crédito.

Quanto maior a sua oferta, maiores são as chances de ser contemplado. Caso esteja investindo em um consórcio de imóveis, você pode contar com o valor do seu FGTS para dar o lance.

Se o seu valor for o maior da assembleia, você é contemplado e segue para a análise de crédito. Deu tudo certo? O próximo passo é debitar o valor para a administradora. Com esse procedimento, você quita as últimas mensalidades da sua cota - sempre da última para a mais recente.

Se outra pessoa for contemplada, não desanime. Você pode fazer a sua oferta quantas vezes quiser pela Área de Clientes. Aproveite para juntar um valor ainda maior e, assim, aumentar as chances de ser contemplado.

Para mais detalhes de como funciona o lance, confira as nossas dicas completas para você fazer a sua oferta.

Simulação