Algumas maneiras de você ganhar um dinheiro extra

Algumas maneiras de você ganhar um dinheiro extra

Procurar formas de fazer dinheiro extra é sempre uma das primeiras opções quando o dinheiro chega ao fim antes do mês ou quando você está precisando ganhar dinheiro mais rápido para lidar com imprevistos.

Assim, sem uma reserva de emergência e uma vida financeira estável, a necessidade de ganhar dinheiro extra acaba sendo uma realidade comum em muitas famílias.

Não podemos mentir e dizer que é fácil fazer dinheiro extra. É necessário ter um bom estudo das possibilidades e estar disposto, muitas vezes, a investir tempo e dinheiro, além de considerar que o retorno seja proporcional ao risco.

A boa notícia é que, embora seja difícil, não é impossível. Você pode fazer um dinheiro extra no tempo livre de diversas maneiras enquanto busca formas de economizar dinheiro e colocar sua vida financeira em dia.

A seguir, apresentamos alguns caminhos de o que fazer ou o que vender para ter dinheiro extra. Confira!

O que é dinheiro extra e como ganhar

O dinheiro extra é todo ganho financeiro além do seu salário ou fonte de renda principal. Em outras palavras, é todo aquele dinheiro que você ganha para complementar ou para não precisar mexer na sua renda ativa, isto é, a sua remuneração mensal.

Muitas pessoas procuram fazer dinheiro extra quando a renda ativa não é o suficiente para suprir suas necessidades básicas, como bancar os gastos mensais ou até mesmo para quitar dívidas.

No entanto, o dinheiro extra não precisa estar atrelada ou ser sinônimo de desorganização financeira. Essa também é uma via para ganhar dinheiro e manter uma vida com mais conforto.

Ou seja, buscar uma fonte alternativa de renda também pode ser uma forma de acelerar objetivos e resultados.

Por isso, se você está com as contas em dia e sua reserva de emergência feita, o dinheiro extra pode ser para você um bônus financeiro para começar a investir ou tirar sonhos antigos do papel.

Agora veja algumas possibilidades de fazer dinheiro extra.

Monte uma loja virtual

O e-commerce é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo. Se antes a criação de lojas virtuais exigiam uma série de processos, hoje existem ferramentas que tornam possível sua implementação em poucos cliques.

Além da facilidade de concepção e administração, o e-commerce ainda fornece muitas possibilidades para trabalhar com produtos de nicho: Action figures, aeromodelismo, literatura nacional…

Para cada segmento, há uma oportunidade. Outra vantagem é a estocagem, que pode ser realizada em casa.

Se o seu objetivo é conseguir dinheiro extra, a loja virtual se apresenta como uma excelente alternativa.

Revenda produtos

Outra alternativa de dinheiro extra é a revenda de produtos nacionais e importados.

Essa prática é bastante comum, em que uma pessoa compra uma quantidade de produtos e itens em lojas de atacado ou em lojas virtuais, por um preço mais acessível ou com desconto vantajoso pela quantidade, e revende por um preço com margem de lucro.

A revenda, atualmente, se torna muito mais fácil, por conta da facilidade das lojas virtuais. Uma das dicas para não ter prejuízo nesse investimento, é pesquisar algum nicho que realmente tenha demanda de venda.

A segmentação do público-alvo, para quem está começando, é uma forma de evitar sobra de estoque e uma forma de atrair e fidelizar de forma mais específica.

Importante dizer que em qualquer estratégia de venda para dinheiro extra é necessário trabalhar o marketing digital, para que as pessoas conheçam seu negócio, ampliando o lucro ao atingir pessoas que estão fora do seu círculo social.

Trabalhe como redator

O marketing de conteúdo é uma das mais bem-sucedidas estratégias do mundo digital. Graças a isso, existe uma grande demanda por pessoas que atuam no ramo da redação.

A maior parte das empresas buscam profissionais para composição de artigos para ranqueamento no Google e outros mecanismos de buscas. No entanto, existem outras formas de redação, como a escrita de ebooks, infográficos, fluxos de nutrição de e-mail marketing, anúncios e social posts.

Você pode optar por ser um redator generalista, que cobre diversas áreas de conhecimento, ou se especializar em setores mais específicos. Um redator também pode ganhar dinheiro com um blog próprio. Nesse caso, as principais fontes de renda são anúncios e links afiliados.

Traduza textos

De maneira semelhante aos redatores, os tradutores têm seu lugar ao sol no ambiente digital. Muitas pessoas ganham dinheiro online traduzindo textos de blogs, livros ou até mesmo legendando vídeos.

Essa prática segue uma lógica simples: quanto mais difícil encontrar alguém fluente na língua, maior o valor. Em contrapartida, a demanda nem sempre é tão grande.

Venda doces

Ganhar um dinheiro extra com a comercialização de doces, bolos, tortas, salgados e marmitas é uma solução tipicamente brasileira. Afinal, a alimentação é uma necessidade básica e, em um primeiro momento, pode ser uma ótima forma de conseguir um dinheiro a mais.

Essa opção pode dar muito certo, mas não é simples.

Em primeiro lugar, você precisa ter certa intimidade com a gastronomia e confeitaria, pois sem ter uma conexão com a atividade será muito mais difícil superar os desafios e as dificuldades.

Também é importante colocar na ponta do lápis todos os gastos com ingredientes, custos com água, luz, gás, embalagens, além do espaço e o tempo para cozinhar. A precificação também precisa ser feita com bastante atenção, para que seja possível chegar em um valor que cubra os gastos e traga lucros.

No começo, conte com o apoio vendendo em seu círculo de amizades ou trabalho, divulgando entre eles e em suas redes sociais.

Dê aulas particulares

A internet permitiu que fosse possível estender a sala de aula para o ambiente virtual. Essa praticidade permite que vários profissionais possam conseguir dar aulas de forma online.

Por isso, uma forma de dinheiro extra é dar aulas sem sair de casa com a vantagem de não ter limitação de atividade. Além de aulas como matemática, redação e outras disciplinas escolares, é possível dar aulas particulares de dança, yoga, aula de música, costura e uma lista extensa.

O benefício é conseguir um dinheiro extra ensinando o que você domina, mas a dificuldade, no início, é conseguir alunos e organizar o tempo das aulas com seu trabalho fixo.

Também é importante distinguir a diferença entre saber fazer e saber ensinar. Antes de apostar nas aulas, avalie sua paciência e didática para transmitir conhecimento de forma clara aos alunos.

Se inscreva em plataformas de freelancer

Uma das principais alternativas para ganhar dinheiro extra é trabalhando como freelancer. Aqui, você pode tanto explorar oportunidades dentro da sua área de atuação como em outras atividades que você possui conhecimento técnico e afinidade.

Por exemplo, você pode trabalhar com marketing digital no seu dia a dia, mas para fazer uma dinheiro extra procurar freelas em tradução, transcrição de áudios, para passear com cachorros etc.

Existem muitas plataformas freelancer gratuitas e pagas para se cadastrar, dentre as mais conhecidas podemos citar a Upwork, 99Freelas, Freelancer.com, Get Ninjas, Fiverr e Workana.

Alugue seu automóvel ou imóvel

Você já ouviu falar em aluguel de automóvel? Hoje em dia, existem empresas que ajudam você a alugar o seu carro que está parado na garagem para outros motoristas, sem que você precise se preocupar com problemas de rastreamento, multas, seguro e segurança do aluguel para outros motoristas.

Outra possibilidade é realizar o aluguel de imóveis, tanto para inquilinos fixos, com contratos de longa duração, como também através de aplicativos como o Airbnb.

Responda pesquisas online

As pesquisas de mercado são ferramentas muito valiosas para empresas.Não é a toa que várias delas pagam por respostas. Você pode avaliar anúncios, participar de entrevistas individuais ou até mesmo grupos de estudo que fornecerão dados para ajustes em produtos e serviços.

Abra um brechó virtual

Muitas pessoas passaram a avaliar o modo de consumo para adotar estilos de vida mais sustentáveis e minimalistas. Nesse sentido, ao invés de buscar por peças novas em lojas fast fashion, muitas pessoas estão buscando opções de peças de roupas e acessórios em brechós.

Essa mudança de comportamento trouxe uma janela de oportunidades para quem quer fazer um dinheiro extra vendendo peças de roupas e objetos que não usa mais.

Também é opção interessante para quem gosta de moda e adora garimpar peças. Existem várias opções de como vender roupas usadas online, como em perfis de brechós em redes sociais com marketplace, lojas virtuais próprias ou plataformas como a Enjoei.com, OLX e outros exemplos.

Trabalhe como assistente virtual

É uma ideia inusitada, não?

Você pode se tornar um secretário digital ou uma espécie de assistente virtual. Nesse tipo de trabalho, você realiza tarefas específicas para pessoas e empresas. Um bom exemplo desse tipo de atividade são os atendentes de chats digitais.

Para encontrar oportunidades desse tipo, você pode se cadastrar em sites de freelancers, como 99Freelas e Workana.

Trabalhe como motorista

Se você tem veículo próprio, uma outra opção para complementar a renda é como motorista de aplicativos. O cadastro é simples e você só precisa ter um smartphone e o seu veículo apto para as corridas.

Essa pode ser uma boa opção para ganhar um dinheiro extra em finais de semana ou durante as férias, por exemplo. Assim como as outras sugestões, é uma atividade que exige bastante dedicação de tempo, aptidão e muita paciência e zelo no trânsito.

Escreva livros

Se você ama escrever, chegou a hora de assumir essa paixão e ganhar um dinheiro extra com ela. Com a evolução tecnológica, escrever o seu próprio livro se tornou muito mais fácil.

Qualquer pessoa pode redigir o seu texto e publicá-lo em plataformas como o KDP da Amazon. Como em outros modelos citados no texto, a receita gerada é recorrente e cai na conta designada em períodos predefinidos pela ferramenta escolhida.

Ofereça consultoria

A área de consultoria e coaching também pode ser uma forma de ganhar dinheiro extra dentro da sua área de atuação. A grande vantagem é que você consegue ganhar dinheiro naquilo que já é especialista, ajudando outras empresas e profissionais da área.

Outro benefício é que o trabalho de consultoria, de forma geral, pode ser totalmente feito de forma online.

Seja um streamer

Os streamers são pessoas que jogam videogame online. Eles publicam vídeos ao vivo de suas jornadas épicas e conquistam fãs, likes e um público fiel que vai atrás de suas dicas e consome os produtos anunciados.

Uma das plataformas mais populares de streaming de jogos é o Twitch. Alguns dos jogos mais assistidos no site são Dota 2, Counter Strike, League of Legends e GTA.

Alugue sua garagem

Se você mora em um condomínio e sua vaga na garagem está livre ou você tem uma sobrando, que tal conferir se não tem algum vizinho interessado em alugar? É uma das formas mais fáceis de conseguir dinheiro extra sem precisar dedicar tempo e dinheiro.

Trabalho com telemarketing

Você também pode ganhar dinheiro online trabalhando com telemarketing. Para isso, é preciso somente uma boa conexão de internet e um microfone.

As empresas contratam esse tipo de profissional e o treinam para responder às perguntas mais frequentes, o que pode ser realizado diretamente de casa. Para começar, investigue as ofertas de trabalho em sites de freelancers.

Faça entregas

Olhe para a telinha do seu celular. Difícil encontrar, hoje, quem não tenha nenhum serviço de delivery instalado entre os apps, não é?

Do outro lado do pedido, além do comerciante, temos o entregador que faz a entrega para que você receba o que precisar em casa, seja comida, medicamentos, supermercado ou documentos.

Pela demanda desses serviços, há várias oportunidades em aplicativos de delivery para quem deseja trabalhar com entrega para ganhar dinheiro extra. Vale a pena avaliar se é a melhor opção para você.

Ganhe um dinheiro extra fazendo vídeos para o YouTube

Se você domina um assunto, o YouTube pode ser o seu lugar! Monte seu canal e crie seu cronograma de postagens.

Lembre-se de ativar a monetização dos vídeos – isso significa que você vai ganhar pelas propagandas exibidas pela plataforma junto ao seu conteúdo.

Mas lembre-se: o YouTube preza pela consistência e isso significa que, quanto mais você postar, mais dinheiro pode ganhar.

Passeie com cachorros para ganhar um dinheiro extra

Uma boa opção para quem gosta de bichinhos é se disponibilizar para passear ou cuidar deles por um período. O trabalho de cuidador de animais ficou conhecido como pet-sitter e já é comum em muitas regiões do país.

Tem ainda o dog walker, que nada mais é do que um companheiro para as caminhadas de cães. Todas são atividades que podem render um dinheirinho extra.

Veja propagandas online

Ganhar dinheiro para visualizar anúncios parece um sonho, não? Se a gente já passa o dia sendo bombardeado por propaganda e sem ganhar um centavo por isso, que tal inverter essa lógica?

De fato, algumas empresas pagam para análise e visualização de propagandas. Essa prática remunera pelo feedback prestado pelo usuário e está disponível principalmente em plataformas internacionais.

Venda fotografias online

Vender fotografias online é uma alternativa válida para gerar dinheiro extra sem sair de casa. Nem sempre as imagens precisam de qualidade profissional, embora seja o recomendado.

Nesse caso, o fotógrafo pode vendê-las diretamente aos clientes por meio de sites e redes sociais ou cadastrá-las em bancos de imagens. Alguns dos bancos de imagens mais famosos, que pagam por cada download das fotos, são o Shutterstock e o iStock.

Ajude pessoas a fazerem mudança

Só quem já passou por isso sabe do trabalho que dá fazer uma mudança de casa. Por isso, muitas pessoas optam por contratar ajudantes para carregar e montar a mobília.

Procure serviços de mudança da sua cidade e veja se eles têm vagas para esse tipo de trabalho.

Alugue um quarto da sua casa ou apartamento com o Airbnb

Serviços como o Airbnb facilitaram também a vida de quem deseja alugar um cômodo de casa durante uma temporada.

Você só precisa definir preço e disponibilidade e já pode anunciar na plataforma e receber os contatos dos viajantes.

A escolha final é sempre sua, então, é possível definir um limite para a estadia ou até mesmo rejeitar uma proposta que não te interessa.

Comece a investir seu dinheiro para conseguir uma dinheiro extra

Se você não tem pressa para ter o seu retorno financeiro, um caminho interessante é o do investimento. Use sua reserva financeira – se não tiver uma ainda, comece a criar uma já – para investir em aplicações que ofereçam um retorno melhor do que a poupança.

Uma ótima opção é abrir sua conta em qualquer corretora, onde você tem acesso a diferentes investimentos. Vai ser muito fácil encontrar aquele que casa bem com seu perfil.

Deixe o seu dinheiro “trabalhar” para você. Existem muitas oportunidades de ganhar dinheiro extra aprendendo a investir na bolsa de valores ou em outros tipos de investimentos, inclusive com o consórcio.

Comece o quanto antes!

Cada vez mais, os brasileiros têm buscado caminhos alternativos para garantir um dinheiro extra e complementar o orçamento familiar. Na internet, é possível achar diversas opções, seja com trabalhos manuais, serviços especializados, para realização remota ou in loco.

Paralelo a isso, quem investe sai na frente já que pode colocar o seu dinheiro para “trabalhar” no seu lugar. Assim, você garante um dinheiro extra que vai complementar o orçamento sem que, para isso, precise trabalhar durante sua folga.

Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.