4 razões para investir em um curso de língua estrangeira.

4 razões para investir em um curso de língua estrangeira.

4 razões para investir em um curso de língua estrangeira.

Todos nós já sabemos que é importante investir em um segundo idioma (ou terceiro, quarto...), certo? Entretanto, você sabe exatamente quais são as razões para investir em um curso de idiomas? Geralmente pensamos em nosso currículo e em viajar e conhecer outras culturas. Porém, aprender uma nova língua nos proporciona muitos outros benefícios, como a melhoria da capacidade cognitiva.Conhecer outra língua é como ter uma segunda alma, já que até mesmo a forma de raciocinar muda de um idioma para o outro. Interessante, não é?  Neste artigo, abordamos alguns dos motivos para investir em um curso de idiomas. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira!1. Valorização do currículoA globalização permitiu que todas as áreas de trabalho se ampliassem por meio da comunicação com o mercado de trabalho de outros continentes. É muito comum empresários ou colaboradores participarem de importantes reuniões presenciais em outros países — por isso, para muitas entrevistas de emprego, os contratantes apenas selecionam candidatos cujo currículo esteja valorizado por um ou mais idiomas. Muitas carreiras, aliás, exigem atualização.Além disso, em uma multinacional, por exemplo, muitos aplicativos, softwares ou materiais de empresas estrangeiras parceiras estão em inglês, sendo uma necessidade para o colaborador saber esse idioma. Veja o que pode ser preciso que o funcionário bilíngue faça em ambas as línguas:
  • ler documentos;
  • redigir e-mails;
  • se reunir com outros colaboradores;
  • participar de reuniões;
  • fazer atendimento pessoal.

2. Autonomia para fazer viagens

Vamos imaginar o seguinte cenário: você está em um país que nunca visitou antes, está com muita fome e não vê nenhum local para comer por perto. Se você não domina a língua, será difícil se virar.Há opções como andar às cegas por quilômetros e quilômetros até achar algum lugar para se alimentar ou fazer mímica para os transeuntes passando a mão na barriga, mas nenhuma delas parece muito boa.Investir em um curso de idiomas garante a você a autonomia para fazer viagens e conseguir se comunicar de forma geral, seja lá qual for a situação.

3. Conhecimento de outras culturas

A boa comunicação em outros idiomas não serve apenas para usufruir da liberdade de poder viajar sozinho e se virar bem em outros países, não. A imersão cultural é um dos principais benefícios de aprender uma nova língua.Conseguir manter um diálogo seguro sobre temas básicos ou complexos em outra língua possibilita conhecer outras culturas, adentrar outras maneiras de viver e até mesmo se identificar com os pensamentos de pessoas que, até então, viveram uma vida diferente da sua. Além do conhecimento cultural, isso faz com que o falante desenvolva a autoconfiança.Agora, se você pretende estudar em uma universidade de outro país, terá que comprovar que realmente sabe inglês, por exemplo, para conseguir uma vaga — mais um motivo para aprender outra língua!

4. Benefícios cognitivos

Investir em um curso de idiomas serve como auxílio para as suas funções cerebrais. Quem é bilíngue conta com uma série de benefícios cognitivos, como:
  • aumento da capacidade de desenvolver habilidades multitarefas;
  • fortalecimento da memória;
  • melhoria na capacidade de tomar decisões;
  • percepção mais aguçada;
  • aumento da concentração;
  • diminuição dos riscos de demência ou Alzheimer.
Como você pôde perceber, há inúmeras razões para investir em um curso de idiomas e aprender uma nova língua. Seja para sua jornada pessoal ou profissional, isso pode trazer oportunidades únicas, como ser promovido em sua empresa ou conhecer profundamente uma nova cultura.Lembrando que, caso a sua situação financeira atual não permita o investimento imediato em algum curso, é interessante considerar participar de um consórcio.E então, gostou deste artigo? Percebeu a importância de investir em um curso de idiomas? Caso queira ter acesso a mais conteúdos informativos como este, assine já a nossa newsletter!
Simulação de Consórcio
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Ler próximos artigos

Consórcio