Tire as suas dúvidas sobre o consórcio de educação Embracon

Tire as suas dúvidas sobre o consórcio de educação Embracon

Investir em um consórcio de educação Embracon é uma ótima escolha para quem deseja dar continuidade aos estudos e se capacitar cada vez mais na profissão. Além do conhecido financiamento estudantil, também é possível fazer o pagamento da faculdade utilizando o consórcio de serviços. E o melhor: não há cobrança de juros como acontece no financiamento.

Os planos desse tipo de consórcio funcionam como os consórcios de automóveis. O investidor vai escolher o valor total que precisa para pagar o curso (conhecido como carta de crédito), decidir a duração do plano e o valor da prestação que pode pagar.

Uma das grandes vantagens de investir em um consórcio de educação é que, com um bom planejamento, você é quem vai controlar o dinheiro. Quer saber como? Continue acompanhando este post e tire suas dúvidas sobre o consórcio de educação Embracon!

Como funciona um consórcio de educação?

Podemos definir o consórcio como um sistema de compra planejada. Nele, um grupo de pessoas vai poupar dinheiro para adquirir, no futuro, um bem ou serviço. Geralmente, são pessoas que priorizam o investimento e o planejamento de médio e longo prazos, visando as vantagens que isso pode oferecer.

O consórcio de educação é um planejamento feito na modalidade de serviços. Como já mencionamos, o consórcio não tem juros, pois se trata de um grupo de pessoas contribuindo com parcelas mensais.

A administradora de consórcio reúne os valores pagos no mês por todos os participantes do grupo, e esses montantes são liberados para os contemplados na assembleia subsequente ao vencimento da parcela.

Nesse sistema, há duas formas de contemplação: pelo sorteio ou pelo lance. Todo mês ocorre o sorteio em que algum consorciado é contemplado. No entanto, o participante também pode ofertar um lance e antecipar a contemplação.

Vale lembrar que aquele contemplado poderá utilizar a carta de crédito conforme o planejado.

Qual é o melhor momento para contratar o consórcio de educação?

Há três melhores momentos para investir em um consórcio de educação. Confira abaixo.

Quando você começa a pagar antecipadamente

Se fazer um curso está nos seus planos e você ainda tem tempo, o consórcio pode ser uma ótima opção. Afinal, você começa a pagar as mensalidades e, assim que for sorteado, vai ter o dinheiro em mãos para começar a faculdade, pós-graduação, curso de especialização ou intercâmbio. E o melhor: negociando valores!

Quando você tem um dinheiro guardado para dar como lance

Esse dinheiro a mais pode ser utilizado para você levar a carta de crédito do seu curso tão desejado sem depender apenas do sorteio. Depois disso, você continua pagando apenas as prestações do consórcio.

Quando você quer programar a faculdade do seu filho

Caso o seu filho tenha entrado no ensino médio, você já pode começar um consórcio de educação. Dessa forma, poderá ser sorteado até ele terminar os estudos na escola e prestar o vestibular. Lembre-se que, com o dinheiro em mãos, você pode negociar um ótimo desconto no pagamento do curso.

Se você tiver pressa — no caso de um intercâmbio que você deseja fazer ainda este ano, por exemplo —, existe a possibilidade de ofertar um lance e antecipar a contemplação.

Quanto tempo dura o consórcio de educação?

Nesse tipo de consórcio os planos podem chegar até 30 meses. Isso significa que se você não for sorteado rapidamente, pode ser que tenha que esperar um pouco mais.

A única maneira de adiantar a contemplação é por meio de lances. Por isso, o consórcio é uma excelente opção para quem não consegue economizar ou para quem não está com pressa.

O que é preciso para participar do consórcio de educação?

A primeira coisa a fazer é procurar uma administradora de consórcios séria e que tenha autorização do Banco Central para funcionar. Para que você possa checar se ela tem autorização para atuar, basta acessar o site do BC.

Após decidir qual é o grupo de consórcio mais interessante para você (que atende às suas necessidades), é o momento de assinar o contrato.Há dois modos de aderir: grupos em formação ou já formados. A primeira opção é sempre a mais recorrente, e acontece quando a administradora ainda está formando o grupo de integrantes — portanto, não fez nenhuma Assembleia Geral Ordinária do grupo.

Como escolher um bom consórcio de educação?

Na hora de escolher um consórcio de educação, lembre-se de que todas as administradoras precisam ser autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Também é importante procurar mais informações da administradora na internet. Verifique as mídias sociais e sites de reclamações para saber como é a reputação do negócio.

Além disso, leia com muita atenção o contrato antes de fechar negócio. É importante estar ciente de tudo o que está no contrato para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

De que maneira é feito o pagamento de parcelas?

O pagamento é igual aos outros tipos de consórcio? Sim, exatamente igual. Ao aderir uma cota em um consórcio de serviços, o participante recebe um carnê com boletos para o pagamento das prestações. Simples, não é mesmo?

Como qualquer outra conta mensal, o pagamento será realizado por boleto bancário. Nele, devem constar além da data e do valor de pagamento, outras informações como o número de pessoas sorteadas no mês anterior.

Caso o consorciado atrase um pagamento, ele terá uma incidência de multa de 2%. Além disso, não será possível participar dos próximos sorteios até que a situação se regularize.

Quais são as vantagens do consórcio de educação?

O consórcio como uma opção para pagar um curso tem diversas vantagens. Não é preciso depender do governo e de ninguém para começar os estudos na data que você programou.

Além disso, não há cobrança de juros. Mais um grande benefício do consórcio é ter todo o dinheiro em mãos para quitar o curso.

Grande parte das faculdades garante bons descontos para quem realiza o pagamento das prestações do semestre à vista, permitindo que você economize dinheiro para pagar o restante das mensalidades do consórcio.

Se o seu objetivo é se planejar para conseguir investir em um bom curso superior e alavancar a sua carreira, o consórcio de serviços é uma excelente opção para você pagar a faculdade. Além disso, é uma ótima forma para os pais de filhos no ensino médio garantirem o futuro deles.

Fazer um planejamento é sempre a melhor maneira de atingir a sua meta. Com o consórcio de educação Embracon, você vai garantir que todo mês um valor do seu orçamento seja guardado para atingir o seu objetivo — nesse caso, estudar.

Ficou interessado e quer conhecer um pouco mais sobre o nosso consórcio de serviços? Então faça uma simulação agora mesmo!

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.