Confira 5 benefícios de fazer um consórcio para pós-graduação

Confira 5 benefícios de fazer um consórcio para pós-graduação

Apesar da crise econômica vivenciada nos últimos anos, os brasileiros têm conseguido planejar melhor a realização dos seus sonhos. Uma das ferramentas mais buscadas para essa finalidade é o consórcio.

Neste artigo, vamos mostrar as vantagens de fazer um consórcio para pós-graduação. Boa leitura!

Como funciona o consórcio?

O consórcio é um importante meio de acesso a bens e serviços, especialmente para pessoas que têm dificuldade em obter crédito nos bancos.

Quando uma pessoa compra uma cota de consórcio, ela passa a fazer parte de um grupo de indivíduos na mesma condição. Periodicamente, a administradora realiza um sorteio que pode contemplar qualquer um dos integrantes do grupo.

Ou seja, você pode ser contemplado mesmo se tiver adquirido uma cota no mês anterior. Caso o cotista não seja sorteado, ele recebe sua carta de crédito ao final do grupo. Quando se trata de consórcio, a paciência é bem remunerada, já que não incidem juros sobre as prestações.

Outra possibilidade é o cotista apresentar lances, que são propostas de antecipação das parcelas. O maior lance do grupo é contemplado com a carta de crédito.

Como é o consórcio para pós-graduação?

A Lei prevê que os contratos de participação em grupos de consórcio podem ter como objetivo a compra de qualquer bem móvel, imóvel ou de serviços. A pós-graduação, sendo um serviço oferecido por instituições universitárias, está incluída.

O cotista beneficiado pode usar a carta de crédito para quitar o valor integral do curso ou abater parte dele. Essa vantagem garante tranquilidade ao longo dos estudos, uma vez que não há risco de interrupção do pagamento.

Quais são os benefícios de um consórcio para pós-graduação?

Confira abaixo as principais vantagens de um consórcio para pagar a pós-graduação!

1. Preço das parcelas

No momento da contratação, o consorciado pode escolher o valor e o número de parcelas. Na comparação com os financiamentos bancários, o custo do consórcio sempre é menor.

Além disso, os preços das parcelas são fixos do início ao fim do consórcio, evitando surpresas ao longo do caminho. Ocorre, apenas, um ajuste anual para que a carta de crédito não perca poder de compra.

2. Ausência de juros

No caso da pós-graduação, a quitação do valor integral livra o cotista dos juros embutidos nas mensalidades, dando-lhe maior poder de negociação na aquisição do serviço.

Antes de contratar, no entanto, é importante verificar quais são as taxas cobradas pela administradora, que devem estar previstas em contrato.

3. Planejamento financeiro

O consórcio é uma ótima ferramenta para quem não consegue poupar uma parte da renda mensal ou não quer partir para aplicações financeiras de maior risco.

Além disso, como o cotista não é beneficiado imediatamente, ele passa a fazer um planejamento de longo prazo para realizar seus sonhos. Essa habilidade é fundamental haver planejamento financeiro para outros objetivos futuros, como um imóvel ou automóvel, por exemplo.

4. Objetivo definido

Ao adquirir uma cota de consórcio, você já deve saber o que vai fazer com os recursos, deixando-os atrelados a um objetivo determinado. Isso evita o que, muitas vezes, ocorre com a poupança. O investidor consegue juntar determinada quantia, mas, se não tiver determinação, logo saca o valor para quitar uma dívida ou adquirir um bem de consumo.

Com esse foco proporcionado pelo consórcio, você garante que os recursos da sua pós-graduação não serão direcionados para outros fins.

5. Risco zero

Por Lei, as administradoras de consórcio devem eleger, durante assembleia geral, três cotistas de cada grupo para acompanharem a gestão dos recursos. Os consorciados têm mandato com a mesma duração do grupo, mas podem ser substituídos por decisão da maioria.

Nesse período, eles podem:

  • ter acesso a diversos documentos;

  • solicitar informações à administradora;

  • abrir uma representação em nome dos cotistas perante órgãos fiscalizadores.

O Banco Central é a instituição que regula as administradoras de consórcio, portanto, antes de contratar, verifique se a empresa é autorizada.

Um consórcio para pós-graduação é uma maneira barata e eficiente de planejar a realização dos seus sonhos. Com a carta de crédito na mão, você não precisará se preocupar em interromper os estudos por falta de pagamento e pode focar no que realmente interessa.

Se você pensa em fazer uma pós-graduação e gostaria de optar pelo consórcio, entre em contato conosco para fazer uma simulação.

Imagem Consorcio Embracon CTA

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.

chat Eva