7 melhores livros sobre finanças

7 melhores livros sobre finanças

Para começar a lidar melhor com o dinheiro, antes mesmo de realizar algum tipo de aplicação, é preciso investir em educação financeira.

Por mais que o brasileiro passe por muitos desafios em relação a este tema, uma pesquisa do Google identificou que, em ano de pandemia, o brasileiro passou a pesquisar mais sobre o termo educação financeira em diferentes períodos. Isso mostra que, diante da dificuldade, procurar conhecimento ajuda e pode ser essencial para lidar melhor com as finanças.

Por mais que existam diversos influenciadores sobre finanças pessoais e muitos artigos e publicações voltadas para o mercado financeiro, é preciso ir além para colocar os conhecimentos em prática.

E a melhor forma de fazer isso é aprofundando-se com a leitura de livros considerados indispensáveis para entender melhor sobre finanças. 

Confira, a seguir, uma lista de 7 obras importantes para aprender mais sobre como fazer melhor uso do dinheiro.

Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki)

Considerado um dos maiores clássicos da literatura sobre finanças, o livro de Robert Kiyosaki traz ao leitor uma visão bem particular sobre como funciona o mundo financeiro.

Um dos trechos mais impactantes faz menção à corrida dos ratos, termo utilizado para falar sobre quando uma pessoa acaba se vendo diante da armadilha de ter que trabalhar excessivamente de forma interminável, levando a um exercício autodestrutivo de inutilidade.

Lançado em 1997, “Pai Rico Pai Pobre” é um dos livros mais recomendados por especialistas em finanças pessoais para que você se aprofunde mais sobre o tema e sinta-se inspirado para começar, desde já, a construir seu patrimônio de maneira sólida.

Pense e Enriqueça (Napoleon Hill)

Napoleon Hill foi um dos maiores estudiosos sobre fortunas de milionários ao longo da história. Ele cita nomes como Theodore Roosevelt e Henry Ford, mas um dos aspectos mais valiosos de sua obra é sua visão sobre a construção de riqueza.

Ao ter a oportunidade de conversar e entrevistar centenas de milionários, o autor compreende a filosofia para se chegar a ter sucesso e compartilha diversos segredos para aumentar sua riqueza.

Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

Uma das obras mais importantes para quem tem dificuldade de fazer uso inteligente do dinheiro

A partir do conceito “o seu modelo de dinheiro”, o autor nos faz refletir sobre como lidamos com as finanças desde que somos muito pequenos. Essa relação molda o nosso comportamento com as próprias finanças e pode nos levar para uma situação difícil de lidar em determinados períodos da vida.

Entre os principais ensinamentos, T. Harv Eker fala sobre controle, sobre o hábito de administrar as finanças, sobre motivação para enriquecimento e sobre como a insatisfação na sua vida pode levar a gastos excessivos.

"Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros", diz Eker. "É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo."

O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

Benjamin Graham é um nome importantíssimo no mundo das finanças. Para se ter uma ideia, o pensador e economista foi o tutor de Warren Buffet, o investidor bilionário que é referência atual quando se trata de investimentos e sobre como utilizar o seu dinheiro.

Nesta obra, Graham dá algumas dicas para quem deseja aumentar seu patrimônio com decisões mais ousadas de investimento - como começar a operar na bolsa de valores, por exemplo. Com exemplos e dicas preciosas, você saberá como se organizar da melhor forma para fazer com que seu dinheiro renda ainda mais.

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Gustavo Cerbasi)

Um dos maiores nomes de finanças pessoais brasileiros dos nossos tempos, Gustavo Cerbasi criou esta obra para ajudar casais que brigam quando o assunto é dinheiro.

Um dos maiores defeitos do casal, diz o autor, é a forma com que lidam com o dinheiro quando sobra algo no fim do mês: a grande maioria prefere esbanjar e comemorar, em vez de constituir um patrimônio que favoreça os dois.

Cerbasi também dá dicas de como lidar com as crises financeiras em um relacionamento, até que ponto o casal deve juntar tudo o que ganha, o melhor momento para a compra de uma casa, além de passar o conhecimento de educação financeira para os filhos.

O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason)

Este livro retrata as histórias de fracassos e sucessos financeiros que aconteceram na antiga Babilônia, que já foi a mais rica do mundo em seu tempo.

Recomendado pelo empresário e filantropo Bill Gates, o livro traz todo esse contexto histórico e apresenta um guia bem sólido de como administrar as suas finanças, abrangendo seus ganhos pessoais ou até mesmo empresariais - caso tenha um negócio, por exemplo.

Ferramentas dos Titãs (Timothy Ferriss)

Timothy Ferriss é conhecido por comandar um podcast em que entrevistou mais de 200 pessoas que trouxeram dicas valiosas de como trabalhar com as finanças pessoais. Neste livro, ele traz algumas estratégias, hábitos e rotinas de pessoas bem-sucedidas que podem ajudar a forma com que lidamos com o dinheiro e com o nosso patrimônio.

A ideia para o livro “Ferramentas dos Titãs” veio após o sucesso dos podcasts. Por isso, ele traz respostas a perguntas como “O que você faz após acordar?" e “Qual a sua rotina de exercícios?”, a fim de encontrar respostas que saiam do lugar-comum e ajude a entender melhor como funciona a mente de bilionários.

Muitas das dicas trazidas foram testadas pelo próprio autor e podem ajudar bastante na adoção de boas práticas para lidar melhor com o seu dinheiro e, ainda por cima, gerar boas riquezas.

**

Com uma boa base de leitura, é possível aprender com as diversas formas de lidar com educação financeira. Os autores trazem diferentes perspectivas que podem enriquecer seu repertório - e, sim, te ajudar a enriquecer, com métodos comprovados e praticados por pessoas que são exemplos quando o assunto é constituição de patrimônio e educação financeira.

Para mais dicas sobre finanças pessoais, acompanhe o blog da Embracon.

Simulação Consórcio