Entenda a importância da educação financeira na sua vida

Entenda a importância da educação financeira na sua vida

É possível investir em um curso de pós-graduação? O momento é favorável para comprar um carro? Será que é viável apostar em um consórcio para adquirir a casa própria? São perguntas feitas por muitos jovens brasileiros, mas a resposta correta depende de algo muito valioso atualmente: a educação financeira.

Em um momento de instabilidade econômica, usar os recursos financeiros com inteligência é fundamental para ter uma boa qualidade de vida. Por isso, é importante contar com planejamento e bom senso para gerenciar as receitas e as despesas.

Adiante mostraremos a relevância de administrar as finanças de forma correta e como obter informações para fazer essa atividade com maestria. Acompanhe!

Sabia que consórcio é investimento? Explicamos porquê

Entenda o papel da educação financeira na sua vida

Não basta apenas se preocupar em economizar dinheiro. Hoje, é crucial ter uma dimensão de como o uso racional das finanças faz diferença no seu dia a dia. Com paciência e prudência, é simples evitar uma série de situações complicadas que envolvem a administração dos recursos financeiros, como:

  • pegar empréstimos sem ter condições de pagar as parcelas no prazo combinado;
  • ficar dependente do cheque especial para cobrir as contas do mês;
  • gastar mais do que recebe mensalmente;
  • entrar na lista dos que têm o nome sujo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Com certeza, você quer passar longe desses problemas, não é mesmo? Então, vale a pena seguir algumas orientações para administrar as finanças com responsabilidade, por exemplo:

  • listar as receitas e despesas fixas mensalmente;
  • contar com um planejamento de curto, médio e longo prazos para adquirir itens;
  • evitar gastos supérfluos;
  • pesquisar antes de comprar medicamentos e itens do dia a dia (produtos de limpeza, alimentos, roupas etc.);
  • usar parte do dinheiro recebido para aplicar e aumentar a renda.

Veja como ter mais conhecimento sobre gestão das finanças

Ter dicas sobre como gerenciar o dinheiro sempre é positivo, e não faltam opções para você ficar informado sobre economizar e investir. Para se ter uma ideia, há muitos canais no YouTube que apresentam os melhores procedimentos para pagar as contas e ter sobras no fim do mês.

Um deles é o Primo Rico, que expõe dicas de educação financeira de maneira didática e descontraída. Se você está querendo melhorar a gestão das finanças, vale a pena visitar o canal, que é atualizado, pelo menos, duas vezes por semana.

Outra opção para aprender tudo sobre como administrar as finanças pessoais é o Gustavo Cerbasi. No canal, há também dicas sobre empreendedorismo, investimentos e uso do cartão de crédito.

Aplicativos

Não tem paciência para usar as planilhas do Excel e acompanhar os gastos mensais? Saiba que esse problema pode ser facilmente resolvido. Você pode contar com uma série de aplicativos para organizar a sua financeira por meio de dispositivos móveis.

Dois bons exemplos são o Guia Bolso e o Organizze, nos quais os usuários podem acompanhar as despesas e verificar como estão as contas com extrema facilidade. À medida que os dados sobre as movimentações financeiras estão devidamente estruturados, maiores são as chances de gerenciar os gastos e evitar dividas.

Livros

Se você gosta de ler, também há alternativas interessantes que te ajudarão a administrar melhor as finanças. A recomendação é se dedicar à leitura das obras “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter e “Os segredos da mente milionária”, de T. Harv Eker.  As duas publicações se caracterizam por mostrar que é possível começar com investimentos baixos e enriquecer de maneira inteligente e honesta.

Leia mais sobre Consórcio

Esteja certo de que a educação financeira é um ótimo caminho para você atingir metas pessoais e profissionais. É indispensável ter disciplina e organização para acumular dinheiro e eliminar qualquer chance de se endividar.

Caso queira boas dicas para administrar melhor o seu orçamento, assine a nossa newsletter agora mesmo. Informação é um recurso valioso para o sucesso!

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva