Como aumentar o patrimônio de um jeito simples

Como aumentar o patrimônio de um jeito simples

A maioria das pessoas associam sucesso a grandes salários. Geralmente, é incomum ouvir uma pergunta a respeito do valor que um indivíduo tem em termos de patrimônio.

Aumentar o patrimônio líquido, ou seja, aquele que representa a verdadeira riqueza, é uma maneira de dar um passo muito além da maioria e comprometer-se com o bom rendimento das finanças.

A quantidade de dinheiro que se ganha mensalmente é apenas um dos fatores para compreender a melhor maneira de aumentar um patrimônio investindo.

Por esse motivo, ficar preso ao holerite ou condicionar as realizações a aumentos — que muitas vezes não cobrem a inflação — é perder a chance de fazer a escolha certa e de ficar bem financeiramente.

Ficou interessado e quer saber quais são as melhores soluções para aumentar o seu patrimônio? Então, continue lendo este post e confira!

Aprenda a investir

É bem fácil gastar mais dinheiro quando o salário aumenta — muitas vezes com alguns luxos desnecessários para quem deseja poupar.

Se você se vê neste exemplo, pare e reveja o seu modelo de vida. Não há nada que possa ser feito para reduzir os custos e dar um passo importante para aumentar o seu patrimônio?

Uma dica muito valiosa é remunerar a si mesmo sempre que o seu rendimento ativo cair na conta. Como assim? É simples, basta destinar um percentual daquilo que entra, a fim de poupar, desafiando-se a aumentar esse percentual a cada mês. Depois de conseguir uma reserva adequada de capital, será possível começar a investir e ver o seu dinheiro multiplicar.

Uma forma rápida e segura de fazer isso é investindo no mercado financeiro. Além de ver o seu capital aumentar, aprender a investir pode trazer muitas vantagens e uma grande realização pessoal.

Então, veja algumas dicas importantes na hora de investir!

Seja inteligente na hora de escolher seus investimentos  

É importante que os investimentos sejam adequados às metas. O risco com certeza vai existir, pois ele faz parte de qualquer aplicação, até mesmo nas de renda fixa.

Então, procure sempre investir nas aplicações que tenham lucros acima da inflação.

Estude sobre investimento com profissionais qualificados

Além de adquirir os conhecimentos necessários, você vai entender o seu perfil de investidor, aprendendo um método eficaz para trabalhar alinhado aos seus objetivos.

Foque no longo prazo

Para aumentar o patrimônio investindo, é preciso deixar o dinheiro lá e se esquecer dele. Deixe os juros compostos trabalharem e lembre-se: o tempo é o seu grande aliado nesse momento.

Controle das finanças

É fundamental que todos os gastos sejam controlados de maneira rígida. Sendo assim, o ideal é que se registre desde o café diário até a prestação de um carro em uma planilha, software ou aplicativo.

Fazendo isso, será fácil encontrar os gargalos. É muito provável que 5% do salário esteja indo para algo desnecessário, que pode ser evitado com pouco esforço.

Quando se tem um controle das finanças, a brincadeira passa a ficar divertida, já que você pode fazer mais investimentos e aumentar o seu patrimônio.

Poupança

Como já dissemos, poupar é indispensável. Se o seu salário é alto, mas você não conserva nada, será impossível aumentar o patrimônio. Optar pela gratificação momentânea em detrimento do equilíbrio a longo prazo é um erro muito grave que a maioria das pessoas comete.

Então, lembre-se de que, sem poupança para conservar capital, fica difícil investir o seu dinheiro. Com estratégias de redução de gastos e aproveitamento de ganhos, certamente você fará bons investimentos.

Você de fato está implementando alguma estratégia de poupança para investir? Separar uma porcentagem da renda para ser poupada é uma ótima atitude, mas não se limite a isso.

Veja outras formas estratégicas de poupar para poder investir:

  • comprometer-se a usar ganhos de recursos não planejados, como indenizações e verbas trabalhistas, para fazer investimentos;
  • apurar tudo aquilo que pode ser deduzido do imposto de renda, utilizando o valor restituído para investir;
  • utilizar os pontos de programas de fidelidade de cartões de crédito, hotéis, postos de gasolina e restaurantes, para não fazer compras com dinheiro, reservando-o para ser investido.

Simplificação

Poucas pessoas conhecem a importância da simplificação para a criação de riqueza. Ela caminha com a poupança e exige o estabelecimento consciente de um modelo de vida em que haja uma necessidade menor de recursos.

Reduzindo o custo de vida, a poupança aumenta e a quantidade de dinheiro disponível para investir passa a ser maior. Assim, é possível realizar o sonho de aumentar o patrimônio da família.

Imóveis como fonte de renda

Construção de imóvel para venda

Uma boa forma de construir patrimônio é construir um imóvel do zero para vender. Embora essa prática tem se tornado cada vez menos comum, principalmente em grandes cidades, existem muitas vantagens em construir uma casa do zero. A longo prazo, o valor de todo esse trabalho sai bem mais em conta.

Uma forma de fazer isso é começar investindo em um terreno. Leve em consideração um local promissor, mas que tenha um bom preço e desperte o interesse de novos moradores.

Depois disso, você pode se preparar para construir o seu imóvel. Para isso, é necessário ter bastante planejamento, para que você não comprometa seus rendimentos mensais e consiga fazer uma boa venda no final.

Antes de tudo, coloque como meta a obtenção de um retorno maior do que você está investindo. A grande vantagem de construir um imóvel que será comercializado é usar o tempo a seu favor. Nessa etapa, é importante entender quanto você gastaria e em quanto tempo, para saber o verdadeiro custo da construção.

Esse valor deve ser utilizado como referência para o momento da venda. Antes mesmo de construir, confira o índice de valorização do bairro em que você vai construir (existem diversos sites que ajudam a entender o valor por metro quadrado do local em que você quer construir). Essa base é importante e vai interferir bastante no valor final do imóvel que você está construindo.

Também é possível preparar seu imóvel com mobília. Mas, fique atento: isso vai exigir mais investimento da sua parte e pode gerar o risco de afastar alguns interessados, que terão menos possibilidades de reformar a casa do jeito que gostariam. Além de poder vender para pessoas físicas, considere a oferta para construtoras e imobiliárias. Atente-se para a regularização, para dar a possibilidade de interessados comprarem de forma financiada ou pelo consórcio de imóveis.

Construção de imóvel para comércio

Uma boa forma de ganhar dinheiro com imóveis é pensar em construí-lo especificamente pensando no comércio. Nesse caso, a região em que deseja construir tem um peso enorme. Para que um comércio prospere, identificar um bom ponto pode ser determinante para que você obtenha bons lucros.

Assim como acontece com a construção de casa, você pode investir em um terreno e construir um local apropriado para isso. Muitas pessoas até começam o seu próprio comércio para, depois, vendê-lo.

Se a ideia é empreender a partir do seu imóvel, é preciso ter cuidado redobrado. Analise a concorrência, verifique a movimentação das pessoas e, mais importante, faça um cálculo de quando você teria um retorno positivo - sempre considerando que você deve ter um pró-labore, ou seja, um salário para que compense o fato de você não estar no mercado formal, por exemplo.

Considere também como funciona o registro trabalhista, a necessidade de contratar mais empregados e, principalmente, se o negócio está indo bem conforme você havia planejado.

Dessa forma, uma vantagem você já tem: não precisa pagar aluguel pelo imóvel.

Lucro de imóvel com aluguel

Se você já tem a sua casa própria, mas considera ampliar o seu patrimônio por meio de imóveis, investir em casas e apartamentos para alugar pode ser uma ótima forma de ampliar seus rendimentos mensais a longo prazo.

Você pode realizar esse sonho de diversas formas: comprando um terreno e construindo do zero, o que pode levar mais tempo; ou já comprar um imóvel pronto para, depois, efetuar alguma reforma e deixá-lo prontinho para receber novos inquilinos.

Independente da forma que você adquirir o imóvel, você pode contar com o consórcio para a aquisição de um terreno ou uma casa já construída e, depois, do consórcio de serviços para realizar todas as reformas que considerar necessárias.

Com o imóvel pronto, você pode realizar todo o procedimento diretamente com os interessados ou contar com o apoio de imobiliárias físicas e digitais, que podem facilitar bastante todo o processo. Lembrando que você pode utilizar até 10% do saldo da sua carta de crédito para despesas como transferência de propriedade, escritura, entre outras burocracias de cartório.

Multiplicação de imóveis com consórcio

Você sabia que pode investir em um ou mais imóveis por meio do consórcio?

É possível investir em mais de uma cota. Essa opção é válida para quem tem um bom capital e queira considerar a compra de várias casas ou apartamentos.

Uma boa oportunidade surge quando as construtoras estão iniciando o trabalho de construir um condomínio, por exemplo. Nesse momento, os apartamentos são comercializados com um valor muito mais em conta, para que eles possam ter um bom volume de venda e, assim, garantir que um grande número de pessoas já consiga morar quando as obras estiverem concluídas.

Comprar apartamentos que estão sendo vendidos dessa forma garantem um bom retorno. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o preço do imóvel pode subir entre 20% e 50% até ficar pronto. Imagina isso se multiplicando com a aquisição de várias unidades.

Como oportunidades assim não acontecem a todo o momento, você pode investir em mais de uma cota aos poucos. Leve em consideração que a soma das mensalidades não pode ultrapassar 30% dos seus rendimentos mensais.

Também é possível investir em uma cota de cada vez. Nesse caso, você pode deixar o dinheiro com a administradora e utilizá-lo apenas quando tiver com todas as cotas contempladas.

Use o consórcio à seu favor

O consórcio é uma excelente alternativa para aumentar o patrimônio (comprar carro ou imóvel), realizar serviços (casamentos, viagens, procedimentos estéticos, reformas em geral) e até fazer investimentos. No entanto, se você nunca participou desse tipo de acordo, pode ficar um pouco confuso quanto aos termos utilizados, em especial, a cota de consórcio. Ela nada mais é do que um a um código de identificação individual. Essa numeração abrange o plano escolhido, o histórico de pagamentos e o registro de participação de reuniões.

Como comprar uma cota de consórcio?

A primeira coisa a ser feita é procurar uma administradora de consórcios renomada, que tenha autorização do Banco Central para funcionar. Para tirar a prova, acesso o site da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).Em seguida, você pode simular o valor do crédito que necessita, escolher a quantidade e o valor das parcelas a pagar. Depois disso, basta confirmar a escolha e fazer o pagamento da parcela inicial. Quando o trâmite estiver finalizado, você será informado sobre o número da sua cota. Ou seja: saberá qual é a sua identificação dentro do grupo. Assim, já poderá acompanhar as assembleias e torcer pela contemplação. Quando ocorre a contemplação? Ocorre quando você recebe o valor contratado para a compra do bem ou serviço acordado. Existem duas modalidades de contemplação:

  1. Sorteio: todos os participantes que estão em dia com as parcelas do consórcio têm as mesmas chances de serem sorteados;
  1. Lance: é uma espécie de leilão, o consorciado dá um lance, ofertando a antecipação de mensalidades, a fim de abreviar o tempo de recebimento da carta de crédito. Cada contrato determina as regras para oferta e desempate de lances.

Por que imóvel é sempre um bom negócio?

Como você pôde perceber, existem diversas formas de fazer com que os imóveis ajudem a aumentar o seu patrimônio.

Nesse caso, sempre priorize a construção do seu próprio imóvel antes de pensar em comprar novos terrenos e propriedades. A partir do momento que você já tem a sua casa ou apartamento, você reduz bastante a ansiedade de comprar um lugar para você o quanto antes. Isso pode resultar em decisões mais acertadas a longo prazo - um modelo totalmente compatível com o consórcio.

São diversas possibilidades de utilizar o consórcio de imóveis a seu favor. Você pode investir em uma nova cota depois de conquistar a casa própria para a compra de terrenos, de uma casa ou apartamento já construído, um apartamento na planta ou até mesmo um empreendimento, que pode ser alugado ou servir como renda complementar ao seu patrimônio.

Leve sempre em consideração que imóveis são rentáveis quando planejados a longo prazo. É preciso um grande investimento para, em seguida, ter o trabalho de construir ou até mesmo reformar. Nesses casos, você também pode considerar o consórcio de reforma, como forma de ajudar na decoração ou até mesmo para dar uma repaginada naquele imóvel já construído que está um pouco desgastado.

Mesmo em um ano difícil como o de 2020, o setor de imóveis se manteve em crescimento. E a tendência é que o interesse em comprar casas e apartamentos se mantenha ao longo de 2021. Muitas empresas vão entrar pesado nesse setor. Em uma pesquisa com empresários do ramo imobiliário feita pela Abrainc, em setembro de 2020, 97% deles disseram que pretendem lançar projetos de construção, com 92% já considerando a compra de terrenos em 2021.

Esse interesse deve aquecer o mercado imobiliário e gerar oportunidades para quem quer ampliar o seu patrimônio por meio de imóveis. Portanto, comece a se organizar o quanto antes e já invista na compra do seu novo imóvel, seja um terreno, uma casa, apartamento ou empreendimento. De todas as formas, as chances de multiplicar o seu patrimônio são inúmeras.

Simulação Consórcio