Quais cuidados são necessários ao contratar um consórcio?

Quais cuidados são necessários ao contratar um consórcio?

O consórcio é uma das formas de aquisição de bens e serviços mais populares para adquirir a casa própria ou comprar um carro novo. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não sair em desvantagem neste processo. Pensando nisto, listamos os principais cuidados que você deve tomar antes e depois de contratar um consórcio. Confira!

O que é consórcio

O consórcio é uma espécie de compra colaborativa. Nessa modalidade de investimento, diferentes pessoas se unem para adquirir um item. Pode ser um veículo, um imóvel, um equipamento agrícola ou até mesmo um serviço, dos cursos de pós-graduação à cirurgia plástica.

Mensalmente, os participantes depositam uma quantia em um fundo comum. O dinheiro será suficiente para um deles ter acesso à carta de crédito. Esse é o documento que possibilita comprar o bem desejado.

Todos os membros do consórcio são contemplados até o fim do processo. Ou seja, ninguém sai de mãos abanando!

Entre as vantagens dessa opção estão os custos reduzidos e a facilidade de planejamento. Como não há incidência de juros, você encontra prestações que cabem no seu orçamento mensal. Assim dá para encarar a compra parcelada sem comprometer demais a renda.

Tipos de consórcio que a Embracon oferece

Como dito no início do texto, diversos produtos e serviços podem ser adquiridos por meio de consórcio. Confira a lista abaixo para descobrir as modalidades que a Embracon disponibiliza:

O que considerar antes de escolher o consórcio

Antes de contratar um consórcio, avalie se esta é a melhor opção para você investir o seu dinheiro.

Seja para adquirir um imóvel, um carro, construir ou reformar a sua casa, não se esqueça de que, como tudo na vida, há vantagens e desvantagens nesta modalidade.

O consórcio é vantajoso porque, geralmente, a sua taxa de administração é mais baixa do que os juros cobrados no financiamento bancário, apresenta parcelas com valores mais flexíveis e não é necessário pagar nenhum valor de entrada para dar início aos pagamentos.

Por outro lado, você pode ter que esperar um pouco mais para adquirir o bem desejado, pois no consórcio você consegue utilizar a carta de crédito apenas quando é contemplado e a contemplação pode ser por sorteio, ou por lance, que nada mais é que a antecipação de parcelas.

Por isso, avalie calmamente as regras gerais dos consórcios e monte o seu próprio cronograma financeiro.

Prazo de duração

Verificar o prazo de duração do seu consórcio, que varia de acordo com o bem a ser adquirido.

O que pode impedir a contemplação?

Deixar de pagar as parcelas é um impeditivo para você ser sorteado, só participa dos sorteios da assembleia quem está com a sua cota em dia. Por isso, é indicado que você se informe bem antes da assinatura do contrato.

O que é contrato de consórcio e como funciona?

O contrato de um consórcio é um acordo firmado entre você e a empresa que vende esse tipo de produto. Ele é feito sob determinadas condições e tem o objetivo de regulamentar os interesses das partes envolvidas. Esse documento é considerado um negócio jurídico e gera um conjunto de obrigações entre o contratante — que no caso é você — e o contratado, que nesse caso pode ser uma administradora de consórcio.

O que deve constar no contrato

A seguir, apresentamos os pontos mais importantes e que não podem ficar de fora do contrato de um consórcio:

  • Dados das partes;

  • Número da cota e do grupo;

  • Utilização do crédito (qual o tipo de consórcio);

  • Quantidade de parcelas;

  • Valores e condições de pagamento;

  • Multas e penalizações;

  • Funcionamento das assembleias;

  • Formas de contemplação;

  • Direitos e deveres;

Cuidados durante o consórcio

A atenção deve ser redobrada depois de firmada a relação jurídica entre consorciado e administradora. Confira abaixo os pontos a serem verificados:

Assembleias gerais

Participar das assembleias gerais e acompanhar as movimentações e contemplações do grupo do consórcio.

O que é uma assembleia em consórcio?

A palavra “assembleia” significa reunião de pessoas com interesses em comum, ou seja, se trata de um evento em que pessoas se agrupam para discutir sobre os temas e assuntos de interesse.

A assembleia de consórcio segue o mesmo princípio. Por exemplo, se você faz um consórcio de carro, será convidado para reuniões mensais com os demais membros e a administradora do consórcio.

Como funcionam os lances e sorteios?

Na assembleia de consórcio, mais especificamente nos sorteios, há a definição aleatória dos contemplados que terão direito ao crédito. É nesse momento que todos os participantes terão a mesma chance de contemplação, mas é preciso estar com as parcelas em dia para participar.

Já os lances funcionam como leilões, para todos que desejam concorrer, pois resultam em contemplações por ofertas. Nesse caso, os participantes ofertam valores livres ou fixos para que seja contemplado um lance vencedor, o qual terá o crédito disponível.

Dados cadastrais

Manter seus dados cadastrais atualizados junto à administradora, como endereço completo, e-mail e telefones para contato.

Quando vale a pena fazer consórcio?

Veja algumas situações e contextos em que um consórcio é benéfico para você independente da categoria escolhida!

Para quem busca flexibilização no pagamento

Se o que você procura é uma maneira flexível de realizar seus sonhos, que se ajustem de acordo com sua situação financeira, o consórcio é o negócio ideal.

Nos meses em que sobrar um pouco mais de dinheiro, por exemplo, poderá pagar algumas parcelas antecipadamente, abatendo do restante a ser pago. Aí é possível reduzir o período de pagamento ou amortizar as parcelas, mantendo o mesmo prazo contratado.

Essa é uma ótima oportunidade para aqueles meses em que costumamos contar com um pouco de receita a mais, como nos períodos de férias, de recebimento do décimo terceiro salário ou de premiações.

Em alguns casos, vale a pena usar esses valores para ofertar lances e aumentar ainda mais a chance de ser contemplado.

Para quem pode esperar

Quem não tem necessidade imediata do bem certamente fará um excelente negócio ao adquirir uma cota de consórcio. Isso porque, nesse caso, esse investimento funciona como uma poupança programada, permitindo ao consorciado preparar-se financeiramente antes de ter o bem em mãos.

Vamos considerar que sua intenção é trocar de carro, por exemplo. No consórcio, você encontra parcelas muito mais em conta que nos financiamentos tradicionais!

Dessa forma, enquanto não é contemplado, pode continuar rodando com seu veículo antigo e ainda economizar nas parcelas do próximo.

Para quem precisa de disciplina

Como você deve saber que economizar, definitivamente, não é tarefa das mais fáceis. Para complicar ainda mais a situação, vira e mexe aparecem tentações no caminho que fazem o dinheiro desaparecer, sendo direcionado para aquisições fora das prioridades estabelecidas.

Muitas vezes, o problema se deve ao fato de que, normalmente, deixamos para economizar apenas o valor que sobra no fim do mês. O detalhe é que essa fórmula pode ser bem desestimulante para aqueles que não possuem muita disciplina na hora de usar o dinheiro, uma vez que o mês geralmente acaba sem nada para poupar!

Que tal então transformar a tarefa de economizar em um compromisso fixo mensal, assim como o pagamento das contas de luz, água e internet? A melhor maneira de fazer isso é por meio do consórcio!

Para quem quer parcelas baixas

Consegue trocar de carro por mensalidades mais baixas do que comparadas com as parcelas de outros meio de pagamento. E o que dizer do exemplo do fluxo de pagamento de um apartamento que mostramos acima?

Quem conhece o modelo, não tem dúvidas sobre se o consórcio vale a pena.

Para quem quer fugir dos juros

Você já deve ter ouvido dizer que o consórcio não tem juros, não é mesmo? Pois se ainda duvidava, saiba de uma vez por todas: isso é mesmo verdade! Após a contemplação, o participante recebe a carta de crédito no valor contratado, podendo adquirir o bem ou contratar o serviço desejado à vista.

As taxas aplicadas em um plano de consórcio são relativas apenas à administração do grupo. Por isso, são mais leves que os juros praticados no financiamento convencional.

Agora que mostramos tudo o que você precisa saber e os cuidados que precisa ter ao contratar um consórcio, chegou a hora de fazer sua simulação.

Faça a simulação de consórcio com a Embracon!