Consórcio de caminhão: o que é e como funciona

Consórcio de caminhão: o que é e como funciona

Quem utiliza o caminhão como ferramenta de trabalho sabe a importância de possuir um veículo a partir das necessidades do negócio. No entanto, eles geralmente são caros. O financiamento nem sempre é a melhor opção, pois além de todo o processo burocrático aprovado pela instituição financeira são necessários juros e entrada. 

Nesse contexto, cresce a necessidade do consórcio de caminhão para adquirir veículos novos ou renovar suas frotas. Para ver como funciona esse modelo de compra, acompanhe este artigo! 

O que é um consórcio? 

O consórcio é um investimento para quem quer comprar uma mercadoria ou realizar um determinado serviço. Nele, várias pessoas se unem para alcançar um objetivo comum. Para fazer isso, basta escolher um modo diferente - casa, carro, caminhão, viagem, etc.  

Todos os meses, todos os participantes contribuem com uma quantia. A cada mês, um ou mais consorciados podem obter uma carta de crédito correspondente ao valor necessário para adquirir sua carta de crédito. Essa contemplação é feita por sorteio ou lance. 

Os grupos são mantidos e gerenciados por administradoras. Ela é responsável pela elaboração de contratos, coleta de contribuições mensais, agendamento e realização de reuniões. Assim, pode-se dizer que nesse tipo de investimento, você pode economizar com segurança para comprar determinada mercadoria sem pagar os juros cobrados no financiamento. 

Como funciona um consórcio de caminhões 

Os princípios fundamentais subjacentes à operação de um consórcio de caminhão não são diferentes daqueles que regem outros consórcios, como imóveis, veículos leves e serviços. 

Dito isso, para participar do consórcio de caminhão, você precisa encontrar uma administradora. Ela será responsável por reunir os consorciados interessados ​​e administrar os recursos acumulados por meio do parcelamento. 

As reuniões são realizadas regularmente. O sorteio define o vencedor do dia. Esses consorciados terão direito a uma carta de crédito permitindo a compra do modelo de caminhão desejado. 

Quem quiser encurtar esse período pode ofertar o lance. Funcionam como uma espécie de adiantamento para cobrir valores futuros. O consorciado que apresentar a maior oferta antes de cada reunião terá direito à contemplação antecipada, de acordo com as regras estabelecidas no contrato. 

Quais são as vantagens 

Depois de entender como um consórcio funciona, veja quais são as vantagens de adquirir seu caminhão dessa maneira. 

Sem entrada 

Um pagamento referente à entrada é uma exigência frequente para quem opta pelos financiamentos bancários. Nos consórcios isso não acontece. Os únicos valores cujo pagamento é obrigatório são os das parcelas mensais. Posteriormente, quem preferir pode utilizar o dinheiro que seria empregado na entrada para oferecer um lance e antecipar a contemplação. 

Não há cobrança de juros 

Outro componente comum dos financiamentos são os juros, que aumentam muito o valor a ser pago pelo bem. Nos consórcios, eles não existem. Ainda que a taxa de administração faça parte do valor das parcelas, na maioria dos casos ela é menor do que os juros praticados no mercado. 

Manutenção do poder de compra 

É assegurado o mesmo poder de compra a qualquer participante, seja ele contemplado na primeira assembleia ou na última. Para isso, os valores das cartas de créditos são corrigidos periodicamente, de acordo com os índices previstos em contrato. 

Faça o consórcio de caminhão com a Embracon  

O primeiro passo para fazer um consórcio é realizar a simulação. A primeira coisa antes disso é selecionar uma administradora que tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen), responsável por regular o setor, para operar. A Embracon, por exemplo, é considerada uma das melhores administradoras independentes e já ajudou milhões de brasileiros a realizarem seus sonhos por meio do consórcio. 

Para fazer a simulação, escolha a categoria de veículos pesados e selecione o valor ideal para a compra de uma das opções dentro dos valores estipulados pela administradora. Caso o valor seja insuficiente para a compra do veículo, é possível investir em mais de um consórcio

Você pode simular o valor para compra e quantidade de parcelas quantas vezes quiser. Depois disso, basta inserir seus dados pessoais, para que um especialista do consórcio entre em contato e possa prosseguir com os detalhes do contrato, direitos e deveres de um consorciado e tirar todas as suas dúvidas para que você tenha uma boa experiência em sua compra. 

Após assinar o contrato, a administradora tem até 90 dias para fazer a inserção em um grupo de consórcio, que reúne outros consorciados com interesses parecidos com o seu.   

Faça sua simulação conosco