Posso comprar um caminhão com o consórcio?

Posso comprar um caminhão com o consórcio?

Na hora de comprar um bem, muitas dúvidas acabam surgindo quanto à forma de pagamento. Diferente da compra do dia a dia, em que se pode utilizar seus recursos para pagamento à vista ou até mesmo recorrer ao cartão de crédito, a compra de um bem acaba se tornando mais complexa. 

Quem deseja planejar a compra de um bem de alto valor pode contar com a facilidade e flexibilidade do consórcio, modalidade que há mais de 50 anos ajuda os brasileiros em suas conquistas. 

O consórcio ficou muito conhecido na facilitação da compra de um carro. Com o tempo, porém, a modalidade se modernizou a ponto de permitir outros tipos de compra, como imóveis, motos e até mesmo diferentes tipos de serviços, que vão de reforma no lar a viagens pelo mundo. 

Se você deseja comprar um caminhão, saiba que o consórcio também dá essa possibilidade. A seguir, vamos explicar como funciona. 

Por que um consórcio de caminhão? 

Geralmente o caminhão é utilizado para realizar algum tipo de trabalho: seja entregas nas grandes cidades ou até mesmo realizando um trajeto de alta quilometragem pelas estradas do país. 

Diferentemente da compra de um carro, um caminhão tende a ser mais personalizado. Existem modelos mais compactos, que podem circular tranquilamente nas grandes cidades, e até mesmo as famosas carretas, que carregam uma imensa quantidade de mercadorias. 

Vale lembrar que os caminhões são parte essencial de dois setores de extrema importância em nossa economia: transporte e logística. Quem não se lembra da greve dos caminhoneiros, que fez com que dezenas de produtos subissem de preço pela ausência de transporte de insumos básicos para diferentes cidades do país? 

Para facilitar a compra de um transporte como o caminhão, a Embracon, administradora de consórcio com mais de 30 anos de história, criou a categoria de veículos pesados

Dessa forma, você pode selecionar o valor de carta de crédito para a compra de diversos tipos de caminhões.  

Aliás, com o consórcio de pesados, também é possível investir em ônibus, maquinários agrícolas e diferentes tipos de vans. 

Vamos explicar como essa modalidade funciona a seguir. 

Como funciona o consórcio de veículos pesados 

Todos os passos necessários para a compra de um automóvel ou imóvel funcionam da mesma forma para o investimento em um veículo pesado por meio do consórcio

Antes de tudo, vale a pena fazer uma breve pesquisa do modelo que deseja comprar, para ter um parâmetro de valor de carta de crédito. Se quiser, você pode iniciar o consórcio e decidir só posteriormente o veículo que deseja comprar. 

O primeiro passo é escolher uma administradora que tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para seu funcionamento. Somente administradoras autorizadas podem garantir a formação dos grupos e entrega das cartas de crédito de acordo com regras já auditadas. A Embracon, por exemplo, faz parte deste ranking, ajudando milhares de brasileiros a conquistarem os seus bens. 

Então, selecione a categoria de consórcio de veículos pesados para fazer a simulação de seu bem. Enquanto em modalidades como o financiamento ou a compra à vista você já precisa identificar o bem de imediato, com o consórcio você tem o valor de carta de crédito como referência. Você não sai com o bem na hora mas, ao ser contemplado, pode utilizar o valor integral da carta de crédito, que dá poder de compra à vista para o consorciado. Isso permite uma boa margem de negociação na compra do bem. 

No processo de simulação, você escolhe o valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas em que deseja dividir. Como retorno, a administradora já identifica o valor da mensalidade, incluindo as taxas do consórcio, como a taxa de administração, que remunera a empresa pela formação dos grupos, entrega das cartas de crédito e demais serviços relacionados ao consórcio, e o fundo de reserva, que é uma espécie de garantia para que os grupos não sejam afetados com a inadimplência de alguns consorciados. 

É possível simular o valor de consórcio de veículo pesado quantas vezes achar necessário.  

Após inserir os dados pessoais, um especialista de consórcio entra em contato, para tirar todas as dúvidas e entregar o contrato de adesão. Em até 90 dias, a administradora faz a inserção em um grupo de consórcio, geralmente composto por pessoas com interesses parecidos com o seu - neste caso, na compra de um veículo pesado. 

Ao se tornar um consorciado, você tem acesso à Área de Clientes e pode acompanhar as assembleias, que são feitas de forma online.  

As assembleias definem os contemplados por meio de um sistema auditado pela Loteria Federal. Isso elimina os riscos de fraude no consórcio. 

É possível ser contemplado de duas formas por meio do consórcio: 

  • Sorteios: todos os consorciados que se comprometem com o pagamento das mensalidades podem ser sorteados. Isso pode acontecer tanto nos primeiros, quanto nos últimos meses de sua cota.  

  • Oferta de lance: caso queira antecipar a compra do seu bem, você pode fazer a oferta de um lance, que é um valor a mais que pode ser dado. A oferta é feita às cegas, ou seja, não dá pra saber o valor ofertado pelos demais consorciados. Se o seu valor for o maior, você é contemplado. Mas, se outro consorciado sair com a carta de crédito, sem problemas: você ainda pode tentar nos meses seguintes. 

Com a contemplação, você finalmente pode utilizar a carta de crédito para a compra do seu caminhão. Com poder de compra à vista, você tem a liberdade de escolher o modelo que tem mais a ver com suas necessidades.  

Faça uma simulação de consórcio de veículos pesados e organize desde já o investimento no seu próximo caminhão.