Compre seu caminhão com o consórcio

Compre seu caminhão com o consórcio

O consórcio é uma modalidade de compra conhecida por realizar os sonhos de diversas formas. Primeiramente, as pessoas puderam comprar seu primeiro automóvel a partir dessa modalidade. O modelo deu tão certo, que as montadoras passaram a oferecer o consórcio e até mesmo outros segmentos, como imóveis e eletrodomésticos, entraram na mira do consórcio.

A verdade é que, por muitos anos, a concessão de crédito para a compra de um bem de alto valor era inacessível para a grande maioria dos brasileiros. As instituições financeiras passaram a facilitar esse tipo de concessão mas, mesmo assim, o financiamento possui muitos custos adicionais: é preciso dar um valor de entrada e pagar juros pelo bem que se compra. Quanto mais caro for o bem - e quanto maior a quantidade de parcelas, vale lembrar - maior é o juros que você irá pagar.

Nisso, até mesmo a compra de um caminhão passou a se tornar um problema. Seja para as transportadoras, que optam por comprar em frotas, ou até mesmo para os trabalhadores que precisam de um veículo novo para lidar com o dia a dia, a compra de um caminhão também passou a ser uma das possibilidades do consórcio.

Mas, você sabe como funciona esse tipo de compra para o caminhão? Fique tranquilo, que iremos explicar a seguir.

Como funciona o consórcio de caminhão

Assim como é possível comprar um carro, uma casa ou até mesmo adquirir algum tipo de serviço, também é possível investir na compra de um caminhão por meio do consórcio.

Para isso, basta selecionar o consórcio de veículos pesados. Além de dar a possibilidade de comprar um caminhão, você pode comprar maquinários agrícolas, ônibus, vans e até mesmo carretas com a carta de crédito dessa categoria.

O primeiro passo para comprar um caminhão com o consórcio é fazer uma simulação. Selecione uma administradora que tenha autorização do Banco Central (Bacen) para seu funcionamento, como a Embracon, e escolha a categoria consórcio de pesados.

Antes de tudo, você precisa preencher o valor da carta de crédito, que equivale ao valor total do bem que deseja comprar. E, em seguida, a quantidade de parcelas. Pelo simulador, você já identifica o valor que precisa pagar de mensalidade, com o acréscimo das taxas de consórcio, como taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, e o fundo de reserva, que é uma garantia de que a inadimplência de alguns integrantes não prejudique o fundo comum do seu grupo.

É possível simular o bem quantas vezes quiser. O importante é que o valor da mensalidade caiba no seu bolso. Para evitar qualquer tipo de inadimplência, a administradora não permite que o valor da parcela ultrapasse 30% dos seus rendimentos mensais. Portanto, verifique qual seria o melhor valor para investir no seu caminhão e conte com a facilidade do consórcio.

Como ser contemplado com o seu caminhão

Como o consórcio é uma espécie de autofinanciamento, é preciso que todos os integrantes do grupo paguem corretamente a mensalidade. Os valores recebidos pela administradora sustentam o fundo comum, que é responsável por fazer as contemplações mensalmente nas assembleias.

É possível ser contemplado de duas formas por meio do consórcio:

  • Sorteio: é a forma mais comum de ser contemplado no consórcio. No Consórcio Embracon as assembleias são feitas via aproveitamento dos prêmios da Loteria Federal.
  • Oferta de lance: o lance é um valor a mais que cada consorciado pode oferecer, com o objetivo de ser contemplado com antecedência. Pelo lance livre, que é a modalidade mais comum de lance, o maior valor define o vencedor. Somente o lance vencedor é debitado pela administradora, quitando as últimas mensalidades do consórcio. Se você fizer uma oferta, mas outro consorciado for contemplado, não desanime. Você pode juntar um valor maior e fazer a proposta nos meses seguintes.

Vale lembrar que nenhuma administradora pode garantir quando o consorciado será contemplado, seja por sorteio ou por lance. Isso pode acontecer nos primeiros meses da sua cota, ou até nos meses finais. Porém, todo consorciado tem acesso ao seu bem enquanto paga por sua cota, portanto, fique tranquilo ao investir na compra do seu caminhão com o consórcio.

Carta de crédito para a compra do caminhão

Ao ser contemplado, você passa por uma análise de crédito. Nesse momento, a administradora verifica suas informações pessoais e sua situação financeira.

Com a aprovação da administradora, você pode finalmente utilizar a carta de crédito para a compra do seu caminhão. A carta de crédito tem poder de compra à vista, o que permite uma boa margem de negociação.  

Se o valor da sua carta for maior que o valor do caminhão, é possível utilizar até 10% para despesas burocráticas, como transferência de propriedade e idas ao cartório. Mas, se o caminhão tiver um valor superior à carta de crédito, sem problemas: a administradora faz a liberação do valor, e você pode negociar diretamente com o proprietário ou concessionária como pagar pelo valor restante.

Portanto, invista desde já no sonho de ter um novo caminhão. Faça um consórcio de veículos pesados e conte com a credibilidade de uma administradora que realiza sonhos há mais de 30 anos.

Simulação