Lance no consórcio: o jeito certo de fazer

Lance no consórcio: o jeito certo de fazer

Embora tenha se tornado um método de investimento amplamente divulgado, os detalhes do consórcio ainda são desconhecidos da maioria das pessoas.  

O problema é que a maior parte dessas informações são essenciais para aproveitar todos os benefícios que ela proporciona - aliás, os benefícios são muitos. Por exemplo, você já pode querer saber como funcionam os lances no consórcio.

O que é lance de consórcio?

Para defini-lo de forma bem simples, podemos dizer que o lance é um valor que você pode ofertar para aumentar suas chances de contemplação. Portanto, neste caso, o interessado faz uma oferta e se compromete a pagar um determinado valor antecipado, desde que haja previsão de recebimento da carta de crédito. Vence o ofertante com o lance mais alto.

Imagine que um membro de um consórcio ganhe dinheiro extra, seja em herança, prêmios de loteria, 13º pagamento ou pagamento por serviços extras que ele faz. Para tentar obter a carta de crédito mais rápido, ele propôs uma oferta de lance. Se a sua oferta for a mais alta, ele será o contemplado.

Aqui, é importante deixar claro que os lances de consórcio devem ser feitos no prazo definido pela administradora e antes da reunião mensal. Se estiver interessado nesta possibilidade, é melhor pedir à empresa detalhes sobre este processo antes de assinar o contrato!

Que tipo de lance é possível?

Dentro do consórcio, existem vários tipos de lances possíveis:  

Lance Livre  

Nesse caso, o consorciado oferta o percentual que desejar – de acordo com o estipulado pelo grupo – e o maior lance ofertado ganha. Como geralmente não há apenas uma pessoa dando lances, a pessoa selecionada será a pessoa que fez o lance mais alto. Caso haja empate, a empresa responsável pelo consórcio estipulará como acontecerá o desempate.

Lance fixo

Aqui, o valor cotado é predefinido pela administradora. A administradora estipula um percentual da carta de crédito que os consorciados podem oferecer como lance.

Se mais de um membro do consórcio se propuser a pagar, a administradora fica responsável por realizar o desempate.

Lance embutido  

Este método permite complementar o lance com uma porcentagem do valor da carta de crédito. Ou seja, mesclar o uso da carta de crédito com uso de seus próprios recursos para ofertar um lance.  

Portanto, os membros do consórcio não precisam ter uma grande quantidade de fundos em mãos para tentar ofertar um lance. Se você não for contemplado, o limite de crédito permanecerá o mesmo.

Lance Troca de Chaves

Trata-se de uma modalidade de lance muito vantajosa para acelerar a troca do seu carro.

A vantagem desse benefício é que você pode oferecer o seu usado como lance e aumentar as chances de sair com a chave do seu carro novo, seminovo ou usado.

Lance com FGTS

Os recursos da conta vinculada do FGTS poderão ser utilizados junto ao consórcio de imóvel no pagamento total ou parcial de lance. Mas existem algumas regras de uso do FGTS. Confira com a sua administradora.

Está em um consórcio e deseja aumentar suas chances de contemplação? Entre em contato com a Embracon e veja como fazer sua oferta de lance.

Simulação