Consórcio de serviço vale a pena?

Consórcio de serviço vale a pena?

A modalidade de consórcio é formada por um grupo de pessoas com um objetivo de compra comum e é administrada por uma administradora. Portanto, esse modelo pode ser utilizado para diversos tipos de aquisições, como imóveis e automóveis. Mas você sabia que também existe um consórcio de serviços?

Embora não seja nova, a possibilidade não é muito conhecida e, como tal, é também objeto de constante ceticismo por parte dos interessados. Dessa forma, vale a pena conhecer mais sobre essa opção para ver se ela atende às suas necessidades e como participar de um grupo.

Quer aprender mais sobre este tópico? Então continue lendo este artigo para saber o que é, como funciona e os benefícios do consórcio de serviços. Acompanhe!

Consórcio de serviço: o que é

O consórcio de serviço é muito semelhante aos consórcios mais conhecidos. Aqui, a diferença é que ao invés de adquirir um item específico, ele está associado a algum serviço. Ou seja, é adequado para uma variedade de programas, com recomendações flexíveis.

Dessa forma, os membros do consórcio devem se comprometer com os pagamentos mensais e aguardar para serem considerados aptos a acessar a carta de crédito. Na prática, servirá como um método de pagamento em dinheiro que permite que as partes implementem diferentes programas.

Além disso, para que o grupo possa existir de maneira regular e com a segurança necessária, ele deve ser administrado por uma empresa autorizada pelo Banco Central. Ao mesmo tempo, os participantes fazem os pagamentos acordados, que vão permitindo a contemplação de todos os consorciados.

Isso é feito por meio de sorteios em assembleias, conforme estabelecido em contrato, ou via lances. Em todos os casos, é necessário ter atenção, já que a disponibilização do crédito não é imediata após a contratação: é sempre preciso aguardar a contemplação.

Quais itens podem fazer parte do consórcio de serviço?

Ao considerar um consórcio de serviço, a principal dificuldade é determinar o que pode ser adquirido por meio de uma carta de crédito. Afinal, ele não vem com restrições específicas, como imóveis ou carros.

Para facilitar o entendimento, seguem alguns itens que podem ser adquiridos por meio deste contrato

  • Viagens e intercâmbios: o contrato pode viabilizar a realização de viagens nacionais e internacionais;

  • Festas: eventos como casamento, formatura, aniversários e outros podem ser planejados com o consórcio;

  • Cursos: também é possível arcar com os estudos, como colégio, faculdade, graduação e pós-graduação, curso de idiomas, entre outros;

  • Procedimentos estéticos: cirurgias plásticas, intervenções odontológicas e outros procedimentos de fins estéticos também se encaixam na categoria.

Vantagens de um consórcio de serviço

Você não paga juros

Uma das principais vantagens do consórcio de serviço, no consórcio não há cobrança de juros, o que deixa o pagamento muito mais confortável.

Facilidade no pagamento

A primeira vantagem é a maior facilidade para o pagamento, que é diluído em parcelas conforme o total da carta de crédito e o prazo de funcionamento do grupo. Isso sem exigir o pagamento de valores de entrada, possibilitando um melhor planejamento financeiro.

Baixo custo e risco

Os custos envolvidos são baixos, envolvendo a taxa de administração que remunera a administradora, o seguro do grupo e o fundo de reserva. Na prática, eles somam um montante baixo na parcela.

Maior flexibilidade

O uso do crédito do consórcio é flexível. Como você viu, ele pode ser aplicado em diferentes tipos de serviços e planos, basta que se encaixe na categoria específica.

Afinal, o consórcio de serviço vale a pena?

Para saber se um consórcio de serviço vale a pena, é preciso avaliar sua situação. No entanto, em geral, os consórcios são uma ótima opção para quem não tem pressa em obter bens ou serviços.

Ou seja, para quem pode esperar e meditar tranquilamente. Também é uma ótima opção para quem não pode economizar seu próprio dinheiro, para que você possa começar a construir riqueza.

Faça sua simulação com a Embracon!