Pontos importantes do consórcio

Pontos importantes do consórcio

Você sabe como funciona o consórcio?

Muitas pessoas tem questionado o funcionamento dessa modalidade, realmente vale a pena? Veja como funciona o consórcio.

Mas afinal, como funciona um consórcio?

Os consórcios são bem interessantes para aquelas pessoas que não têm urgência na aquisição de um bem. Quem tem dúvidas de como fazer, saiba que é mais fácil do que parece. Primeiro, busque instituições financeiras que sejam de confiança.

Nesse cenário do mercado, é primordial que se faça todo e qualquer tipo de transação financeira com segurança. 

Ao entrar em um consórcio, o cliente faz parte de um grupo de pessoas com objetivos em comum. Os valores e prazos devem ser de acordo com todos os integrantes porque cada um terá uma cota ativa.

Como funcionam as Assembleias

Todos os meses são realizadas reuniões pela administradora do consórcio para oferta de lances e execução de sorteios, as chamadas assembleias.

É comum que também sejam decididos itens necessários que dizem respeito ao funcionamento do grupo. As assembleias são obrigatórias e estão sob fiscalização do Banco Central. Todos os participantes consorciados têm poder de decisão, sendo que estas estão sempre baseadas na maioria.

Como acontece a contemplação

O consorciado possui duas maneiras de ser contemplado em um consórcio: por meio de sorteio ou de lance.

Veja como funciona cada uma dessas modalidades:

Sorteio 

Essa é a forma mais comum de contemplação. Os participantes do grupo concorrem com suas cotas, onde possuem as mesmas chances de serem sorteados. Apenas os consorciados que estão com o pagamento em dia podem participar. 

No Consórcio Embracon as assembleias são feitas via aproveitamento dos prêmios da Loteria Federal. Os sorteios são feitos na seguinte ordem: primeiro clientes ativos, depois clientes cancelados e por último as contemplações por lance.

Lance 

Muito parecida com um leilão, essa forma de contemplação chama menos atenção dos consorciados. O lance é um valor que você pode ofertar para aumentar suas chances de contemplação. Ele só é pago caso a contemplação seja confirmada. Pode também ser utilizado para diminuir o número de parcelas ou diluir o valor das parcelas restantes.

O lance não interfere na participação do consorciado no sorteio das assembleias. Existem alguns tipos de lance:

  • Lance livre: Você oferta o percentual que desejar – de acordo com o estipulado pelo grupo – e o maior lance ofertado ganha.
  • Lance fixo: O consorciado oferta um percentual definido: deve ser 50% ou 25% do valor total do crédito, dependendo das regras do grupo.
  • Lance embutido: permite utilizar até 25% da carta de crédito para completar o lance.

É possível ganhar dinheiro com o consórcio?

A versatilidade sempre foi um ponto forte do consórcio. Além de possibilitar a utilização da carta de crédito para a compra de qualquer bem dentro de um mesmo grupo, ele ainda é uma excelente forma de investimento.

Em outras palavras, quem quer aumentar o seu patrimônio, deve sempre considerá-lo. Uma das principais vantagens dos consórcios é a ausência da cobrança de juros. Existe a cobrança de uma taxa de administração, que remunera o trabalho da administradora. Mesmo assim, existem índices menores do que os juros praticados no mercado de crédito. Por esse motivo, considere sempre esse aspecto antes de tomar sua decisão.

Prós e contras do consórcio

Para quem quer comprar um bem ou serviço, o consórcio é uma vantagem. Uma vez que a pessoa tem a liberdade de escolher o que irá querer adquirir. Resumindo, não é necessário levar um produto ou serviço que foi escolhido pela instituição financeira. Dessa forma, fica a critério do consorciado comprar uma moto, casa e até mesmo viagens ou intercâmbios.

Essa também é uma maneira de investir o dinheiro, em vez de colocá-lo em uma poupança. Já que especialistas não aconselham realizar aplicações na caderneta. Outro benefício do consórcio é que ele ajuda a ter um controle sobre o dinheiro, o que não acontece com pessoas que têm a poupança.

Ele também é indicado para aqueles que não têm disciplina para guardar dinheiro, seja em casa ou na conta do banco. Isso porque, basta se comprometer a pagar mensalidades ou parcelas. Os valores de cada mês serão determinados, de comum acordo, assim que a pessoa contratar o serviço.

Passo a passo para não errar no consórcio?

É como diz aquele ditado popular: é melhor prevenir do que remediar. E isso vale para todos os ramos de nossas vidas, até mesmo na hora de contratar um consórcio! Mas como se precaver e acertar? Nós separamos algumas sugestões para você ser exato na hora de fechar esse negócio e adquirir o que tanto almeja.

Confira a reputação da empresa escolhida

Este é o primeiro passo, além de ser um dos mais importantes para se dar na hora de entrar num grupo. 

A partir do momento em que a adesão é feita, o consórcio se transforma em um relacionamento de longo prazo entre você e a administradora que escolheu. Por isso, é essencial encontrar uma empresa de confiança e que tenha boa reputação no mercado! Para conferir os quesitos, é só fazer uma pesquisa no site do Banco Central e verificar se ela tem autorização para atuar no ramo.

Analise taxas, prazos e até reajustes

Esses são quesitos que precisam de uma atenção dobrada. O prazo vai variar de acordo com o que foi definido: quanto mais alto o valor, maior ele vai ser. Já em relação à taxa de administração, é importante saber que ela é acrescentada às parcelas e serve para remunerar o serviço da empresa.

Também nunca deixe de analisar com cuidado os reajustes que irão acontecer. Eles são feitos constantemente para assegurar que o dinheiro arrecadado vai ser suficiente para que todos os contemplados recebam a carta de crédito com o valor atualizado.

Faça uma leitura completa do contrato

Ler com bastante atenção o contrato, ele não é mera formalidade, ainda mais num negócio que envolve altos valores. Analise todas as cláusulas e, se tiver qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Faça o mesmo se aparecer qualquer erro ou inconsistência.  Não assine nada até que tudo esteja 100% claro e conciso.

Verifique as promessas de agilidade

Pode ser que a sorte sorria para você e faça com que a sua contemplação saia de primeira. Mas o normal é que todo o processo demore um pouco. Portanto, desconfie de promessas de rápidos sorteios. Como destacamos, é possível antecipar o recebimento fazendo uma oferta de valor, porém, é importante verificar com a empresa como funciona o lance.

Tenha cuidado com as cotas contempladas

Se for optar pela compra de uma cota que já foi contemplada, alguns pontos devem ter a sua atenção. Mesmo que a negociação seja permitida, é necessário se prevenir para não acabar caindo em golpes.

Primeiramente, verifique a veracidade da informação, já que a venda de cotas que não existem tem se tornado um golpe bem comum. Depois, pesquise diretamente na administradora sobre a transferência de títulos e verifique quais são as condições impostas pela empresa para a retirada da carta de crédito.

Curiosidades sobre o consórcio

Quando aparece uma nova possibilidade, normalmente, vem acompanhada com uma infinidade de dúvidas. Não é diferente quando o pensamento de adquirir um consórcio vem à tona.

Quais são os tópicos que raramente são mencionados à quem deseja tomar essa nova decisão? Veja:

Transparência

O consórcio é uma ótima alternativa e o planejamento tem grande importância nessa decisão. Fique atento a administradora que fará o acordo com você, pesquise antes, procure alguém que consiga explicar claramente como esse mercado funciona.

Busque por transparência e competência. Além disso, planeje e anote o valor das possíveis parcelas e como o contrato será realizado. 

Burocracia

Se você tem repúdio a essa palavra e faz de tudo para que ocorra da forma mais flexível possível, pode ficar despreocupado. Os termos burocráticos são indispensáveis quando o assunto refere-se a consórcios.

Mas, nesse caso, há uma forma de tornar os trâmites mais fáceis. Para isso, a escolha de uma boa administradora para a negociação é muito importante e talvez ela possa acarretar em ótimas vantagens. 

Pagamento com atraso

Se o consorciado não contemplado possuir mais de uma parcela em atraso, poderá ser excluído do grupo conforme estabelecido em contrato.

Além disso, se for consorciado contemplado e ainda não tiver utilizado o crédito, poderá ter sua contemplação cancelada por deliberação da Assembleia Geral Ordinária.

Caso já esteja na posse do bem, e o atraso seja superior a 15 dias, a administradora poderá executar as garantias contratuais em relação ao bem, além de cobrar a multa e os juros.

Utilização do crédito para outra finalidade

O consórcio autoriza que você utilize até 10% do valor do crédito adquirido para outros fins, como pagamento de despesas que tenham relação com aquisições de bens ou serviços.

Ou seja, pode ser utilizado em registros cartoriais, instituições de registros, transferência de propriedade e tributos, por exemplo.

Dinheiro que pode retornar

Após o pagamento de todas as parcelas e o recebimento da carta de crédito, você pode comprar uma casa ou um apartamento e colocá-lo para alugar.

Assim você terá uma propriedade e o valor que receberá do aluguel apenas trará benefícios. 

O mesmo pode ocorrer com os veículos. Compre um automóvel ou uma moto por um determinado preço, revitalize-o e revenda por um valor mais alto. Isso é vantajoso para você, pois gerará lucro em seus negócios.

Como se organizar financeiramente para o consórcio

Para fazer um consórcio é necessário que a pessoa esteja com o orçamento organizado.

Por isso, confira algumas dicas que podem ajudar no planejamento financeiro.

Pague as dívidas

As dívidas pesam no orçamento e podem te afastar do objetivo. No consórcio, por exemplo, o seu nome precisa estar limpo para que você possa receber a carta de crédito.

Comece pagando as dívidas do cartão e do cheque especial porque são as que possuem maiores taxas de juros.

Anote as despesas

É recomendado listar todas as dívidas para que se tenha ciência do quanto sobra do orçamento mensal. É possível organizar os gastos por meio da planilha no Excel, aplicativos e até em um caderninho.

Para registrar todo seu sistema financeiro é necessário entender para onde está indo seu dinheiro e hábitos de consumo. Antes de querer juntar dinheiro é necessário quitar as contas.

Fuja da tentação de comprar

Planeje suas compras e tenha disciplina. A compulsão por compras fará com que gaste dinheiro com mercadorias desnecessárias ou supérfluas.

Transformar a vida financeira será difícil para os compradores, mas deve estar aliada sempre à seguinte avaliação: “eu preciso mesmo deste produto?”. Se a resposta for não, não compre.

Evite o uso do cartão

O recurso, apesar de ser um adianto nas emergências, deve ser evitado. Quando for necessário usar, não descuide de fazer o controle dos gastos.

O cartão de débito também deve receber atenção para que você não caia na armadilha do cheque especial. Prefira sempre adquirir produtos com o dinheiro.

Poupe dinheiro

Corra atrás das promoções e, se possível, faça as refeições em casa ou leve marmita. Tais gastos pesam no final do mês.

Poupar dinheiro parece ser impossível, mas não é. Comece cortando gastos pequenos e veja os resultados. É possível economizar sem abrir mão da qualidade de vida.

Com este artigo, tentamos explicar pontos importantes do consórcio.

Essa é uma das maneiras de conseguir conquistar aquele bem ou serviço que você tanto sonha, mas que, no momento, não tem meios para adquirir. 

Gostou desse artigo? Você pode nos acompanhar para mais conteúdos como este. E caso tenha interesse em fazer um consórcio, faça sua simulação conosco. A Embracon tem mais de 30 anos de mercado, realizando o sonho de milhares de pessoas.
Simulação Consórcio
chat Eva