Os melhores carros para comprar em 2023

Os melhores carros para comprar em 2023

Escolher um veículo 0Km é uma tarefa deliciosa, só de pensar naquele cheirinho de carro novo… Mas deve ser executada com a devida cautela e pesquisa. Os critérios mesclam design, consumo, usabilidade, dirigibilidade, objetivo e claro, prazer ao volante.

Algumas dicas básicas são: defina bem a faixa de gasto e o principal uso que vai dar ao carro. Daqui pra frente de acordo com seu perfil se atenha ao consumo e custo-benefício de manutenção ou, para nos carros médios e de luxo observe a potência e conforto que cada modelo proporciona. O quesito segurança deve estar presente em qualquer categoria, mas lembre-se de comparar quem tem mais ou menos neste fator antes de decidir pela compra.

Se antes os híbridos eram raridade, agora eles já tomam maior espaço no mercado e começam a disputar com os modelos a combustão. A novidade mesmo são os elétricos, mas por serem muito mais caros ainda estão correndo por fora, já que são comercializados poucas unidades ao ano.

Fizemos um breve comparativo nas principais categorias e ao invés de listar toda a ficha técnica, estão mencionados os pontos fortes, fracos e diferenciais. Portanto, não se assuste se faltar algo que pareça óbvio, mas saiba que se não está lá é porque não sofreu alteração considerável ou a informação não chega a ter relevância na comparação. Por exemplo, nem todos os valores de consumo por litro estão listados, mas se o carro é mais gastão ou mais econômico frente aos rivais isto certamente estará mencionado.

Hatch Compacto

Hyundai HB20

É o carro de entrada da categoria e para se manter como excelente opção teve que fazer um upgrade: o modelo 2023 do Sense 1.0 mudou o design externo e vem melhor equipado (entre os extras está a regulagem de altura do banco do motorista e computador de bordo), além de trazer de série controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

Motor 1.0 aspirado com 75/80 cv de potência; transmissão manual de cinco marchas; 6 airbags; DRL. Tanque com capacidade para 50 litros e o porta-malas comporta 300 litros de bagagem.

- Pontos negativos: pouco espaço interno no banco traseiro, suspensão um pouco dura e poucos porta-objetos.

- Concorrentes: VW Polo, Chevrolet Onix, Fiat Argo.

- Versões: Sense 1.0 MT5 (recomendada), Limited 1.01 MTS, Comfort 1.0 MT5, Comfort 1.0 MT6 Platinum 1.0 AT6, Platinum Plus 1.0 AT6.

A partir de R$ 80.000,00

Honda City Hatch

Os órfãos do Fit, descontinuado pela Honda em 2021, vão gostar deste modelo, que não é o substituto, mas um irmão mais novo monovolume da montadora. Uma das vantagens mais apreciadas sobre seus concorrentes é o espaço mais amplo no banco traseiro, portas grandes e com boa abertura, o que traz mais conforto para quem viaja com o carro cheio. Em contrapartida perde espaço no porta-malas que fica com apenas 268 litros.

A suspensão garante equilíbrio exemplar, mas o destaque fica mesmo para o novo motor 1.5, um moderno quatro cilindros com 126 cv e injeção direta (o combustível não se mistura ao ar), acoplado a um novo câmbio CVT com sete marchas simuladas.

- Pontos negativos: tanque pequeno (40 litros), o que limita a autonomia e o ruído alto do motor quando mais exigido.

- Concorrentes: VW Polo, VW Nivus, Toyota Yaris Hatch, Fiat Pulse.

- Versões : EXL 1.5 e Touring 1.5 (recomendada)

A partir de R$ 120.000,00

Sedã Compacto

Hyundai HB20

Assim como o modelo hatch, o sedã veio preparado para a concorrência em 2023, subindo a régua em equipamentos e acessibilidade. Traz nova grade frontal, calotas de 15”, piloto automático, tela de 3,5”, fixação ISOFIX, retrovisores e vidros traseiros com comandos elétricos. Sem falar que o custo das revisões está entre os mais baratos do segmento. Comparando com os rivais, possui mais tecnologia de condução e mais aparatos de segurança, geralmente disponíveis apenas nos modelos mais caros. O consumo está equiparado aos concorrentes.

Motor 1.0 aspirado, injeção direta, 75/ 80 cv, motor manual de 5 marchas. Porta-malas de 475 litros e tanque para 50 litros de álcool ou gasolina.

- Pontos negativos: frenagem brusca, pouco espaço interno e mais caro que o rival direto.

- Concorrentes: Chevrolet ônix Plus, VW Virtus.

- Versões: Limited 1.0 MT5, Comfort 1.0 MT5 (recomendada), Comfort 1.0 T AT6 Platinum 1.0 T AT 6 Platinum Plus 1.0 AT6.

A partir de R$ 89.000,00

Honda City

Assim como o City Hatch veio para apaziguar os ânimos de quem sente saudades do Fit, mesmo não sendo seu substituto, o Honda City traz algum alento para os fãs do Civic. Se ele já era um dos melhores compactos-médios, com a reestruturação cresceu ainda alguns centímetros no comprimento proporcionando um folgado espaço traseiro e um porta-malas avantajado de 519 litros, levando vantagens sobre os concorrentes diretos.

No lugar dos 3 cilindros turbinados dos rivais, a montadora optou por um motor de 1.5 de 126 cv, 4 cilindros com injeção direta e sistemas i-VTEC e VTC, o que resulta em um carro mais liso e suave e mais econômico. O câmbio CVT agora simula melhor as marchas e adotou um recurso que ajuda no freio motor. Dentre os sedãs com câmbio automático é um dos mais econômicos.

- Pontos negativos: isolamento acústico da cabine poderia melhorar, altura do carro - muito baixo o que não é bom para transitar no asfalto que deixa a desejar na maioria das cidades brasileiras. Ele também é um pouco mais caro do que o rival direto com o mesmo tipo de câmbio.

- Concorrentes: Chevrolet Onix Plus, VWVirtus, HB20S.

- Versões: Ex, EXL e Touring (recomendada)

A partir de R$ 115.000,00

Sedã Médio

Toyota Corolla

Enfrentando a concorrência de apenas um rival direto este carro se mantém como preferido na categoria com certa facilidade e, por isso, traz poucas inovações comparado ao modelo anterior. O que vale destaque é o pacote Safety Sense que inclui itens de segurança como frenagem de emergência, assistente de manutenção em faixa, faróis altos automáticos e piloto automático adaptativo (ACC), que antes eram exclusivos das versões mais caras.

Tantos as versões 1.8 (híbrido flex) como as 2.0 com motor flex de até 177 cv têm boa performance e a suspensão traseira independente deixou o carro ainda mais gostoso de dirigir. Porta-malas 470 litros e tanque de 60 litros.

- Pontos fracos: devido a falta de chips no mercado está saindo sem CarPlay (Apple) e sem Android Auto.

- Concorrente: Caoa Chery Arrizo 6 Pro

- Versões: GLi 2.0 (recomendada) , XEi 2.0 , Altis Premium 2.0, GR-Sport 2.0, Altis Hybrid, Altis Hybrid Premium.

A partir de R$ 148.000,00

Sedã Premium

Mercedes-Benz Classe C

Ele importou alguns traços da série S e vem mais bem equipado em tecnologia e itens de luxo. Conforto absoluto e mimos como movimentos do assento e encosto para evitar cansaço em trajetos mais longos. Um outro detalhe é o barulho de motor no modo esportivo, que é simulado nos auto-falantes, já que internamente o carro é super silencioso. No modo ECO ele aproveita o embalo da inércia e economiza combustível.

Motor: 1.5 turbo de 204 cv e 300 Nm no C 200 e um 2.0 turbo de 258 cv no C 300, câmbio de 9 marchas que proporciona suavidade sem decepcionar no desempenho. É um híbrido leve que utiliza o motor elétrico como auxílio e não para rodar. Porta-malas 455 litros, tanque de 50 litros. A tração traseira é padrão, mas há a opção de 4x4.

- Pontos fracos: o quinto passageiro não senta com muito conforto no banco traseiro.

- Concorrente: BMW Série 3, Audi A4.

- Versões: 200 AMG Line, 300 AMG Line

A partir de R$ 350.000,00

BMW Série 5

A maior vantagem sobre os concorrentes é ter uma versão híbrida plug-in. Ele entrega boa performance e baixo consumo, podendo ser recarregado em tomada comum por 8u ou apenas 3h15 em wallbox, com autonomia elétrica de 40 km a 50 km. Mesmo testado na estrada, a gasolina é razoavelmente econômico para a categoria sem perder toda a tecnologia e conforto BMW - suspensão suave e desempenho esportivo, som Harman Kardon, assistente de direção avançado e ele estaciona sozinho, é só escolher a vaga. Porta-malas de 410 litros e tanque de 46 litros.

Motor 2.0 turbo de 184 cv e 300 Nm associado a outro elétrico, ambos dianteiros. No total, são 292 cv e 420 Nm, com potência indo a 332 cv quando acionado o modo Sport.

- Pontos fracos: carro baixo, com pneus de perfil baixo, diâmetro de eixo grande que exige mais manobras em espaços apertados e manutenção cara.

- Concorrente: Jaguar XF, Lexus LS, Audi A6 e Mercedes Classe E.

- Versões: 530e

A partir de R$ 445.000,00

SUV compacto

Jeep Renegade

Com uma motorização nova de 1.3 e 185 cv ele veio para conquistar os que ainda estavam resistentes ao seu desempenho. Ele traz uma novidade: um filtro de cabine que utiliza o N95, material que ficou conhecido durante a pandemia e promete reter mais de 80% das impurezas do ar.

A motorização é a mesma para todas as versões, mas câmbios diferentes: automático de seis marchas e tração 4x2 (Sport e Longitude) ou automático de nove marchas e tração 4x4 (Série S e Trailhawk). Tanque de 55 litros e porta-malas de 320 litros.

- Pontos fracos: alguns motoristas relataram insatisfação com o câmbio, que demora muito para trocar a marcha fazendo com que o carro gaste mais.

- Concorrente: VW T-Cross, Chevrolet Tracker.

- Versões: Sport, Longitude (recomendada), Série S e Trailhawk.

A partir de R$ 135.000,00

Hyundai Creta

Esta categoria de veículos está tomando cada vez mais espaço no mercado, representou 41 % das vendas em 2021 e 48% em 2022. Mesmo com o novo design não sendo consenso ele fez com que o carro tivesse um bom resultado e, somando o conjunto da obra - motor, conforto e desempenho - mais os 5 anos de garantia que a marca oferece é uma boa aquisição.

O carro possui diferentes versões com diferentes motores de 4 cilindros que vão do 1.0 ao 2.0 com potência variando entre 120 cv e 167 cv. Todos com automáticos com seis marchas. Porta-malas de 442 litros e tanque para 50 litros de combustível.

- Pontos fracos: Manutenção, peças e seguro mais caros da categoria.

- Concorrente: Jeep Renegade, VW T-Cross, Chevrolet Tracker.

- Versões: Confort 1.0 Turbo (recomendada), Limited 1.0 Turbo, Platinum 1.0 Turbo S/T, Platinum 1.0 Turbo, N-Line 1.0, Action 1.6 (recomendada) Ultimate 2.0.

A partir de R$ 172.000,00 ( o preço subiu muito mais do que os concorrentes na última checagem, é recomendável fazer uma nova comparação na época da compra).

SUV Luxo

Volvo XC 60

Foi o híbrido plug-in mais vendido da categoria no ano passado e segue como boa opção para 2023. Melhorou a conectividade com o sistema Android Automotive, todas as versões trazem teto panorâmico e sistemas semiautônomos sofisticados.

O motor é 2.0 com turbo com compressor de 320 cv e 400 Nm e outro, elétrico traseiro, que adiciona 87 cv e 240 Nm, no total chegando a 407 cv, deixando o concorrente da BMW no chinelo. Os motores trabalham juntos chegando a uma média de consumo muito boa. Outra vantagem que leva sobre o rival é o tanque de 70 litros, contra 50 da X3, que garante excelente autonomia. Porta-malas de 468 litros.

- Pontos fracos: manutenção cara e complicada.

- Concorrente: BMW X3, Mercedes-Benz GLE e Audi Q5.

- Versões: T8 Inscription (recomendada), T8 R-Design e Polestar Engineered.

A partir de R$ 400.000,00


SUV Premium

Mercedes Benz GLS

Chega este ano com sua nova geração, para fazer frente aos oponentes antigos e ao novo Aston Martin DBX, primeiro modelo do tipo da marca inglesa. Em se tratando desta faixa de carros, todos são magníficas opções de compra. Espaçoso e com acabamento impecável não é tão rápido quanto o Aston Martin, mas custa bem menos. Sua suspensão a ar é ajustável para uso off-road e ainda traz câmeras e sensores que “enxergam” buracos, valetas e lombadas que são então neutralizadas pela suspensão. Também para rodar fora da cidade, o modo Curve inclina a carroceria para o lado oposto compensando a sinuosidade de serras e curvas mais fechadas.

O GLS 450 é um híbrido leve, com o seis cilindros em linha 3.0 turbinado associado a um motor elétrico de 20 cv e 250 Nm. No total, são 367 cv e 500 Nm, para chegar aos 100 km/h em 6,2 segundos. Porta-malas de 890 litros, 335 litros quando carrega 7 passageiros.

- Pontos fracos: só elogios.

- Concorrente: Range Rover, Porsche Cayenne, Audi Q7 e Q8, Volvo XC90, BMW X7

- Versões: 450 4MATIC

A partir de R$ 1.000.000,00

Picapes

Fiat Toro

No design ganhou diferenças sutis de 2022 para 2023, como desenho do para-choques e painel de instrumentos de 7”. As versões Freedom proporcionam maior personalização de acessórios (sensor de chuva, carregamento de celular por indução, bancos de couro) e o acabamento na cor bronze.

A novidade está no motor GSET270 de 1.33 e 185 cv que traz um desempenho maior do que o antigo modelo 1.8. Já os modelos mais caros contam com propulsor 2.0 turbo diesel, 170 cv, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. Uma inovação das versões 2023 é o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, que avisa quando há alguma alteração.

- Pontos fracos: A opção Freedom diesel saiu do mercado, o que pode sinalizar uma mudança no perfil desejado para o modelo pela marca.

- Concorrente: Ford Maverick.

- Versões: Endurance, Freedom (recomendada), Freedom S-Design, Volcano Freedom 2.0 4×4 , Freedom S-Design 4×4 Volcano 2.0 4×4, Ranch 2.0 4×4 e Ultra 4×4. Tanque de 60 litros e leva carga de 1T.

A partir de R$ 142.000,00

Ford Maverick

Feita na base do Bronco Sport é uma picape monobloco (como um carro comum) e não sobre chassi e traz uma pegada mais esportiva sendo boa opção para off-road. Traz mais espaço que a média no banco traseiro, onde tem um porta-objetos de bom tamanho.

Motor 2.0 turbo tem 253 cv e 380 Nm, tem tração dianteira, acionando o eixo traseiro apenas quando necessário. Apresenta consumo moderado e câmbio de 8 marchas. Capacidade de 943 litros e tanque de 62 litros.

- Pontos fracos: a cabine mais baixa ajuda no desempenho mais esportivo, mas não dá aquela “sensação de picape”.

- Concorrente: Fiat Toro 4x4

- Versões: Lariart FX4 2.0 ecoboost

A partir de R$ 240.000,00

Chevrolet S 10

A picape média da Chevrolet encontra (pouca) concorrência apenas na Hilux, mas leva vantagem no desempenho do motor 2.8 turbodiesel com 200 cv e no preço. Ambas levam 1 tonelada, têm motor a diesel com turbina de geometria variável e câmbio manual na versão de entrada e automático de seis marchas nas demais. Ótima picape raiz, mais durona, para quem gosta do estilo aventura off-road.

- Pontos fracos: pouca conectividade, acabamentos mais rústicos.

- Concorrente: Toyota Hilux.

- Versões: LS, LT, ZT1, LTZ e High Country, todas 2.8 e 4x4.

A partir de R$ 248.000,00

Carro elétrico

Peugeot e208 GT

No grupo de elétricos “de entrada” ele traz acabamentos superiores ao modelo à combustão, atalhos extras no painel e funcionalidades tecnológicas atraentes como o Waze em 3D, por exemplo.

O carro é pequeno, com cockpit também pequeno e seus 136 cv no modo sport proporciona um arranque mais “esperto” que chega a dar certa emoção para quem curte uma direção mais esportiva. Contudo, é mais indicado para uso urbano, tendo pouca autonomia na estrada, cerca de 250 km. Porta-malas para 265 litros.

Concorrentes: Fiat 500e, Renault Zoe, Renault Kwid Et-Tech e Mini Cooper SE.

A partir de R$ 235.000,00

Volvo C40

Um SUV- cupê que já nasceu elétrico e por isso é mais cool que o irmão mais velho XC40 que traz um design mais antiguinho. No quesito desempenho e funcionalidades são praticamente idênticos, compactos-médios montados na mesma base. Têm bom espaço interno e porta-malas espaçoso

Silencioso e ágil com motores que somam 408 cv e 660 Nm, tem autonomia de 440 km em condições ideais, podendo ser menos se você pesar mais no pé, o que sem dúvida terá vontade de fazer!

Concorrentes: Volvo XC40, Audi e-tron, Mercedes-Benz EQC.

A partir de R$ 400.000,00

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