Use seu carro para ganhar dinheiro

Use seu carro para ganhar dinheiro

Por muitas décadas o brasileiro viu o carro como um bem de luxo. Aos poucos, ele passou a incorporá-lo em seu cotidiano de diversas formas, principalmente para sair para o trabalho ou fazer algum tipo de viagem. 

E, como essa paixão do brasileiro com o carro só aumentou, as concessionárias investiram em diferentes modelos, de diferentes categorias, a fim de atender às diferentes necessidades que foram surgindo. 

Assim, o veículo foi assumindo outros papéis em nossa vida. E, por conta da economia compartilhada, outras oportunidades foram surgindo, facilitando até mesmo para quem estava a fim de ganhar uns trocados a mais com o veículo. 

Na grande maioria dos casos, é preciso ficar atento aos custos do veículo. Dependendo do quanto você circular com o seu carro, terá que separar o dinheiro dedicado ao combustível e até mesmo para as manutenções regulares. Com uma quilometragem alta, o carro também tende a passar por desgaste ou desvalorização de forma mais rápida do que se fosse utilizado apenas para o passeio. 

Portanto, antes mesmo da compra do carro, vale a pena avaliar qual o real objetivo de seu uso. Assim, você pode escolher um modelo que esteja mais condizente com suas necessidades e não crie gastos adicionais ao ser utilizado para gerar renda. 

Mas, quais são as formas mais comuns de ganhar dinheiro com o seu carro? Confira nossas dicas a seguir. 

Aplicativo de carona 

A opção mais procurada por pessoas que querem comprar um carro para trabalhar é o uso de aplicativos de carona, como Uber e 99, que têm se popularizado cada vez mais no país. 

Quem mora nas grandes cidades conta com esses serviços para deslocamento. Com o aumento do ritmo das vacinações contra Covid-19, as pessoas voltaram a sair, demandando bastante o trabalho dos motoristas. 

Por outro lado, quem dirige pode contar com a flexibilidade de trabalhar sempre que achar necessário. Em alguns lugares, porém, é preciso ficar atento a regras como exigência de uma carteira de motorista que mencione o trabalho como motorista de aplicativo.  

Caso considere essa profissão, é preciso ficar atento à segurança e às especificidades de cada aplicativo: uns podem ser mais rentáveis, enquanto outros tendem a ser mais flexíveis, permitindo ao condutor escolher mais de uma vez ao longo do dia os trajetos que deseja realizar. Além do mais, veículos muito antigos podem não ser aceitos pelas plataformas. 

Trabalho com entregas 

Assim como existem aplicativos de carona, também existem os apps que facilitam entregas. É possível entregar todos os tipos de materiais: de compras de supermercado a itens de mudança. 

Se você possui um modelo mais voltado para passeio, como hatch e sedan, precisa considerar o uso para transportar apenas cargas leves. Mas, se quiser expandir seu campo de atuação e permitir o transporte de itens mais pesados, pode contar com uma picape ou um furgão, que são modelos mais específicos para essa finalidade. 

Alguns aplicativos exigem que o motorista seja pessoa jurídica. Veja se os ganhos compensam essa transição, para que você não saia no prejuízo ou perca seu tempo em uma atividade nada compensatória. 

Faça o transporte de pets 

Uma das muitas possibilidades da economia compartilhada é passear ou cuidar dos pets de outras pessoas. Muitas delas contam com esses serviços quando decidem viajar, passar um período fora de casa ou até mesmo por conta da rotina mesmo - afinal, muitos podem não ter o tempo necessário para lidar com passeios diários, banho, limpeza etc. 

Nesses casos, o carro pode ser um importante aliado. Além de transportar os pets para diferentes locais, você tem a possibilidade de conectar com outros serviços, como levá-los a um veterinário, para dar banho e tosa etc. 

Realizar mudanças (ou frete) 

Com um carro pequeno, você pode ganhar dinheiro oferecendo o serviço de mudança. Carregando pequenas coisas, como TVs, notebooks e alguns eletroportáteis, um carro de passeio pode ser bem útil para mudanças de escritório, por exemplo. 

Caso queira carregar itens mais pesados, você pode investir em uma picape. Dessa forma, pode obter uma renda extra e diminuir a necessidade de ficar indo e voltando ao mesmo lugar múltiplas vezes. 

Caronas para o mesmo lugar 

Quando se fala em aplicativo de carona, as pessoas rapidamente associam aos serviços de Uber e 99.  

Porém, o carro também pode ser utilizado para compartilhar uma viagem a um mesmo destino - ou, pelo menos, um destino próximo. 

Para isso, você pode utilizar os serviços do Waze Carpool, por exemplo, que permite compartilhar uma mesma viagem com outra pessoa. Dessa forma, você pode utilizar o dinheiro que recebe para o combustível, por exemplo, sem ter que fazer um esforço adicional como prestador de serviço.  

Caso tenha que viajar para um determinado local, você também pode compartilhar um assento com uma pessoa interessada. Por meio de apps como Blablacar, é possível monetizar com o seu veículo - e, além disso, ter uma companhia para a estrada. 

Utilizar seu veículo como publicidade 

Muitas marcas, personalidades e até políticos procuram condutores que circulam com o seu veículo para propagar suas marcas (ou candidaturas, no caso de políticos).  

Geralmente, eles pagam um tipo de valor mensal ou até mesmo se comprometem a encher o tanque de seu combustível enquanto estiver circulando com o veículo. Para isso, claro, eles adesivam o carro do condutor. Por mais que seu veículo se torne menos agradável, pode ajudar a entrar um dinheirinho a mais em sua conta. 

E aí, já decidiu como fazer para ganhar mais dinheiro com o seu carro? Caso queira investir na compra de um zero km ou um seminovo, considere o consórcio para a sua aquisição. Sem a necessidade de pagar entrada ou juros nas mensalidades, investir no seu veículo é bem mais fácil a partir dessa modalidade.  

Faça uma simulação de consórcio de automóveis e economize a longo prazo no seu novo veículo.