Entenda os gastos fixos e variáveis de um carro

Entenda os gastos fixos e variáveis de um carro

Gastos são todas as despesas que afetam o orçamento de uma pessoa física ou jurídica e todas as obrigações que precisam ser pagas regularmente. Em outras palavras, são os fundos que saem de seu orçamento, determinados como despesas.

Neste artigo, apresentaremos os principais gastos de um carro, sendo eles fixos e variáveis.

Gastos Fixos

Como o nome indica, os gastos fixos são aqueles custos que permanecem constantes, independentemente da produção. Portanto, embora o ritmo de produção e as vendas variam muito, esses valores permanecem relativamente estáticos. Os gastos fixos incluem aluguel, serviços de segurança, limpeza, planos de telefonia, manutenção de equipamentos, etc.  

Os gastos de um carro (fixos) são aqueles pagos independentemente de quantos quilômetros o veículo percorre em um mês.

Parcela do pagamento (caso você ainda esteja pagando)

Esta é a primeira despesa de carro a prestar atenção. Financiando o carro? Fique de olho na taxa de juros, pois ela permite gastar o dobro no final do parcelamento. Já se você optou por um consórcio, deve incluir também o valor do parcelamento nas suas despesas. Em qualquer caso, evite atrasos no pagamento, pois isso acarreta juros e multas.  

Seguro

A princípio você pode até achar que é desnecessário, mas o seguro oferece proteção e tranquilidade para os proprietários de automóveis. Isso é ainda mais importante para quem está planejando comprar seu primeiro carro. Você já pensou em ter seu carro roubado e ainda assim não ter seguro? Sem dúvidas essa situação causa receio em muitos motoristas. E além de roubo e furto, o seguro também oferece seguro de colisão e danos naturais, seguro contra terceiros, garantia de vidro, assistência 24 horas e muito mais.

Impostos

Ao calcular os gastos de um carro, impostos e taxas também devem ser incluídos nesta lista. O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um deles. Seu valor e período de validade depende do modelo e do status de registro do carro. Para encontrar o valor correto, visite o site do Detran em sua área.

Licenciamento

O próximo custo é o licenciamento do carro, que comprova que ele pode ser dirigido na estrada. Podemos citar também o DPVAT (Seguro de Lesões Corporais Causadas por Veículos Automotores Terrestres). Seu valor é fixado em todo território nacional e definido de acordo com o tipo de veículo.

Gastos Variáveis

Os gastos variáveis são gastos que mudam de acordo com o volume de vendas ou prestação de serviço. Quando sua empresa gasta com matéria-prima para produção, o custo dessa matéria-prima aumenta ou varia de acordo com a demanda pelo produto. Além dos gastos com matéria-prima, gastos com eletricidade e água também pertencem a esses custos.

Os gastos de um carro (variáveis) são todos os custos diretamente relacionados à quilometragem, como pneus, combustível, lubrificantes, lavagem/graxas, pedágios, entre outros.

Combustível

Atualmente é praticamente impossível não gastar combustível. No entanto, esse custo varia muito dependendo dos gastos pessoais dos motoristas. Por exemplo, um carro que vai para o trabalho todos os dias consome mais combustível do que um carro que só é usado nos finais de semana.  

O popular modelo 1.0 é mais econômico do que o modelo mais poderoso. O estilo de direção também afeta o consumo. Ah, e até mesmo o tipo de combustível fornecido pelo proprietário do carro pode afetar a quilometragem por litro. Imagine que a capacidade do tanque de combustível de um carro é de 54 litros. Se ele usa 4 reais por litro de gasolina para abastecer duas vezes por mês, isso significa que vai custar 432 reais naquele mês e, neste ano, o dinheiro vai ultrapassar 5 mil reais.

Multas

Elas não são exatamente um imposto, mas às multas também devem ser consideradas ao considerar os custos do carro.

Manutenção

Ao calcular o gasto de um carro, uma revisão e manutenção não devem ser negligenciadas. Especialistas e montadoras dizem que todos os modelos devem ser revisados ​​anualmente, ou após 10 mil km. A manutenção inclui os seguintes itens: balanceamento e calibração de pneus, pastilhas e fluido de freio, filtros de ar e combustível, velas de ignição, embreagens, etc.

Como reduzir os gastos de um carro

Encontrar maneiras de reduzir os gastos de seu carro, sem abrir mão das conveniências que oferece, poder economizar mais dinheiro e alcançar um orçamento mais equilibrado. Porém, buscar esse método de redução de custos requer escolhas mais conscientes. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse momento.

Prefira veículos econômicos

Antes de escolher um veículo, é importante estudar quanto ao consumo de combustível. Pesquisar e comparar as tabelas de consumo de diferentes carros é uma forma interessante de escolher o mais econômico. Escolher um carro mais caro, e ter a disponibilidade de dirigir por uma distância maior com menos gasolina pode ser mais sábio do que comprar um carro barato com alto consumo de combustível.

Tente coordenar o uso de carros e outros meios de transporte

Ter um carro não significa ter que utilizá-lo todos os dias. Usar o transporte público, como ônibus e metrô, pode economizar muito tempo e recursos no final do mês. É verdade que os brasileiros em geral não dão muito valor ao transporte público, mas, na verdade, o sistema vem evoluindo para atender melhor o consumidor.  

Muitas cidades já possuem faixas exclusivas para ônibus, tornando-as mais rápidas e eficientes. Outra opção interessante é adicionar aplicativos de transporte privado como UBER, 99Taxi, Cabify, etc. Por exemplo, por meio de tais aplicações, a conveniência e segurança dos carros podem ser adequados a um custo menor, sem incorrer em depreciação ou custos de estacionamento.

Evite multas

Um custo importante, mas muitas vezes esquecido, é a proporção das multas no orçamento. Não importa o quão bom e responsável seja o motorista, ele não pode evitar erros que podem levar a violações. Outra questão a se considerar, principalmente para os motoristas desatentos, é que o acúmulo de infrações pode resultar no confisco da carteira de habilitação, o que exigirá mais tempo e recursos para a recuperação dos documentos.

Quer conquistar o carro dos seus sonhos mas não tem dinheiro para isso? Invista em um consórcio de automóveis, com ele você não paga juros, é só vantagens. Faça sua simulação com o consórcio Embracon.

Simulador
chat Eva