Consórcio é seguro? Saiba mais

Consórcio é seguro? Saiba mais

As pessoas não costumam utilizar o consórcio para as compras do dia a dia. Mas, quando consideram a compra de um bem de alto valor, como um apartamento, um carro ou até mesmo um serviço, geralmente procuram por opções que não apenas viabilizem a aquisição, como permitam o pagamento de uma forma simples e prática.

Há mais de 50 anos o consórcio ajuda milhões de brasileiros a realizarem o sonho de comprar o primeiro carro, a casa dos sonhos, entre muitas outras conquistas.

Para que mais pessoas possam se planejar para a compra de um bem de alto valor, o segmento tem se atualizado para oferecer novas possibilidades. Com o consórcio, você também pode investir em estudos, festas, reformas para a casa, estética ou até viagens internacionais.

Porém, antes de começar a investir a carta de crédito por meio do consórcio, muitas pessoas ficam com receio. Será que o consórcio é seguro? A seguir, vamos responder essa pergunta e mostrar como ele pode ajudar você e sua família a realizarem seus sonhos.

Como saber se o consórcio é seguro?

Nos últimos anos têm surgido criminosos que utilizam aplicativos de mensagens e redes sociais em nome de empresas de consórcio.

Muitas pessoas acabam atraídas por conta da promessa de que serão contemplados rapidamente, pagando pouco por mês.

O fato é que, antes mesmo de fazer um consórcio, pesquise sobre a empresa que quer contratar. O setor é regulado pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Ou seja, para que possa operar, a administradora de consórcio precisa ter autorização do Bacen. Essa é a primeira coisa que você precisa saber antes de fechar um contrato. É possível pesquisar a lista das administradoras que possuem autorização pelo site do Bacen.

Todas as empresas que possuem autorização do Bacen devem seguir processos rígidos para garantir segurança aos consorciados. Isso significa que elas são obrigadas a fechar um contrato, explicar como funciona a mecânica do consórcio, incluir o consorciado em um grupo em até 90 dias e realizar mensalmente os sorteios.

Aliás, nenhuma administradora pode garantir quando cada consorciado será contemplado. Isso pode acontecer no sorteio, do primeiro ao último mês da cota. Para participar, é preciso pagar as parcelas na data. As administradoras mantêm essa política para evitar que a inadimplência represente um risco para os grupos.

Caso queira ser contemplado de forma antecipada, você pode tentar o lance. O lance é um valor que você paga a mais por sua cota. Pela modalidade clássica, se o seu valor for o maior da assembleia, você é contemplado, e o valor quita as últimas mensalidades da sua cota. Mas, se outro consorciado oferecer um valor maior que o seu, você terá outras oportunidades de ofertar o lance nos meses seguintes.

A seguir, vamos explicar como você pode proceder para investir, com segurança, no seu próximo bem com o consórcio.

O que posso comprar com o consórcio?

Após escolher a administradora, você precisa identificar o que realmente deseja comprar. Na Embracon, é possível investir em consórcio de imóveis, consórcio de moto, consórcio de automóveis e consórcio de serviços.

O próximo passo é definir o valor da carta de crédito para o bem. A carta de crédito equivale ao valor total do que você deseja adquirir. Por exemplo, se você quer comprar um carro popular zero km com o consórcio, pode pesquisar a média de valor: entre R$ 40 mil e R$ 50 mil, por exemplo.

Tudo isso pode ser realizado por meio do simulador. Após escolher o valor do bem, você determina a quantidade de mensalidades. Como o simulador é um mecanismo dinâmico, você já tem o retorno das mensalidades, após informar os principais dados pessoais.

O valor já conta com o acréscimo da taxa de administração, que remunera a empresa consórcio pela oferta da carta de crédito, realização das assembleias, entre outros serviços, e o fundo de reserva, que garante que o dinheiro do fundo comum será suficiente para pagar pela contemplação de todos os consorciados do grupo.

Depois disso, um especialista de consórcio entra em contato. Ele fica responsável por explicar como funciona o consórcio e enviar o contrato de adesão, para que você se torne um consorciado. Leia o contrato com atenção e aproveite para tirar todas as suas dúvidas.

Para evitar a inadimplência, o valor da mensalidade não pode ultrapassar 30% dos seus rendimentos mensais. Antes mesmo de fechar o contrato, a administradora faz essa análise.

Em até 90 dias, a administradora te coloca em um grupo, que reúne outros consorciados com interesses semelhantes ao seu. A partir de então, você passa a participar dos sorteios mensais, momento em que ocorrem as contemplações do consórcio. Nesse momento, você também pode fazer a oferta por meio de um lance. Para isso, basta registrar o valor na sua área de clientes até 24h antes da realização da assembleia.

Por meio dos sorteios, todos têm as mesmas chances de serem contemplados. Para garantir que isso aconteça, a Embracon utiliza a numeração da Loteria Federal.

Mesmo que você faça a oferta de um lance, precisa passar por uma nova análise de crédito. Se você estiver investindo em um consórcio de imóveis, pode utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) na tentativa de antecipar sua contemplação.

Depois de toda a etapa de análise, é preciso indicar o proprietário ou empresa responsável pelo bem que você deseja adquirir. A administradora faz o repasse direto a eles, ou seja, o valor não é depositado na conta corrente do consorciado.

Se o valor da carta for maior que o bem, é possível utilizar até 10% do valor para pagar por despesas burocráticas, como documentações e transferência de propriedade. Caso o saldo da carta seja insuficiente, fique tranquilo: é possível fazer a compra do bem com os seus próprios recursos. Uma das maiores vantagens é que a carta de crédito tem poder de compra à vista, o que pode facilitar bastante na negociação.

Portanto, pode confiar. O consórcio é seguro e pode ajudar a realizar os seus sonhos. Faça uma simulação e confira suas múltiplas vantagens!
Simulação Consórcio