Perca o medo de dirigir antes de comprar carro

Perca o medo de dirigir antes de comprar carro

O Brasil tem atualmente mais de 56 milhões de motoristas. À medida que as frotas cresciam e mais pessoas dirigiam, um problema se tornou mais comum: a amaxofobia. Para quem não sabe, essa palavra estranha nada mais é do que uma doença relacionada ao medo de dirigir e, em alguns casos, ao medo de andar em qualquer veículo

Neste artigo, discutiremos o medo de dirigir e como lidar com ele, além de dar dicas sobre qual o melhor veículo antes de comprar um carro. Confira! 

Razões para ter medo de dirigir e não comprar carro 

O medo de dirigir se desenvolve devido a uma combinação de fatores pessoais e externos. O trauma pode começar com eventos como um acidente de trânsito, a exigência de outras pessoas sobre como dirigir, uma briga de trânsito ou até mesmo a falta de interesse ou paciência de um instrutor em ensinar a dirigir, o que pode reduzir sua confiança. 

Características pessoais associadas a um evento ocorrido, como sentimentos de raiva ou vergonha, ansiedade, tensão e insegurança, contribuem para um maior ou menor grau de medo de dirigir. Problemas podem acontecer a qualquer momento, mesmo com motoristas experientes. 

Como identificar 

Os sintomas mais comuns de quem tem medo de dirigir são: 

  • Boca seca; 

  • Ânsia; 

  • Taquicardia; 

  • Tremores; 

  • Vontade de urinar; 

  • Dor de cabeça; 

  • Ansiedade; 

  • Sudorese; 

  • Formigamento nas mãos, nos pés ou nas pernas. 

Se a pessoa tiver cinco ou mais desses sintomas enquanto estiver dirigindo ou mesmo pensando em fazê-lo, deve-se procurar ajuda profissional. 

Como tratar 

O medo de dirigir pode ser tratado de várias maneiras, dependendo da gravidade do problema. Em muitos casos, a prática simples é suficiente para recuperar a confiança e eliminar o medo. Nos casos mais graves, pode ser necessário apoio psicológico. 

Para atender a essa demanda, alguns centros de formação de motoristas se especializam em formar pessoas já qualificadas que pretendem se livrar do medo de dirigir. Muitas vezes, essas empresas oferecem instrutores prontos para trabalhar com esses públicos, além do acompanhamento psicológico. 

Dicas para superar o medo de dirigir 

Neuza Corassa é psicóloga especializada no tratamento de fobias. Em 2000, ela publicou um livro intitulado "Vença o Medo de Dirigir", que oferece algumas dicas para superar o problema. 

Abaixo, destacamos algumas práticas eficazes para que você perca o medo e consiga comprar carro

  • Para pessoas ansiosas, é muito importante praticar a respiração, inspirando lentamente pelo nariz e expirando pela boca. 

  • Esteja ciente de que alguns sintomas de ansiedade, como tremores, sudorese e taquicardia, podem ocorrer e esteja preparado para eles. Eles vão diminuir com o tempo. 

  • Atividade física ou relaxamento muscular ajuda a produzir endorfinas, que regulam a norepinefrina, um hormônio associado à ansiedade. 

  • Faça a prática de aproximação com o carro estacionado na garagem. Anote os vários botões e comandos. Ajuste os bancos e espelhos. Ligue o carro e, quando se sentir confortável, faça pequenos movimentos, como mover o carro para frente e para trás algumas vezes. 

  • Use o tempo de silêncio para dar uma volta no quarteirão ou em uma rua tranquila. As zonas industriais são uma boa opção para os fins de semana. 

  • Comprometa-se a praticar a condução pelo menos duas vezes por semana. Este hábito vai ganhar confiança. 

  • Quando ganhar confiança, comece a fazer percursos mais longos ou com obstáculos como subidas e trânsito mais intenso. 

Não há como negar que os carros são ferramentas muito úteis nos dias de hoje, principalmente para as pessoas que moram e trabalham nos centros urbanos. Sabendo que existem formas eficazes de superar o medo de dirigir, as pessoas podem investir em terapia para dirigir com segurança e melhorar sua qualidade de vida. 

Como escolher o melhor veículo para perder o medo de dirigir e comprar carro 

Câmbio automático ou manual? Direção hidráulica ou direção "normal"? Qual a quantidade de acessórios, eles interferem em alguma coisa? E a carroceria, importa? Essas são algumas das perguntas mais comuns feitas por quem está aprendendo a dirigir ou que tem medo de enfrentar a condução de um carro.  

A resposta para todas essas perguntas é sim, quanto mais tecnologia você tiver, mais fácil será superar as fobias. Carros automáticos são bons aliados, por exemplo, para quem tem medo de perder o controle em uma rampa. 

O maior problema, no entanto, é que as escolas de condução não permitem transmissões automáticas porque os motoristas precisam aprender a mudar de marcha. É aqui que o vilão da história reaparece, levando muitos motoristas a pensar que a fobia é na verdade uma “falta de prática”.  

Por isso é importante saber escolher o tipo de veículo que mais se adequa ao seu perfil. Normalmente, aqueles com esse distúrbio psicológico optam por veículos menores precisamente porque percebem o tamanho do carro de maneira diferente daqueles sem a fobia. 

Outro ponto muito importante que deve ser ressaltado é o comportamento dos lojistas em relação aos clientes. Uma dica dos especialistas é não insistir em um test drive, isso pode causar estresse emocional aos potenciais compradores, o que faz com que a pessoa perca a vontade de comprar carro. 

Quanto aos adereços e itens, estão liberados: são gratuitos, inclusive os já equipados com direção hidráulica, auxiliar de estacionamento e rampas e câmbio automático, que ajudam muita gente que está aprendendo a se soltar de seus medos. Não há necessidade de escolher os mais básicos, apenas os menores, mas podem ser completos incluindo itens de segurança.  

Outra dica importante após a compra é evitar o famoso “carro de garagem”, pois carro parado é sinônimo de desgaste prematuro de peças, alto custo financeiro x baixo rendimento, além do risco de ansiedade, medo e lesões.  

Então, se está querendo comprar carro, se programe para que seja uma ferramenta para facilitar o dia a dia. E para se planejar você pode fazer um consórcio de automóveis. 

Faça sua simulação conosco

chat Eva