Use o consórcio para comprar o seu primeiro carro

Use o consórcio para comprar o seu primeiro carro

É muito fácil sair pelas ruas e encontrar centenas ou até milhares de carros circulando. Vivemos em uma época em que a compra de um carro se tornou bem mais acessível para as pessoas.

Tudo bem, houve um aumento bem significativo no preço dos veículos, mas o fato é que a compra de um carro se tornou algo possível.  

Ainda assim, muitas pessoas ainda sonham com a aquisição do primeiro veículo - tanto que a intenção de compra de um automóvel permanece em alta. Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e pelo site Webmotors, 75% dos entrevistados disseram ter vontade de comprar ou trocar de carro em 2021.

E, sabe qual a melhor forma de fazer esse investimento? Por meio do consórcio de automóveis, que iremos explicar a seguir.

Por que fazer um consórcio de carro

O consórcio foi um modelo de compra popularizado no Brasil justamente para facilitar a aquisição de bens de alto valor. Ele foi criado nos anos 1950, em um momento em que as pessoas tinham dificuldades de ter acesso ao crédito para a compra do tão sonhado carro popular.

Por conta disso, a história do consórcio se confunde com a história dos veículos no Brasil. E, assim, a modalidade se tornou uma das principais referências de compra de carro.

Isso porque traz muitas vantagens:  

Diferentemente do financiamento, você não sai com o bem na hora que fecha o contrato de consórcio.  

Por ser um tipo de autofinanciamento, em que a contribuição de cada um é essencial para que o modelo funcione, o consórcio faz uma separação em grupos, geralmente compostos de consorciados que têm interesses em comum. Ou seja, ao investir em um consórcio de automóveis, muito provavelmente você integrará um grupo com outras pessoas que também querem comprar um carro.

Como fazer um consórcio de automóveis

Agora que você já conhece as vantagens de fazer um consórcio, vamos explicar o passo a passo de como proceder para investir em seu primeiro automóvel.

Antes de tudo, é preciso escolher uma administradora que tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para seu pleno funcionamento. Somente administradoras autorizadas podem garantir a contemplação do bem e todos os benefícios do consórcio. A Embracon, por exemplo, tem mais de 30 anos de história e se destaca como uma das melhores administradoras independentes do mercado.

Depois disso, o próximo passo é selecionar o consórcio de automóveis e iniciar o processo de simulação.

Primeiro, você escolhe o valor do bem, representado pela carta de crédito. Em seguida, a quantidade de parcelas que deseja dividir o pagamento.

Por ser um mecanismo dinâmico, o simulador já mostra o quanto você teria que pagar por mês para fechar o consórcio, com acréscimo da taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados (como formação dos grupos, entrega da carta de crédito etc) e o fundo de reserva, que é uma espécie de garantia colhida pelas administradoras para que o fundo comum não seja comprometido por conta da inadimplência de alguns integrantes.

Então, um especialista de consórcio entra em contato, para explicar todos os detalhes de funcionamento da cota e entregar o contrato de adesão.  

Após a assinatura, a administradora tem até 90 dias para fazer a inserção em um grupo. A cada mês acontecem as assembleias dentro do grupo, momento em que as cotas são contempladas.

Pelo consórcio, você pode ser contemplado com o seu carro de duas formas:

  • Sorteios: que é a forma mais comum de ser contemplado. No Consórcio Embracon as assembleias são feitas via aproveitamento dos prêmios da Loteria Federal.
  • Oferta de lance: também é possível fazer a oferta de um lance, que é um valor a mais que cada consorciado pode dar, com o objetivo de ser contemplado com antecedência. Pelo lance livre, o maior valor define o vencedor. Se passar pela análise de crédito, o lance é debitado pela administradora, e o consorciado quita as últimas mensalidades do seu consórcio, sempre da última para a mais recente.

Vale lembrar que nenhuma administradora pode prometer quando o consorciado será contemplado. Pelos sorteios, isso pode acontecer do primeiro ao último mês de pagamento da cota. E, quanto aos lances, o maior valor de oferta define o vencedor e, caso o seu valor seja recusado, você pode tentar nos meses seguintes (uma oportunidade para ofertar um valor ainda maior e, assim, aumentar as chances de ser contemplado).

Ao ser contemplado, a administradora faz uma análise de crédito, para verificar as informações pessoais, checar o nome junto aos órgãos de proteção ao crédito e pedir algumas documentações. Esse processo é importante, porque a administradora precisa garantir que o contemplado se mantenha comprometido com o pagamento das mensalidades restantes.

Depois disso, finalmente você pode utilizar a sua carta de crédito para a compra do tão sonhado primeiro carro. É possível comprar um modelo zero km ou até mesmo um seminovo - contanto que não tenha mais de cinco anos de utilização.

Como deu para perceber, são múltiplas as vantagens do consórcio. Com paciência e planejamento, você pode economizar bastante na compra do primeiro carro. Afinal, a carta de crédito tem poder de compra à vista, o que dá uma boa margem de negociação.

Faça agora mesmo uma simulação do consórcio de automóveis e se beneficie de uma modalidade que realiza sonhos dos brasileiros há mais de 50 anos.

Simulador
chat Eva