Como juntar dinheiro ainda este ano

Como juntar dinheiro ainda este ano

Para aprender a economizar dinheiro, toda hora é a hora perfeita para começar, independentemente de você estar em uma crise ou não. Afinal, quem não quer acabar com o mês no azul e ainda conseguir manter as reservas de emergência? Mas qual é a melhor maneira de economizar dinheiro? A nossa relação com o dinheiro estende-se a outras áreas da vida. A busca por uma vida financeira equilibrada é esperar uma realidade melhor.

Se aumentar a renda é um desafio que requer mais tempo e energia, a saída mais rápida é entender como ganhar dinheiro todos os dias. Para chegar a esse patamar e ter uma situação financeira mais segura e confortável, não há necessidade de exagerar no controle de custos. Na verdade, o segredo está na organização.

Você deve manter o controle financeiro e tomar ações estratégicas para garantir que seus fundos durem mais e sejam gastos com cuidado. Para ajudá-lo neste processo, criamos este guia de dicas para economizar dinheiro.  

Esse é um material recheado de ideias bacanas e muito práticas, que traz dicas para economizar dinheiro em casa, formas de economizar e muito mais!

Nosso objetivo é ajudá-lo a aprender como economizar dinheiro e se tornar um investidor. Portanto, você pode continuar a aumentar seu patrimônio, para que possa desfrutar de uma vida mais confortável, e ser capaz de realizar alguns dos sonhos de contar com o dinheiro.

Afinal, se o dinheiro for bem utilizado, é uma boa ferramenta para melhorar a qualidade de vida!

Importância do orçamento pessoal

Seu orçamento pessoal deve levar em conta todas as suas despesas e investimentos. Embora seja difícil no início, é importante arregaçar as mangas e anotar tudo o que você gasta. Anote o valor do seu salário mensal e crie uma coluna na planilha para inserir todas as suas despesas do mês atual, como despesas fixas, despesas correntes, etc.

O que é realmente importante ao criar um orçamento pessoal é entender tudo dentro e fora do orçamento . Desta forma, você pode entender e organizar todas as suas finanças.  

Esta organização é essencial para você planejar o futuro, prevendo quanto você vai ganhar ou gastar para alcançar novas conquistas - sejam ativos de alto valor, boas reservas de emergência, aumento de investimento, etc.

Por que você precisa organizar meu orçamento?

Com um orçamento pessoal, você pode prever melhor como se esforçará para alcançar grandes resultados. Isso trará muitos benefícios para sua vida financeira.

Além de entender totalmente como seu dinheiro é gasto, por meio de um orçamento pessoal bem elaborado, você pode especificar quando comprar o carro que sempre desejou, adquirir itens importantes do dia e até aumentar seu patrimônio.

Quando se tem um acompanhamento dos seus gastos, sua vida fica mais fácil, veja como você pode se organizar:

  • Saiba onde você precisa economizar para atingir seus objetivos;  
  • Separe suas despesas em categorias para que você possa entender claramente onde é necessário aumentar o investimento ou a economia para encontrar o melhor equilíbrio e situação financeira;  
  • Registre despesas de forma simples e prática, para que você possa acompanhar suas receitas e despesas;  
  • Impedir que você gaste mais do que sua renda;  
  • Planeje sempre conseguir mais fundos no final do mês;  
  • Melhore sua capacidade de atingir objetivos importantes na vida.  

O dinheiro é necessário para fazer muitas coisas em nossas vidas. Portanto, quanto maior o controle sobre tudo o que temos à nossa disposição, maior a chance de investir em grandes conquistas e ter uma vida mais rica.

Como criar um orçamento pessoal

As planilhas são a melhor ferramenta para criar e controlar orçamentos pessoais. Cada um tem sua própria maneira de lidar com o dinheiro. Mas você realmente quer saber se está tentando tirar ao máximo sua renda?  

Obviamente, uma tabela de taxas o guiará para encontrar a melhor maneira de economizar e atingir seus objetivos. Em primeiro lugar, lembre-se de sua renda mensal. Se você tem família, vale listar os salários de todas as pessoas que contribuem para uma renda mensal da casa.

Se você tem dívidas a pagar, seu orçamento pessoal também deve cobrir essas dívidas. Uma boa maneira de lidar melhor com todas essas questões é definir um prazo para finalização do pagamento. Afinal, só depois de quitar a dívida você terá espaço para formar reservas de emergência e se preparar para o próximo investimento.

Como juntar dinheiro

Durante uma pandemia, o dinheiro pode fornecer a sensação de segurança necessária para lidar com eventos imprevistos, como a propagação de doenças, vulnerabilidade de familiares à Covid-19, instabilidade no emprego e outros fatores necessariamente, incluindo até a necessidade de adaptação. Por exemplo, a sua casa para o home office.  

Quanto mais você puder economizar, melhor você será capaz de lidar com a adversidade que uma pandemia pode trazer. O dinheiro pode proporcionar uma sensação de segurança e preparação para lidar com essas situações. Mas qual é a melhor forma de aderir? O investimento será o melhor?

As respostas a essas perguntas dependem de sua renda, de quanto você está planejando economizar e para que pretende usar o dinheiro. Por exemplo, se você desenvolver o hábito de economizar e gerar com sucesso sua reserva de emergência, pode considerar o uso de oportunidades de investimento para aumentar sua riqueza.  

Para chegar lá é preciso muita disciplina e conter a tentação, mesmo quando somos obrigados a ficar em casa mais tempo do que esperávamos. A seguir, mostraremos a você um método passo a passo para ganhar dinheiro.

Estabeleça uma meta

Bem, trouxemos alguns fatores importantes para o dinheiro, mas é sempre importante se perguntar: Qual é o meu objetivo de economizar dinheiro?  

Durante a pandemia, a necessidade de segurança aumentou. Porém, vale a pena considerar o próximo passo depois de alcançar uma situação financeira mais confortável. Quando você tem uma meta, se concentra mais em alcançá-la. Isso torna o hábito de economizar mais saudável ou, em alguns casos, menos doloroso.

Por exemplo, suponha que você queira trocar de carro. Embora não seja uma prioridade, tendo em vista as dificuldades da pandemia, manter essa meta pode ajudá-lo a tomar pequenas refeições diárias. Por exemplo, em uma semana em que você vai comer em casa e economizar mais dinheiro, vale a pena almoçar fora? Antes de ir para o trabalho, que tal desistir de tomar café na padaria e tomar café da manhã em casa?  

Dizer "não" é mais difícil do que você pensa, mas quando você tem um objetivo em mente, é mais fácil lidar com essas pequenas decisões diárias. Isso evita gastos desnecessários e ajuda a economizar conforme planejado.

Entenda sua realidade financeira

Essa técnica é muito importante porque pode fornecer uma orientação melhor para o próximo método de economia de dinheiro. Portanto, se você quer ganhar dinheiro rapidamente, é muito importante entender sua situação financeira. O motivo é simples. Existem 3 motivos:

  • Ao entender sua realidade financeira é possível definir metas de poupança plausíveis;
  • Além disso, consegue saber quais suas necessidades e, então, refletir sobre seus objetivos;
  • Tão importante quanto saber aonde quer chegar é conhecer seu ponto de partida.

Dessa forma, ao entender sua realidade financeira, você conseguirá definir melhores estratégias para juntar dinheiro mais rapidamente.

Organize as suas contas

Agora que você tem uma meta, precisa entender as etapas a seguir para ganhar dinheiro. A primeira coisa a fazer é determinar suas despesas mensais atuais. Você pode usar uma planilha para ter uma boa compreensão disso.  

A planilha deve incluir todos os fundos que entram e compõem sua renda mensal, bem como todas as despesas. Você deve incluir água, aluguel, gás, energia e outras despesas obrigatórias. Inclui também o custo da ida das crianças à escola, o custo das compras no supermercado local mês, os pacotes de assinaturas (TV, celular, Internet etc.) e até as taxas de cartão de crédito.  

Quanto mais informações você fornecer na planilha, mais perto você poderá controlar suas despesas mensais.

Nesta fase, muitas pessoas enfrentam uma situação difícil de ver que gastam mais do que realmente desejam (ou explorar). Embora seja difícil visualizar suas contas, ter uma planilha permite entender onde estão os cortes para que você possa guardar mais dinheiro no final do mês. Por exemplo, se seus gastos excederem sua receita, você precisa tomar medidas drásticas o mais rápido possível: por exemplo, você pode abandonar certos pacotes de assinatura e reduzir o valor do seu cartão de crédito.

Depois, desenvolva um novo hábito: se você tiver que sair e comprar coisas importantes, leve apenas o dinheiro necessário para comprar esses itens. Muitas pessoas ficam deslumbradas com o impulso e acabam gastando mais do que merecem. A compra por impulso é um obstáculo financeiro muito grande para os brasileiros.  

Isso não significa abrir mão de tudo para economizar dinheiro. Ao revisar sua planilha, reserve uma certa quantia para despesas correntes, ou melhor, para compras que planeja fazer nos próximos meses, que estão todas dentro de suas despesas mensais.

Para que essa medida não afete seus objetivos, você também deve determinar o valor da economia mensal. A seguir, mostraremos algumas dicas de como fazer isso.

Corte gastos desnecessários

Embora muitos brasileiros comecem a ganhar dinheiro durante a pandemia, um grande número de pessoas começou a fazê-lo de forma forçada: à medida que os salários caíam, muitas pessoas descobriram que precisavam cortar gastos excessivos, que é manter a saúde financeira.  

Reúna todos os membros da família para decidir a melhor forma de reduzir despesas desnecessárias. Por exemplo, quando todos usam mais a mídia de streaming, vale a pena assinar vários canais a cabo? E se você reduzir suas compras este mês? Ou talvez pague menos contas de cartão de crédito? Escreva tudo o que você pode reduzir na ponta da caneta e priorize essa economia para que possa economizar ainda mais no final do mês. Ao desenvolver pequenos hábitos, você pode economizar muito dinheiro e atingir seus objetivos mais rápido do que pensa.

Quite suas dívidas

Caso você tenha dívidas e ainda não tenha começado a pagar as despesas correntes. Nesse caso, a melhor maneira é se organizar para quitar a dívida sozinho para que você possa economizar dinheiro depois.  

É importante limpar o seu nome e regular a sua situação, porque quando não conseguir saldar a dívida, perder-se-á os juros e terá que pagar um valor muito superior ao valor efetivamente emprestado.  

E o fardo disso é enorme: o nome é sujo, você tem menos crédito no mercado, o que dificulta aumentar o limite do cartão de crédito ou pedir um determinado tipo de empréstimo - se as coisas ficarem difíceis, isso pode ser inevitável.

É basicamente uma conta muito simples: por exemplo, quando você deve a instituição, os juros cobrados com atraso são muito maiores do que os juros que você recebe ao depositar dinheiro. Portanto, não deixe a dívida se acumular a ponto de você ter que arcar com mais receita do que deseja. Se a dívida for muito grande, organize-se e tente chegar a um acordo.  

Saiba negociar o melhor valor para você: se o parcelamento for muito alto, você pode tentar economizar e pagar a dívida à vista - isso evitará um grande percentual de juros. Fique atento também às feiras renegociadas, que podem ser uma boa oportunidade para quitar dívidas de longo prazo e, por fim, iniciar o planejamento financeiro.

Separe um percentual para guardar mensalmente

Qual é o melhor valor para começar a ganhar dinheiro? Se for difícil para você fazer isso, qualquer quantidade é um bom começo! Quando você começar a ver na prática como usar as planilhas a seu favor, entenderá rapidamente os valores ideais que podem ser coletados.  

Você pode até colocar em prática tecnologias que podem ajudar muito. Por exemplo, um deles é encarar o ato de poupar como se fosse uma dívida. Depois de definir o valor mínimo que você pode economizar, coloque na planilha, como se fosse uma conta a pagar.

Você pode conversar com o gerente do seu banco para que, sempre que o salário cair para sua conta corrente, o dinheiro seja automaticamente transferido para uma modalidade de investimento fácil de resgatar.  

Porém, se você está mais disposto a controlar a situação ou sabe que determinado tipo de investimento é mais lucrativo do que o seu banco, também pode tratar o investimento como uma dívida e transferir assim que receber o valor.

Tome muito cuidado com as taxas de cartão de crédito

Um cheque especial aqui, outro ali, um juros do cartão de crédito acolá. Quando você menos espera, deverá pagar taxas abusivas — e que poderiam ser evitadas — que não param de aumentar.

Por isso, evite ao máximo usar o cheque especial (se possível, não use nunca) e pague sempre as contas em dia.

Se você ver que aquela compra vai te fazer entrar nesse beco sem saída, o melhor é avaliar se ela precisa necessariamente ser feita neste mês ou se é possível aguardar.

Coloque a reserva de emergência em primeiro lugar

Embora tenhamos objetivos de coleta diferentes, sempre priorize sua reserva de emergência. Esse valor geralmente corresponde ao valor que você gasta a cada mês multiplicado por 6. Digamos que, se seu salário líquido é equivalente a 5.000 reais e você precisa de 3.500 reais para pagar suas contas, o requisito mínimo ideal é 3.500 reais multiplicado por 6 como reserva, ou 21.000 reais.  

O valor da reserva deve estar em uma conta de fácil resgate, ou seja, quando precisar desse valor, você não pode correr o risco de perder dinheiro com o saque ou mesmo deixar de sacar devido ao vencimento do pedido.  

Embora o brasileiro tenha o hábito de economizar, existem outras opções para gerar uma renda maior, como o CDB ou mesmo as contas digitais que geram mais de 100% do CDI.

Quanto mais reservas você tiver, melhor - especialmente quando falamos sobre tempos de pandemia. Se você começar a arrecadar fundos agora, concentre-se em construir sua reserva de emergência para que possa se proteger contra quaisquer dificuldades.  

Especialistas em finanças pessoais enfatizam a importância de estabelecer uma reserva para fornecer proteção em condições, como problemas e cortes de salários.

Caso você tenha recebido o valor do FGTS, abatimento do imposto de renda ou algum tipo de abono anual no trabalho, aproveite para economizar um grande percentual para acelerar suas reservas emergenciais. Se você acha que é melhor aumentar sua renda por mais de 6 meses, melhor ainda. No entanto, se você ainda tem um bom valor disponível, aproveite a oportunidade para fazê-lo pagar mais.

Simulação
chat Eva