5 passos para se planejar financeiramente para 2021

5 passos para se planejar financeiramente para 2021

O ano de 2020 mostrou a importância de um bom planejamento financeiro. Após um ano conturbado, que foi diferente de tudo que sempre imaginamos, 2021 chegou cheio de desafios e expectativas, entretanto com muitas boas possibilidades.

Após viver em essa realidade diferente, chega a hora de fazer planos. Com certeza, a parte financeira é essencial nessa nova etapa. Passar um ano com saúde financeira significa não apenas mais tranquilidade, mas também uma expectativa de mais organização em 2021. Confira a seguir, cinco passos que juntamos para te ajudar a alcançar o seu planejamento financeiro para o ano novo.

   1. Definição de objetivos

Em qualquer planejamento, é importante pensar onde você quer chegar. Qual seu plano? Depois de momentos difíceis, essa é a hora de se restabelecer e criar novas metas. A ideia é uma nova casa ou um carro maior e mais confortável? Ou talvez finalmente conseguir realizar o desejo daquela tão sonhada viagem? Então, é hora de colocar tudo no papel e  analisar como alcançar aqueles desejos.

Os estudos são muito importantes e é uma outra forma de atingir os seus objetivos, indo atrás de formações, cursos e formas de melhorar seu currículo. Além das formas tradicionais de ensino, como faculdade, pós-graduação, mestrado, entre outros, você pode começar participando de cursos livres (e até gratuitos), assistindo vídeos específicos sobre o assunto na internet e buscando e lendo livros sobre determinado assunto. Tudo o que você puder fazer para melhorar tanto profissionalmente quanto na vida acadêmica.

Para facilitar seu planejamento, a dica é distribuir o prazo de realização de suas metas ao longo dos meses do ano. Isso fará com que a meta não pareça tão pesada.

   2. Educação financeira

Esse passo pode te ajudar muito a chegar nos seus objetivos mais rápido. A partir do momento em que você traça um caminho, com começo, meio e fim, existe mais chance de sucesso. Identificar quanto falta para você alcançar seus objetivos também é um passo importante. Disciplina e responsabilidade são a chave para seus sonhos.

Se você gastar o mesmo que você ganha, vai ficar impossível economizar. Então o ideal é ser específico e determinar uma quantidade certa. Especialistas falam que o certo é você economizar 20% dos seus ganhos para investir em objetivos futuros. Então, faça as contas e descubra quanto você consegue abrir mão todos os meses até alcançar seu objetivo.

Outra dica: faça uma planilha com seus gastos mensais e descubra qual a sua sobra todo mês. Se você tem um valor fixo para economizar por mês, uma ótima sugestão é já descontar aquele dinheiro e fingir que ele não existe, até você atingir uma meta.

A educação financeira é muito importante inclusive na hora de você conseguir sustentabilidade e autonomia. O planejamento  é importante na hora de pensar no futuro. Quanto mais você poupar mais autonomia você terá no futuro.

   3. Mude hábitos nocivos

Não existe forma de guardar dinheiro sem parar de gastar um pouco. Preste atenção em quais são as compras que você tem feito por impulso e sem necessidade. E, principalmente, nos seus gastos fixos. Nesse caso, um controle financeiro também pode te ajudar muito para entender como gastar na medida certa. Comece a anotar quais são seus gastos para saber o que você está gastando que não deveria. Existem vários aplicativos que também podem te ajudar com isso. Se você não tiver o costume de usar apps, você pode montar uma planilha financeira (no computador ou a mão), com certeza isso irá te ajudar a visualizar melhor os seus gastos.

E não esqueça: cheque especial e cartão de crédito atrasados são dois dos fatores que mais endividam as pessoas. Fuja o máximo que puder para não correr risco de ficar gastando dinheiro à toa.

   4. Mude seu mindset

Planejamento é um estado da mente. Por isso, deve fazer parte do seu dia a dia nos mínimos detalhes. Lidar com questões financeiras de uma forma positiva fará também com que sua relação com o dinheiro melhore e que o consumo seja feito de uma forma mais consciente. Comece a anotar quais são seus gastos para saber o que você está gastando que não deveria.

   5. Faça um consórcio

Não se esqueça da possibilidade de fazer um consórcio, você começa a poupar e, a qualquer momento, pode ser sorteado, o que faz com que os seus grandes sonhos estejam cada vez mais perto. Gostou das nossas dicas? Para ficar mais perto de realizar seus sonhos conte com a Embracon.

Faça uma simulação em nosso site e descubra como é fácil tirar os sonhos do papel!
Simulação Consórcio
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva