Caminhonete vale a pena?

Caminhonete vale a pena?

Também conhecidas como picapes, as caminhonetes são veículos que possuem uma carroceria destinada à carga, com a parte superior traseira aberta e separada da cabine. No passado, as caminhonetes mais comuns tinham cabines que cabiam duas pessoas. Atualmente, porém, popularizou-se o conceito de cabine dupla, que permite levar até cinco passageiros, como nos carros comuns de passeio.

Existem caminhonetes de diferentes tamanhos. Para quem prefere circular com pequenas cargas, pode contar com modelos menores, como Volkswagen Saveiro e Fiat Strada, para utilizar no dia a dia.

Mas, se a ideia é transportar um volume maior, modelos mais cobiçados, como Toyota Hilux e Volkswagen Amarok, são mais robustos e potentes - e, por conta disso, também mais caros.

Mas, em quais situações vale a pena considerar a compra de uma caminhonete? Vamos explicar a seguir, confira.

Transporte de diferentes tipos de carga

A vantagem clara de se investir em uma caminhonete é ter a possibilidade de transportar diferentes tipos de carga. Se você trabalha no ramo de entrega ou costuma viajar com frequência, conta com uma infraestrutura que permite levar uma alta quantidade de itens ao mesmo tempo, sem deixar o veículo pesado demais.

Dependendo do tipo de modelo, é possível transportar objetos bem pesados, como móveis e eletrodomésticos, por exemplo.

Boa opção para fazer renda extra

Ter a possibilidade de carga pode abrir o leque de opções para se fazer renda extra com a sua caminhonete. É possível realizar trabalho de frete ou pequenas entregas, seja para pessoas físicas ou por meio de algum aplicativo que funciona como elo para diferentes corporações.

Devido à pandemia de Covid-19, mais pessoas passaram a realizar compras online, gerando uma demanda imensa de veículos que realizam algum tipo de frente. Caso considere fazer uma renda extra, a sua picape pode ser de grande valia, possibilitando a entrega para diferentes endereços de uma só vez.

Ótima opção para estradas de terra

Muitas pessoas associam a compra de uma caminhonete a uma estrada bem esburacada, que certamente irá comprometer o desempenho de um carro comum de passeio ou popular.

Ao investir em uma caminhonete 4x4, você vence esse obstáculo com facilidade e destreza. Afinal, são veículos que possuem tração nas quatro rodas, que permite passar pelos locais mais esburacados possíveis.

Estradas de terra também costumam ser comprometedoras para o balanceamento de um carro popular. Com a caminhonete, você pode trafegar sem problemas por todos esses locais, por mais que tenha um grande volume de carga.

Mais potência

As caminhonetes também possuem mais potência do que os veículos convencionais de passeio. É possível adquirir modelos com mais de 200 cavalos que, além de atingir alta velocidade, podem passar por estradas e locais de difícil acesso sem comprometer a mecânica do carro.

Mais segurança

Uma caminhonete proporciona mais segurança por conta da maior distância do chassi em relação ao solo. Muitas delas possuem recursos avançados que ajudam na segurança do condutor e dos passageiros, como alerta de colisão, alerta de pressão de pneus, controle eletrônico de estabilidade e, dependendo do modelo, sensores de estacionamento.

Versatilidade

Aquela imagem antiquada de uma caminhonete com uma cabine simples é coisa do passado. Atualmente, existem diversos modelos para quem deseja trafegar com tranquilidade pelos locais mais complicados.

Existem modelos que, além de facilitar o trajeto de terra, possuem um excelente desempenho no asfalto. Também é possível contar com modelos a diesel ou até mais robustos que, além de transportar mais carga, são mais velozes.

Faça uma pesquisa da caminhonete que tenha mais a ver com as suas necessidades. E, na hora de comprar, faça um consórcio.

Como o consórcio ajuda na compra de uma caminhonete

Para a compra da sua caminhonete, você pode contar com toda a facilidade de um consórcio.

Selecione uma administradora que tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para seu funcionamento, como a Embracon, e faça o processo de simulação.

Para isso, é necessário inserir o valor de carta de crédito, que corresponde ao total do bem, e a quantidade de mensalidades.

Pelo consórcio, a carta de crédito é a referência da compra da sua caminhonete. Caso o limite da carta seja menor do que o tipo de bem que deseja comprar, é possível investir em mais de uma cota, até atingir o valor que precisa.

Diferentemente do financiamento, você não sai com o bem na hora. Após assinar o contrato de consórcio, você participa das assembleias, onde são realizadas as contemplações.

É possível ser contemplado pelos sorteios ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que todos os consorciados podem registrar com até 24h antes da assembleia pela Área de Clientes. Pelo lance livre, o maior valor define o vencedor e quita as últimas mensalidades da sua cota de consórcio.

Nenhuma administradora pode prometer quando o consorciado será contemplado: isso pode acontecer tanto nos primeiros meses, quanto nos últimos - mesmo que seja pelo lance, afinal, não dá para prever quais serão os valores ofertados nas assembleias.

O melhor de tudo é que você não precisa pagar valor de entrada ou juros nas mensalidades. Faça agora mesmo um consórcio de veículos e invista na caminhonete dos seus sonhos.