Qual é melhor? Comprar casa ou apartamento?

Qual é melhor? Comprar casa ou apartamento?

Segurança, comodidade, espaço e privacidade: neste artigo vamos mostrar os prós de comprar casa ou apartamento e como escolher o tipo de imóvel que melhor atende às suas necessidades e expectativas. 

Ter um imóvel é, na verdade, um dos principais sonhos dos brasileiros. Mas depois de economizar dinheiro suficiente para uma compra, é comum se perguntar qual é a melhor opção: uma casa ou um apartamento? 

É comum fazer perguntas porque é uma grande decisão. Afinal, estamos falando de encontrar um novo lar. Portanto, é muito importante considerar cuidadosamente os prós e contras de cada opção antes de fazer uma escolha para evitar futuras frustrações. 

Na prática, tanto as casas quanto os apartamentos têm suas vantagens e desvantagens. Neste artigo, pretendemos ajudá-lo a fazer uma escolha com base nas características dessas alternativas. Confira abaixo as peculiaridades de comprar casa ou apartamento e decida de uma vez por todas onde você vai morar. 

Os benefícios de comprar um apartamento 

1. Mais prático 

Cuidar de um apartamento é muito mais simples do que cuidar de uma casa, pois basta limpar os cômodos internos (geralmente menores), já que as áreas externas são comuns e mantidas por um prestador de serviços. É importante notar que até a poeira carregada pelo vento costuma ser menor devido à distância da rua. 

2. Mais acessibilidade 

Os apartamentos tendem a ter uma localização melhor, no centro da cidade, ou a distâncias maiores, servidos por várias linhas de transporte público. Como resultado, os moradores acabaram gastando menos e facilitando seu deslocamento. 

3. Fácil 

Grandes empreendimentos imobiliários atraem uma extensa rede de comércio e serviços para o entorno, evitando a necessidade de deslocamentos pela cidade para atender às necessidades cotidianas. 

4. Melhor qualidade de vida 

Os apartamentos costumam ter uma infraestrutura completa de lazer familiar com espaços verdes, churrasqueiras, parques, quadras, espaço pet e muitas outras atividades para garantir diversão para toda a família. 

5. Maior segurança 

O porteiro geralmente se certifica de controlar quem entra e sai do prédio e evita que vendedores e outros estranhos o incomodem todos os dias. Além disso, como geralmente há um sistema de vigilância completo, isso afugenta os criminosos. 

6. Reduza o estresse 

O trânsito é evitado, pois não há necessidade de sair do apartamento para passear com crianças e/ou animais de estimação, e não há necessidade de receber amigos. Além disso, em muitos casos, ficar longe do barulho da rua pode proporcionar uma melhor noite de sono

7. Economia 

Mesmo que você tenha taxas de condomínio, o custo de vida em um apartamento é muito menor do que em uma casa se você colocar no papel o custo de manutenção do imóvel e a redução dos gastos com lazer e fitness. 

Os benefícios de comprar casa 

1. Espaço extra 

Para famílias com crianças e/ou animais de estimação, comprar casa possui muitas vezes significa ter uma área externa maior onde podem brincar ao ar livre sem precisar ir a parques, praças públicas e privadas. 

2. O que você decide priorizar 

Para fazer mudanças e melhorias em um imóvel, não é necessário o consenso coletivo por meio de votação, como o voto do proprietário sobre a reforma do apartamento, pois a decisão cabe inteiramente aos moradores do imóvel

3. Sem taxas de condomínio 

Com exceção das casas localizadas em condomínios horizontais fechados, as casas em ruas abertas não pagam por condomínio, e você pode economizar esse dinheiro para outras coisas que são importantes para você, como encontrar amigos ou instalar algo novo na casa. 

4. Versatilidade 

A casa também tem um recurso multifuncional, que é que você pode transformá-la em uma casa e às vezes uma empresa no mesmo terreno. Além de mudanças em escritórios anexos, oficinas, salões de beleza, reformas com mudanças estruturais, adição de cozinha, construção de mais um cômodo, varanda, dobrar o tamanho da lavanderia, etc. Os proprietários podem escolher esta opção gratuitamente, desde que o terreno e os planos da propriedade o permitam. 

5. Garagem 

Em um país com grande quantidade de carros, não só os carros disputam espaço nas ruas, como também nas garagens. Várias casas permitem a entrada de vários carros, ao contrário destes condomínios onde o espaço é limitado e fixo. 

Comprar imóvel com consórcio 

O consórcio para comprar imóvel permite que você planeje as compras dentro da sua realidade financeira. Entenda: quanto mais cedo você escolher uma carta de crédito, mais cedo poderá realizar seus sonhos de ter uma casa nova, reformar uma antiga, trocar de carro, viajar, pagar a festa de formatura do seu filho e muito mais. 

Para isso, basta decidir quanto e por quanto tempo você está disposto a pagar mensalmente, entrar em contato com um administrador de confiança e escolher uma das muitas opções disponíveis no mercado. Com isso, você pode reduzir os riscos imprevistos que muitas vezes atrapalham a vida financeira de muitas pessoas e conseguir fugir das altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras. 

Faça sua simulação conosco e invista no seu sonho!