Compre seu novo apartamento com o consórcio

Compre seu novo apartamento com o consórcio

A compra de um apartamento é algo que exige planejamento a longo prazo. Por mais que você queira ter um espaço somente seu, ou aconchegante para toda a família, quando se fala em moradia, estamos falando de um alto valor. 

Dependendo da cidade em que mora ou até mesmo o valor de seus rendimentos mensais, você precisa se esforçar bastante para conseguir realizar o seu sonho. 

Quanto a isso, o consórcio se apresenta como a melhor opção de planejamento de compra de um apartamento.  

A seguir, vamos detalhar o que pode ser adquirido com o consórcio para, depois, explicar todos os procedimentos da categoria, para que você possa se organizar financeiramente e conseguir comprar seu novo apartamento. 

O que é possível comprar com o consórcio de imóveis 

Ao escolher a categoria de consórcio de imóveis, você pode investir na compra do seu apartamento de diversas formas. Vamos explicar a seguir quais são as suas opções: 

  • Compra de um apartamento na planta: se você pretende comprar um apartamento que faz parte de um projeto imobiliário, pode contar com o consórcio. A principal vantagem de investir em um apê na planta é pagar mais barato por ele. É possível ter uma economia de mais de 20% nesse tipo de transação. Para isso, é preciso ser contemplado com a carta de crédito e, então, utilizar na compra de um imóvel na planta. Portanto, caso tenha interesse em um projeto de apartamento que esteja em andamento, você precisa ser contemplado o quanto antes para aproveitar a oportunidade.  

  • Compra de um apartamento novo: muitas pessoas não querem ter o trabalho de aguardar o lançamento de seu novo apartamento para conseguirem se mudar. Muitas delas optam pela compra de um apartamento que já está novo e construído. Claro que o valor pode ficar mais elevado - porém, você não precisa esperar ficar pronto para fazer a tão aguardada mudança depois de concluir a compra com a sua carta de crédito. 

  • Compra de um apartamento de outro proprietário: embora diversas empresas e serviços tenham facilitado o contato entre um proprietário de apartamento e o interessado, por meio de diferentes plataformas, também é possível utilizar a carta de crédito para a compra diretamente com o dono do imóvel, sem intermediários. Para isso, a administradora realiza o processo de intermediação, exigindo as documentações necessárias de ambas as partes para concluir a transação. 

Se você quiser investir em outro tipo de imóvel, também pode utilizar a carta de crédito para a compra de uma casa, um terreno para construir ou até mesmo um empreendimento ou sala comercial. 

Tudo isso é possível por meio do consórcio de imóveis. Iremos explicar a seguir como funciona. 

O que é e como fazer o consórcio de imóveis 

Fazer um consórcio para a compra do seu apartamento é mais simples do que imagina. Antes de tudo, você precisa ter uma ideia do valor necessário para a realização desse sonho. Você pode pesquisar por metro quadrado na região que deseja, ou ter um apartamento de referência. Essa informação ajuda bastante no processo de simulação de um consórcio. 

Com o valor de referência, você pode selecionar a categoria de consórcio de imóveis de uma administradora confiável, que tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) - como a Embracon. Este valor pode ser inserido no campo de carta de crédito, que corresponde ao valor do bem que deseja comprar. 

Depois disso, basta inserir a quantidade de mensalidades que deseja pagar no seu consórcio. Você saberá de imediato o valor da sua parcela de consórcio, com acréscimo da taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, e fundo de reserva, que é uma garantia para os grupos diante de possíveis inadimplentes. 

O consórcio não faz cobrança de entrada, nem de juros. Você pode simular quantas vezes for necessário, até identificar o valor de mensalidade que esteja mais condizente com os seus rendimentos mensais. Após a simulação, um especialista de consórcio entra em contato e tira todas as dúvidas da categoria antes de entregar o contrato de adesão. 

Por se tratar de uma espécie de autofinanciamento, é preciso que todos os consorciados se comprometam com as mensalidades para que possam participar das assembleias. 

Uma assembleia reúne todos os integrantes do grupo para definir quem terão seus bens contemplados. Elas acontecem uma vez por mês e podem ser acompanhadas online, através da Área de Clientes. 

Nas assembleias, é possível ser contemplado de duas formas:  

  • Sorteios: todos têm as mesmas chances de ser contemplados dessa forma. A Embracon utiliza o sistema da Loteria Federal. 

  • Oferta de lance: trata-se de um valor a mais que todos podem oferecer, com o objetivo de ser contemplado com antecedência. O maior valor define o vencedor. No caso específico de consórcio de imóveis, é possível utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para tentar o lance. 

Seja por sorteio ou lance, ao ser contemplado é necessário passar pela análise de crédito. Se tudo estiver certo, você tem acesso à sua carta de crédito para a compra do apartamento. O melhor de tudo é que a carta tem poder de compra à vista, o que pode gerar um bom desconto na transação. 

Portanto, não perca tempo. Programe-se o quanto antes para investir em seu novo apartamento: faça uma simulação de consórcio de imóveis e economize em uma das compras mais importantes da sua vida.