Como escolher um bom apartamento?

Como escolher um bom apartamento?

O apartamento é uma compra de alto valor. Em busca de ter a moradia dos sonhos, as pessoas pesquisam diversas formas para se organizar para, então, conseguir realizar a compra do seu novo apê.

Trata-se de um sonho a longo prazo, em que é necessário estabelecer uma organização nas finanças para que seja realizado.

O interesse na compra de um apartamento tem aumentado cada vez mais, principalmente por conta da maior oferta. Nas grandes cidades, por exemplo, é mais fácil se mudar para um apartamento, principalmente próximo às regiões centrais, do que para uma casa.

Entre as vantagens do apartamento estão a segurança e o conjunto de serviços oferecidos, uma vez que você conta com o serviço de condomínio, que na maioria dos casos inclui portaria, estacionamento coberto, salão de festas e piscina, por exemplo.

As pessoas interessadas em um novo apartamento buscam boa localização e uma ótima estrutura para moradia. Não à toa, a maioria dos interessados querem um apê que possua uma varanda e uma boa área de lazer para os momentos de entretenimento com amigos e familiares.

Atualmente, você pode realizar o sonho de comprar um apartamento de diferentes formas. Para ajudar nesse processo de escolha, confira nossas dicas a seguir.

Por que morar em um apartamento?

Segundo o estudo do IBGE, cerca de 10 milhões de pessoas (ou 14% da população brasileira) moram em um apartamento. Trata-se de um tipo de moradia cada vez mais comum nas grandes cidades, principalmente em locais nobres ou próximos à zona central da cidade.

Muitas pessoas procuram morar em apartamentos por ter uma estrutura que ajuda a dar mais segurança. Além disso, o apartamento costuma ser mais compacto comparado a uma casa, o que pode ajudar bastante na otimização de tarefas domésticas ou até mesmo na disposição dos móveis.

Existem opções de apartamentos que já vêm com móveis prontos, o que facilita bastante na hora da mudança. Sem falar que, em condomínios, por exemplo, é possível ter mais segurança, principalmente para as crianças, que podem usufruir do espaço com outras crianças de sua idade, ajudando em sua socialização.

A seguir, vamos falar sobre as principais vantagens e desvantagens de morar em um apartamento.

Vantagens de um apartamento

O fator de segurança costuma ser bastante apontado por quem opta por morar em um apartamento. A estrutura de um condomínio permite receber seus pedidos de forma segura ou até mesmo proporcionar mais lazer e espaço para os filhos.

Com um apartamento, as pessoas podem contar com espaços como salão de festas, piscina, churrasqueiras, entre outros, principalmente quando quiser comemorar algum evento.

Desvantagens de um apartamento

Os custos relacionados ao apartamento podem representar algumas desvantagens. É preciso pagar condomínio, que inclui diversos serviços - para muitos, inclusive, é como se fosse um ‘aluguel definitivo’, já que seu comprometimento é permanente.

O fato de todas as pessoas morarem próximas umas das outras faz com que as regras sejam mais rígidas de serem seguidas: é preciso ficar mais atento com o barulho, para não correr o risco de tomar uma multa, e seguir uma série de imposições, sempre em prol do bom convívio social.

O que levar em consideração ao escolher um apartamento

Confira alguns dos principais pontos a serem avaliados em sua escolha.

Região

Um dos principais pontos a serem avaliados é o bairro em que deseja morar. Veja se tem bons estabelecimentos próximos: linhas de metrô, transporte público, hospitais, supermercados, entre outros serviços importantes no dia a dia.

Visite a região com antecedência antes de decidir pela compra, para perceber a movimentação, como é realizada a segurança do local, se as ruas são bem iluminadas etc. Uma boa opção é conversar com antecedência com alguns moradores, para entender suas percepções do bairro.

Índice de valorização do bairro

É importante avaliar se o bairro possui um bom valor por metro quadrado e até mesmo se costuma se valorizar. Bairros próximos a regiões centrais, por exemplo, tendem a se valorizar por conta da alta procura por imóveis nesses locais.

Veja se outros empreendimentos estão sendo lançados - o que ajuda a entender seu índice de valorização - e até mesmo como funcionam os estabelecimentos no local. Consulte o órgão responsável do município para entender o valor por metro quadrado no local, para ter uma ideia do quanto o seu imóvel pode valorizar com o passar dos anos.

Atenção ao valor do condomínio

Muitas pessoas veem o valor do condomínio como um eterno aluguel. Isso porque é necessário estar com o pagamento em dia, para remunerar os profissionais e arcar com os custos, manutenções e serviços que são realizados no local em que mora.

Veja se o valor está condizente com seu planejamento financeiro, para não ter uma surpresa negativa na hora da compra. É importante ressaltar que, com o passar dos anos, o valor tende a aumentar, acompanhando a inflação. Faça uma projeção a longo prazo, para que tenha seu orçamento sob controle com a compra do imóvel.

Avalie o espaço

O tamanho do apartamento que deseja comprar é outro fator que deve ser levado em consideração. Quem tem pets, por exemplo, precisa de um local mais arejado e que proporcione o devido conforto para que eles transitem no local. E, se tem um ou mais filhos, precisa avaliar o tamanho dos quartos e demais cômodos, para que todos tenham um convívio mais confortável.

Faça um consórcio de imóveis

O consórcio é a melhor forma de investir na compra de um apartamento. Com o consórcio de imóveis, você seleciona o valor da carta de crédito, que corresponde ao bem que deseja comprar, e pode escolher quantas mensalidades quer pagar.

Não é preciso pagar valor de entrada e, o melhor de tudo: não existe nenhum tipo de juros no consórcio, como acontece com o financiamento. O único acréscimo é o valor de taxa de administração.

Portanto, invista o quanto antes no sonho de ter o seu apartamento. Faça uma simulação de consórcio de imóveis e amplie o seu patrimônio com uma modalidade flexível, que vai gerar uma grande economia a longo prazo.