Consórcio pode transformar o sonho de ter seu próprio apartamento uma realidade

Consórcio pode transformar o sonho de ter seu próprio apartamento uma realidade

O apartamento próprio é o sonho de muitas pessoas e o consórcio é uma das alternativas que podem tornar este sonho real.

Todos contam com sonhos e buscam formas para realizá-los. Embora nem sempre os desafios sejam fáceis para que estes sonhos sejam concretizados, os mesmos alimentam a vida de muitas pessoas e até ajudam a superar as mais diversas dificuldades, voltando seu olhar para o futuro.

O que você tem como sonho? Adquirir a casa própria? Comprar apartamento na Vila Mariana para chamar de seu? Confira nosso post e descubra como o consórcio pode ajudá-lo a conquistar seus sonhos!

Qual a finalidade do consórcio?

Afinal, o que é um consórcio? Ele pode ser considerado como uma modalidade de compra? Ou seria um investimento? Talvez uma forma de poupar? Sim, são muitas as perguntas que passam pela cabeça quando se fala sobre o consórcio.

A verdade é que o consórcio pode ser caracterizado como um pouco de tudo isso. Toda essa abrangência o torna capaz de impulsionar a conquista dos seus sonhos. De maneira geral, pode-se dizer que um consórcio tem como finalidade ajudar a transformar os sonhos de muitas pessoas em realidade. Todavia, é preciso ter disciplina e sonhar mantendo sempre os pés no chão.

O que saber sobre o consórcio

Uma das principais vantagens que o consórcio garante é a não incidência de juros sobre as parcelas. Além disso, é importante lembrar que esta é uma compra parcelada, portanto a mesma pode durar entre 10 a 15 anos (consórcio imobiliário).

Em um consórcio seu dinheiro será destinado a algumas finalidades, como:

   • Fundo comum: um valor mensal que se refere ao bem no qual se pretende comprar (divide-se o preço do imóvel pela quantidade de meses de duração do consórcio);

   • Fundo de reserva: um valor mensal destinado para suprir possíveis necessidades durante o consórcio;

   • Taxa administrativa: um valor pago à administradora para o gerenciamento do consórcio.

Existem duas maneiras de ter a carta de crédito: sendo sorteado ou apresentar um lance. Quando um dos consorciados é sorteado ou dá o maior lance ele garante a carta de crédito, a mesma pode ser usada para diversas funções além, é claro, da compra do imóvel (explicaremos melhor a seguir). Nem sempre a carta de crédito sai de maneira rápida. Como citamos anteriormente, o consórcio tem uma longa duração e pode-se conseguir a carta no primeiro mês, como também no último. Porém, como se trata de algo de sorte, a mesma pode ser conquistada mais rápido do que se imagina.

O que se pode comprar com a carta de crédito?

A carta de crédito é capaz de suprir as suas necessidades, seja para moradia ou investimento. Confira algumas das possibilidades:

1- Imóvel na planta

Uma das opções que a carta de crédito oferece é a aquisição de um apartamento ainda na planta. Porém, é importante lembrar que, para isso, será necessário investir com antecedência na sua carta de crédito. De maneira geral, você tem até 180 meses para pagar pela sua cota.

Ao ser contemplado, você irá comunicar à construtora que o pagamento do imóvel será feito com a carta de crédito. Após o aviso, a administradora solicitará documentos e demonstrativos financeiros para que a sua carta seja aprovada. Assim, o pagamento é feito direto à construtora. Como o pagamento será feito à vista, você poderá negociar o valor e conseguir mais descontos. Com isso, caso a carta de crédito tenha um valor superior, você poderá aplicar essa verba em outros itens, como na decoração.

2- Terreno

Que tal um terreno para você planejar a sua casa como quiser? A grande vantagem do terreno é a possibilidade de pagar menos por isso. Com a carta de crédito em mãos, fica ainda mais fácil negociar o pagamento à vista. E você já sabe: caso o valor do terreno seja menor ao da carta, é possível usar o saldo para quitar o consórcio ou iniciar a construção, por exemplo. Muitas vantagens, não é mesmo?

3- Casa

Aqui temos três opções: você pode construir em terreno próprio, comprar o terreno e depois construir ou comprar a casa já pronta. Nos dois primeiros casos, você precisará, sobretudo, ter um Cronograma de Obra. O dinheiro será liberado considerando as etapas definidas pelo engenheiro responsável. O consórcio é a melhor solução nestes casos, pois a aquisição de um imóvel por financiamento tende a aumentar e muito o valor final.

4- Sala comercial

Pensa em investir em um negócio próprio ou, até mesmo, disponibilizar para locação de empresas? Com a carta de crédito é possível comprar um imóvel assim que garantirá uma alta valorização futura.

Enfim, viu só como seu apartamento em São Paulo pode estar mais perto do que você imagina? Pesquise a melhor administradora da sua região e aposte em um bom consórcio, tendo em vista alcançar o seu sonho.

Gostou? Compartilhe com outras pessoas que, assim como você, desejam um bom apartamento para chamar de seu.

chat Eva